TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES

Por:   •  9/4/2022  •  Artigo  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

RONALDO JOSÉ DE CAMPOS (2015670)

Administração Bacharelado

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES

Tutor: Prof. Claudio Osmir Tomazela

Claretiano - Centro Universitário

RIO CLARO - SP

2022

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        

As organizações vivem um movimento de crescente valorização das relações humanas no trabalho, pois, o capital humano tem sido reconhecido como uma das principais vantagens competitivas dos negócios no século XXI. Neste cenário, para se manterem ativas no mercado, as empresas, independente do ramo de atuação, precisam pensar de forma estratégica e agir de maneira criativa e inovadora. Assim, Marras (2016) aponta para a necessidade de manter equipes de alta performance que possam acompanhar as demandas do mercado e gerar ações eficazes que permitam a maximização dos resultados da empresa.

Autores clássicos da área de gestão de pessoas, como Chiavenato (2014), Lacombe (2011), afirmam que para que as pessoas sejam propulsoras de um bom desempenho organizacional, é imprescindível que a organização cumpra com o seu papel de estabelecer um ambiente psicossocial de trabalho satisfatório e motivador para os seus colaboradores, visando a qualidade de vida no trabalho. Logo, os mesmos autores destacam que como existe uma grande variabilidade do comportamento humano, explícita nas diferentes necessidades e motivações individuais das pessoas, as empresas precisam se equipar de ferramentas eficazes para garantir a boa gestão dos seus recursos humanos.

Neste contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) se destaca como uma ferramenta de gestão de pessoas que, segundo Chiavenato (2014), preconiza a análise de diferentes aspectos, com destaque para a necessidade da humanização do trabalho e da responsabilidade social da organização com seus colaboradores. Diante disso, a QVT propõe o atendimento das necessidades e expectativas dos empregados visando a sua satisfação no trabalho, o que tem potencial para culminar na melhoria do desempenho individual e coletivo.

Diversas proposições de diferentes autores foram desenvolvidas para identificar condições presentes no ambiente de trabalho que impactam na qualidade de vida dos trabalhadores. A proposta de Walton (1973) é uma das mais conhecidas na literatura sobre o tema, e traz uma perspectiva da qualidade de vida conectando-a com os esforços da organização para a humanização do trabalho. O modelo do autor é composto por oito categorias conceituais, cuja análise das condições e práticas da organização permitem identificar a satisfação dos seus empregados, considerando os aspectos positivos ou negativos percebidos no ambiente de trabalho.

A proposta de Walton funciona como uma ferramenta de diagnóstico de clima organizacional, que gera uma base de dados para a tomada de decisões no que tange à programas de QVT e outras áreas da gestão de pessoas. O seu modelo ainda é amplamente utilizado no meio empresarial nas últimas décadas, sendo utilizado, inclusive, como parte da pesquisa anual sobre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, realizada pela Revista Exame (SILVA; TOLFO, 2014).

Ainda conforme Jamil (2020), a pesquisa-diagnóstico é fundamental para o estabelecimento da Qualidade de Vida no Trabalho, pois, ajuda a entender melhor a dinâmica organizacional. Isso é valioso em um contexto empresarial volátil, no qual mudanças que afetam diretamente o bem-estar e satisfação dos trabalhadores ocorrem constantemente.

Neste cenário, a QVT aparece como uma ferramenta importante que, na visão compartilhada dos estudiosos do tema, ajuda a empresa a estabelecer um estado de pleno bem-estar físico, mental e social para os colaboradores. Diante disso, o presente trabalho visa responder o seguinte problema de pesquisa: Como a Qualidade de Vida no Trabalho influencia no desempenho dos colaboradores nas organizações?

JUSTIFICATIVA

A realização deste trabalho se justifica pela abordagem de um assunto importante para as organizações diante do movimento das relações humanas no trabalho, que enfatizam a necessidade de valorizar as pessoas como elementos fundamentais da eficácia organizacional. Logo, a relevância do assunto para o contexto atual da gestão de pessoas inspirou a sua exploração, de modo que os resultados do estudo pudessem ser úteis para as empresas da década de 2020.

Isso porque, conforme Bowditch e Buono (2006) e Chiavenato (2014), acredita-se que as pesquisas sobre QVT podem contribuir para uma maior satisfação, comprometimento, motivação e relações humanas mais saudáveis nas organizações, o que justifica o estudo da temática considerando estes elementos como desafios enfrentados pela gestão de pessoas.

Cabe destacar ainda que ao contribuir para a promoção de uma vida melhor no trabalho, entende-se que os benefícios se estendem para fora da empresa, refletindo nos demais ambientes nos quais os trabalhadores interagem. Do mesmo modo, a melhoria do clima organizacional favorece a alavancagem dos resultados das empresas, que podem contribuir mais e melhor com o desenvolvimento da sociedade, seja pela geração de emprego e renda, seja pela responsabilidade social. Neste ponto, evidencia-se a relevância do tema para a sociedade.

Para o acadêmico, a realização deste estudo justifica-se pelo fato gratificante de poder ampliar e aplicar os conhecimentos obtidos no curso de Administração. Para a universidade e os acadêmicos do curso, o tema abordado é relevante para o campo da gestão estratégica de pessoas, que de acordo com Swisher (2019), é um dos assuntos mais importantes relacionados à gestão empresarial do século XXI. Deste modo, este trabalho poderá amparar futuras pesquisas que tratem do campo dinâmico que representa a gestão de pessoas nas organizações.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Investigar a influência da Qualidade de Vida no Trabalho na produtividade dos colaboradores.

Objetivos específicos

  • Apresentar os conceitos que envolvem a Qualidade de Vida no Trabalho e a motivação nas organizações;
  • Pesquisar os reflexos das ações de Qualidade de Vida no Trabalho sobre a produtividade dos colaboradores;
  • Identificar o papel da liderança no contexto da promoção da Qualidade de Vida no Trabalho e da motivação dos colaboradores.

METODOLOGIA

A pesquisa apresenta natureza aplicada, bem como utilizará abordagem qualitativa, pois, o tema abordado requer um estudo aprofundado, não sendo possível reduzi-lo a padrões de medida e técnicas estatísticas. Neste caso, conforme orienta Richardson (1999), prioriza-se a qualidade de análise dos dados perante a quantidade dos dados. Para o autor:

Os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos (RICHARDSON, 1999, p. 80).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com