TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS

Alan César Ferreira

Marisa Ferreira de Araújo

Sidney Aparecido Maciel

alan.ferreira0@gmail.com

marisaaraujo01@uninove.edu.br

sidney_maciel@hotmail.com

Projeto integrador – Sustentabilidade e Inovações na cadeia de suprimentos – Professor Marcos Roberto Buri

Resumo

Desenvolvimento sustentável é a bola da vez no mundo empresarial. Diariamente, esforços e recursos direcionam-se para as estratégias inovadoras, melhorias de processos já existentes, mudanças de políticas de gestão afim de encontrar na sustentabilidade fator de competitividade no mercado.  E o fator ambiental é de suma importância nesse processo onde as reduções de recursos naturais e seus impactos mostram-se necessárias.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Meio Ambiente. Reutilização. Preservação. Efluentes

Introdução

Atualmente, o tema desenvolvimento sustentável exige constantemente um nível maior de atenção dentro das organizações a nível global, onde a visão de lucratividade sem preocupar-se com um planejamento estratégico sustentável mostra-se como retrógada. Segundo (Capra, 2005) “Observa-se cada vez mais que o capitalismo global, na forma em que se encontra hoje, é insustentável”. Logo, para atender a este modelo de gestão ambiental, busca-se uma integração com a questão ambiental, que impacta diretamente ao cotidiano da empresa em todos os níveis: Econômico, social e ambiental.

É de conhecimento geral que a água é um recurso finito, e cada vez mais escasso. Em contrapartida, o consumo continua elevado. Outro fator agravante, é o impacto gerado pelo uso dos efluentes, o que resulta na contaminação da água e a torna imprópria para continuar seu ciclo natural. Logo, enquanto organização, parte integrante e efetiva destes processos, como podemos reduzir esse impacto?

Para Gro Harlem Bruntland, ex-ministra da Noruega, em 1987: “Desenvolvimento sustentável é suprir as necessidades da geração presente sem afetar as habilidades das gerações futuras de suprir as suas”. O consumo de água e tratamento de efluentes são fatores de suma importância nesse processo.

O objetivo deste estudo é apontar como a reutilização da água e tratamento de efluentes contribuem para que este conceito se aplique na prática, garantindo o futuro do meio ambiente. A empresa usada como referência é a automotiva Gestamp Automoción.

Nele poderemos analisar algumas metodologias e suas tecnologias utilizadas para a aplicação destes processos, e que se apresentam como efetivas para atingir as metas estipuladas para redução de consumo e indicadores de seus impactos.

1. A reciclagem e reuso da água

O crescimento populacional, tem por consequência um consumo de água cada vez maior. Os processos industriais são responsáveis por boa parte dessa demanda. A reutilização da água mostra-se como a alternativa mais viável para redução imediata deste consumo.

Conforme o plano de ação, encontrou-se na reciclagem interna como alternativa para o reuso a instalação de um sistema de captação das chuvas, que tem como objetivo, reduzir a captação da água diretamente dos poços artesianos existentes na empresa.

[pic 1]

1.1 Tecnologia e Metodologia aplicada.

Ao optar por este método, foi instalado um sistema de captação que, através de uma adaptação no telhado, a água captada durante a chuva é armazenada em uma cisterna feita em alvenaria de 130m³. Conforme Figuras 1 e 2

[pic 2][pic 3]

   Figura 1 – Vista externa da cisterna              Figura 2 – Vista frontal da cisterna

1.2 Resultados

Toda a água captada é utilizada nos mictórios e vasos sanitários.

Essa prática traz uma redução anual de 15% da captação da água dos poços artesianos (em média).

Abaixo um comparativo entre os anos de 2014 a 2016 da reutilização da água da chuva [pic 4] 

Figura 3 – Comparativo de Consumo antes x depois do sistema implantado.

2. Tratamento de Efluentes Sanitários

  Durante a evolução da indústria, seus processos sempre tiveram interação com o meio ambiente. Segundo (TACHIZAWA, 2011, p.26) “Até a década de 60, prevalece a convicção de que seriam infinitas as fontes de recursos naturais."

  Logo, nem sempre os responsáveis por esses processos tiveram como preocupação a maneira como era desenvolvida e sim apenas seus resultados obtidos. Resultados esses que tiveram por consequência um aumento da poluição de rios e mares por conta de seus efluentes (resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases) oriundos de seus processos.

  Considerando os novos conceitos de gestão integrada com foco na sustentabilidade, novos métodos são constantemente desenvolvidos para a redução dos impactos a nulo e como meta tornar os impactos como positivos. Como os recursos hídricos são a base para que todo o meio ambiente se desenvolva, os questionamentos se voltam para ele. Como reduzir os impactos com emissão de efluentes no ambiente?

2.1 Tecnologia e Metodologia aplicada.

A Gestamp, já iniciou seu processo de produção conforme normas da ISO14001, pelo fato de manter o mesmo padrão de infraestrutura e o mesmo sistema de gestão ambiental em todas as suas plantas, define-se por um equipamento que executa em sua própria ETE os métodos de tratamento Anaeróbio e Aeróbio conforme Figura 4.

Produzido em fibra de vidro com resinas orto e isoftálicas, elementos em PVC, aço inoxidável e ferro fundido. Possui reforçada estrutura, evitando vazamento dos efluentes.

[pic 5]

Figura 4 - Mizumo Tower. Vazão de 30 a 800m³/dia

Esses sistemas são constituídos basicamente de 4 processos:

Etapa Anaeróbia

  • Tempo de detenção hidráulica média de 9 horas
  • Microrganismos (MOS) que não necessitam de ar para sobreviver;
  • Remoção de até 60% da carga orgânica existente no efluente;
  • No UASB a estabilidade do sistema está baseada na manta de lodo (formação biológica natural) que se forma na região do separador trifásico e defletor de gases;
  • Crescimento gradativo da colônia de MO até atingir um pico de população, caindo posteriormente e se mantendo a um patamar em seguida. Conforma demonstra gráfico da Figura 5

[pic 6]

Figura 5 – Representação gráfica da formação de MO na etapa anaeróbia

Esta etapa também é responsável pela formação de gás de origem orgânica. Por isso, o equipamento contém um coletor (FIGURA 6) que filtra e neutraliza esses gases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (732.8 Kb)   docx (929.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com