TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Postura corporal em apresentações orais

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 13

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS

Atividades da aula 02

Faça leitura de obras ou artigos de autores que escreveram sobre os tópicos abaixo listados e escreva o que entendeu:

  • A postura corporal em apresentações orais

Segundo o meu entender, devemos ficar atentos com algumas posturas em uma apresentação de seminário, o profissional deve se movimentar bastante, durante a abertura, ele deve ficar mais próximo da plateia, com o desenvolvimento da apresentação deve mudar de lugar e no fim também deve se movimentar; deve evitar alguns erros: Movimentos repetitivos, como, ficar chacoalhando a perna vão roubar a atenção do público e transmitir uma sensação de ansiedade para a plateia, deve evitar movimentações aleatórias.

Os gestos com as mãos podem ser aliados na hora de explicar tópicos da uma apresentação. A movimentação dos braços, no entanto, deve ser mantida entre a linha da cintura e do ombro. Mantenha contato visual com a platéia: Direcione o olhar para o público de maneira equilibrada, tendo em vista o tamanho da platéia. Se o grupo é pequeno tente olhar em direção a todas as pessoas, escolhendo algumas como âncoras do seu olhar.

  • O uso da linguagem em apresentações

Deve-se ser bem cauteloso com a forma linguística em que o profissional irá apresentar seu trabalho, para isto deve se tomar atenção durante a apresentação oral formal, onde é necessário um certo cuidado com a linguagem e expressar-se, com lógica e de maneira organizada, considerando características de contexto que envolvem aspectos relativos aos interlocutores e ao espaço destinado à apresentação.

Em se tratando de apresentação de trabalhos científicos, a platéia geralmente é composta por pessoas interessadas, de alguma forma, em ciência. Nesse caso, a linguagem utilizada durante a exposição de temas deve ser foco de preocupação, tendo em vista que, em eventos científicos, é requerido o uso do dialeto padrão e de expressões técnicas, sob pena de o conteúdo perder força, em razão do preconceito lingüístico.

  • O medo e nervosismo nas atividades de apresentação em público.

Segundo o Professor Flavio Pereira, não existe uma formula mágica para se perder o medo em falar em público, porém existem algumas técnicas que funcionam como uma forma de quebra gelo: domine o assunto sobre o qual irá falar, procure saber mais do que irá expor, imagine as perguntas que a plateia poderá fazer, estude as respostas, reduza toda possibilidade de risco de se perder, esquecer ou confundir assuntos, procure se certificar que todo o material de apoio irá funcionar perfeitamente durante a apresentação e se algo ocorrer fora do previsto já tenha um plano B formulado, e também, pratique, pratique e pratique o que vai falar, organize uma sequência ideal para falar e , por fim,  treine em casa e no local um pouco antes da apresentação.

A seguir elabore o texto sobre o tema que escolheu na aula 01 que servirá de base para a sua apresentação

Com base na área temática e o tema que você escolheu em aula 01, pesquise em obras de vários autores que escreveram sobre o assunto que escolheu na aula 01.

Administração de Recursos Humanos: Algumas ferramentas que o setor de Recursos Humanos pode utilizar dentro de uma determinada organização para atrair bons colaboradores e valorizar os que já fazem parte da equipe.

Segundo o estudo de alguns autores como Gil e Chiavenato, existem oito principais ferramentas as quais o administrador pode usar ao seu favor dentro de uma determinada organização na área de Recursos Humanos para poder fortalecer a sua equipe e atrair novos colaboradores com o perfil desejados, onde as mesmas são: avaliação de desempenho, avaliação e classificação de cargos, políticas de desenvolvimento e treinamento pessoal, políticas de manutenção, administração de cargos e salários, gestão estratégica de Recursos Humanos, comunicação empresarial como estratégia de resultados e pôr fim a motivação.

De maneira constante todos os profissionais devem querer buscar o conhecimento, sempre estar buscando crescimento e se aprofundando neles de maneira insaciável. Um grande profissional sempre será muito requisitado quanto mais importante for a sua função ocupada dentro de uma organização, para isto ele sempre deve estar preparado para saber lidar com todas elas sem exitar e sempre saber se comportar como um líder.

Estamos vivendo no mundo de hoje uma situação real de evolução da raça humana, cada momento que passa em uma era mais moderna, com isso temos que ter a total ciência que se pararmos nele ficaremos simplesmente ultrapassados e isto serve para qualquer pessoa de qualquer área, de qualquer lugar dos quatro cantos da terra independente de qual profissão ela esteja prestando os seus esforços.

A área escolhida para podermos dar continuidade neste seminário é Administração de Recursos Humanos, algumas ferramentas dentro de uma determinada organização que o setor de Recursos Humanos pode utilizar para atrair bons colaboradores e valorizar os que já fazem parte da equipe. Com o entender de se criar um maior conhecimento sobre o tema em questão, para assim podermos falar de uma forma mais aprofundada e de total dedicação ao tema em pauta, em seguida vamos dar algumas definições sobre cada uma das oito ferramentas citadas acima:

Avaliação de desempenho.

Para Carvalho, a avaliação de desempenho é um meio de se avaliar o desempenho realizado pelo colaborador em um determinado período, dentro da sua respectiva função, para se saber os pontos atingidos por ele, propor novas metas no plano de carreira da empresa e também novas metas na vida profissional. Vários autores vêem de maneira diferente o ponto de vista da avaliação de desempenho, mas com a leitura da obra de Carvalho, podemos ver que se obtiveram cinco pontos de vistas sobre o assunto: 1-a Avaliação de Desempenho é uma estratégia para assegurar resultados e melhorar as relações internas entre gerentes e avaliados. 2-a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta gerencial que permite ao administrador ou ao supervisor utilizá-la para identificar forças ou fraquezas de um funcionário no desempenho de seu cargo ou de seu comportamento na empresa. 3-a Avaliação de Desempenho é um meio para se conhecer o desempenho do empregado no cargo. 4-a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática e contínua do desempenho, das deficiências, das potencialidades do empregado, do gerente e da organização. 5-a Avaliação de Desempenho constitui uma série de técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com