TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Clima Organizacional

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa de Clima Organizacional

Segundo Neto (apud LUZ, 2003, p.11), a análise do clima organizacional está focada em “identificar quais são os fatores que afetam negativamente ou positivamente a motivação das pessoas que integram a empresa”.

Com base neste aspecto, entende-se que o clima organizacional está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização, e quando há uma baixa motivação entre os membros, seja por estados de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, podendo, em casos extremos chegar a estados de inconformidade e até agressividade. Sendo assim o gestor precisa identificar que fatores movem cada empregado, a fim de gerenciá-los da melhor forma possível.

A pesquisa de clima Organizacional tem como objetivo mapear o ambiente interno de uma organização identificar padrões comportamentais, cultura pessoal, problemas de convivência e conflitos que precisam ser solucionados para que não haja desarmonia no ambiente de trabalho, obtendo uma noção mais clara e realista sobre o nível de satisfação profissional de seus colaboradores.

Essa ferramenta possibilita estabelecer uma comunicação aberta entre os funcionários, os gestores e a equipe de RH, resultando em um processo de melhoria contínua, na convivência, na motivação, nos resultados gerais e individuais.

Há diversas formas de se aplicar uma pesquisa de clima, entre elas; entrevistas individuais ou coletivas seja no dia a dia ou no desligamento, observação pessoal, análise de documentos e números da empresa, painel de debates e, a mais utilizada, o questionário com perguntas fechadas ou abertas.

Entre tanto existem vantagens e desvantagens ao por em pratica esse método. A principal vantagem da pesquisa é a melhoria na comunicação de uma forma geral, visto que há um lugar e um momento certo para que a equipe reporte suas queixas, além disso, os colaboradores sentem que suas necessidades não estão sendo negligenciadas pelos gestores.

Sem ter que se preocupar com questões pendentes e conflitos mal resolvidos, os profissionais conseguem ter mais foco e concentração em suas funções, o que influencia diretamente no nível de produtividade de toda a equipe. Além de um ambiente de trabalho saudável, diminuindo significativamente a taxa de turnover.

Em contra partida ao iniciar a pesquisa de clima, é provável que gere um desconforto /insegurança aos funcionários, pelo fato de haver uma obrigação ao responder o questionário, entrevista ou qualquer outro método escolhido para fazer a pesquisa.

Enquanto muitos respondem aos questionários com verdade, a desonestidade poderá ser um problema, pois há chances dos inquiridos não serem 100 por cento verdadeiros nas suas respostas. Isto poderá acontecer por uma variedade de razões, incluindo um viés de desejo social e uma tentativa de proteger a privacidade.

Atualmente, com tantas ferramentas/métodos de mudanças, transformações e renovação as empresas precisam constantemente melhorar seus índices de competitividade e, para isso, elas dependem quase que única e exclusivamente do publico interno - motivados, felizes e orgulhosos ao fazerem suas funções. E avaliar qual está sendo o grau de satisfação dos funcionários em relação à organização, através da pesquisa de clima é uma forma de detectar qual é a falha da empresa, e analisar possíveis soluções para sanar ou reduzir o problema com mais facilidade. Pra isso é preciso estabelecer etapas para a correta implantação dessa pesquisa de clima Organizacional.

Preparação e Definição de objetivo: Analisar os assuntos que serão abordados, e se é necessária uma pesquisa específica para cada setor ou hierarquia, ou se o questionário deve ser único para toda a empresa.

Planejamento e Escolha de Metodologia: Escolher qual método vai ser aplicado, através de questionário, entrevista ou painel de controle, podendo ser aplicado pessoalmente ou online, critérios de análise, objetivos, condução, público-alvo, técnicas utilizadas, questões bem elaboradas e respostas bem definidas.

Execução de Pesquisa: É importante que o questionário contenha as instruções de preenchimento, ou que o aplicador explique-as , bem como dê um exemplo da mesma, de forma que as respostas sejam o mais perto da realidade possível, sem deixar dúvidas em quem vai responder a pesquisa.

Análise de dados: O plano de ação deve estar baseado nos resultados da pesquisa, pois a pesquisa de clima é um meio para a organização identificar as oportunidades e as ameaças no ambiente de trabalho.

Conclusões: Após detectar os problemas, é preciso compartilhar com todos os gerentes e diretores da empresa, para assim ser feita as tomadas de decisões a fim de transforma as informações em ações corretivas o mais rápido possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com