TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Cientifica

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa científica objetiva descobrir respostas para questões apresentadas seguindo um método científico. A partir de um estudo planejado, o método de abordagem, caracteriza o cunho de investigação científica. Uma pesquisa só existe a partir do levantamento de dúvidas sobre um tema. A metodologia se traduz como o caminho percorrido para se chegar as respostas da questão.

De modo geral, há dois tipos de pesquisas a quantitativa e a qualitativa. A primeira se refere a números quantificáveis, busca resultados que possam ser organizados de modo intuitivo. Geralmente é feita analise de dados, aplicado questionários e, por conseguinte tabulados. A segunda (qualitativa) se preocupa com o porquê das coisas, com o entendimento, não trata dados numéricos.

Além disso, há outras características que podem ser apresentadas numa pesquisa científica: pesquisa exploratória, experimental, laboratorial, empírica, pesquisa de campo, pesquisa teórica, descritiva, etc. Elas não necessariamente são excludentes, uma pesquisa pode apresentar mais de uma dessas características.

Sobre a estrutura de uma pesquisa científica ela obedece a um processo rigoroso e planejado por meio de várias etapas, entre elas, de forma geral: escolha do tema, revisão de literatura, justificativa, formulação do problema, hipótese, objetivos, metodologia, resultados, tabulação, análise e discussão dos resultados, conclusão ou considerações finais, referências e anexos. Tais aspectos podem ser obrigatórios ou opcionais, variando coforme o tipo de trabalho.

Quanto às normas, as pesquisas de modo geral obedecem as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esses padrões se assemelham aos adotados pelas organizações internacionais no objetivo de unificar a linguagem acadêmica. Além de questões ligadas a construção textual, ele dita sobre questões também de normalização como fonte, espaçamento, tamanho, cor, paginação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com