TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Central Economia

Por:   •  3/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Questão Central

Desde os primórdios da civilização o ser humano tem necessidades que precisam ser supridas. Estas necessidades podem ser de qualquer natureza e para supri-las é demandado algum esforço. No início, o ser humano era responsável por suprir de forma autônoma suas necessidades, porém com o passar do tempo o consumo de um produto ou serviço foi se aprimorando e crescendo. A utilização do produto ou serviço era fruto de um esforço próprio para produção ou até mesmo demandado a manufaturas que faziam todo o processo. Evoluindo um pouco mais a produção começou a se modernizar e para oferta de um produto várias cadeias produtivas trabalhavam desenvolvendo uma parte deste produto e por fim algum entrega o produto final.

Essas necessidades por determinado produto geram na sociedade uma forma de escassez onde uma demanda por determinado produto indica que o mesmo não está disponível de qualquer forma ou a qualquer momento, levando a empresas a buscarem alternativas para produzi-los e disponibilizá-los aos demandantes. Toda produção só é viável pois uma escassez de determinado produto existe e faz a demanda aparecer. Se um produto tivesse oferta ilimitada, provavelmente ninguém o produziria. Essa escassez faz com que o mercado se movimente e exista de uma forma bem mais ampla do que podemos imaginar. No caso do lápis, fica claro a cadeia de produção. A Sociedade demanda um lápis acabado para escrita. Para produzir o lápis, uma empresa demanda tinta, grafite, borracha e madeira. Todos estes produtos não estão aí prontos para utilização no ambiente e precisam ser adquiridos de outras praças, sejam elas locais, nacionais ou internacionais. Assim funciona o mercado, onde a escassez de um determinado produto gera demanda de produção de um outro produto que por conseguinte pode gerar outras demandas de produção. Essas demandas são geridas e às vezes necessitam de apoio para aquisições ou acordos, as firmas podem adquiri-las diretos ou acordos governamentais podem ser necessários para que uma oferta possa acontecer.

Essa relação de mercado é mutável e com o passar do tempo se modifica, se adaptando a novas políticas ou demandas. Novos modelos de aquisição de produtos escassos podem aparecer como uma oferta nacional frente a uma internacional, uma mudança no consumo de determinado produto que pode fazer com que ele se torne mais ou menos escasso ou até mesmo proibições legais quanto a utilização de tal. Um mercado global de determinado produto pode simplesmente desaparecer e o produto não ser mais escasso. Perfis políticos podem determinar se o consumo aumenta ou diminui frente a incertezas. Um exemplo factível é o mercado atual agro. Um fato como o período de incerteza na eleição faz o mercado ficar receoso e especulações podem aumentar a demanda de um produto por medo de escassez ou pode gerar baixa demanda por especulações de queda em seu preço de venda.

Concluímos que toda essa dinâmica de oferta, demanda, escassez, perfis políticos, acordos nacionais e internacionais e várias outras variáveis são o pulmão da economia que faz necessidades serem supridas e novas demandas serem criadas. Sem tudo isso é uma organização de consumo e produção estaríamos à mercê de instabilidades e alta variação na oferta de produtos ou serviços escassos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com