TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica Cambial na Holanda

Por:   •  10/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Política Cambial na Holanda

Na Holanda assim como nos outros 19 países que fazem parte da União Europeia que estão na "Zona do Euro”, se utiliza o Euro para o livre comércio, sendo assim as políticas para manutenção do poder de compra, cambio e taxas de juros, são fortemente instruídas pelo SEBC (Sistema Europeu de Bancos Centrais) no qual é composto pelos bancos centrais nacionais de todos os Estados-Membros da União Europeia. O objetivo primordial do SEBC é a manutenção da estabilidade dos preços e um livre comércio da política cambial.

O Conselho do BCE baseia as suas decisões numa estratégia de política monetária com base em dois pilares: analise econômica e monetária, estabilizando através de operações de mercado aberto, facilidades permanentes e a constituição de reservas mínimas. Em resposta à crise financeira, o sistema também adotou uma série de medidas de política monetária não convencionais. Estas medidas incluem a compra de ativos e de obrigações soberanas no mercado secundário, a fim de assegurar a estabilidade dos preços e a eficácia do mecanismo de transmissão da política monetária.

Através do primeiro pilar de analise econômica é examinado os fatores determinantes na evolução dos preços a médio e curto prazo, com base na oferta e demanda nos mercados de bens e serviços, entre outros o desenvolvimento do produto global, a procura e condições do mercado de trabalho, uma vasta gama de indicadores de preços e custos, a política orçamentária, balança de pagamentos do euro e os preços dos ativos.

Através do segundo pilar de analise monetária é baseada na relação de longo prazo entre a moeda e os preços, servindo sobretudo, para confrontar a análise econômica, evolução da moeda e do crédito e suas implicações para a inflação e crescimento econômico futuro.

Para execução, é utilizado desde a fixação de taxas de juros aos bancos comerciais para crédito e depósitos em poupança, operações de open market na compra e venda de títulos públicos federais, nas facilidades permanentes onde os bancos centrais disponibilizam uma alta liquidez aos bancos em conceder crédito e acatar depósitos com o prazo de 1 dia e a constituição de reservas mínimas aos bancos para estabilização de juros e prevenir uma escassez estrutural de liquidez no sistema bancário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (21.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com