TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ARIDEA FLORENTINO SANTOS DOS SANTOS

CAMILA ALMEIDA DA COSTA
ELIZIANE CAMPOS SALLES
ELUANA DONDONI GABRIEL

 EMERSON BERGER

EVANDRO KLIPPEL PAULO
JOSÉMAERCIO DA SILVA ARAÚJO
 


A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

Linhares - ES

2015

ARIDEA FLORENTINO SANTOS DOS SANTOS

CAMILA ALMEIDA DA COSTA
ELIZIANE CAMPOS SALLES
ELUANA DONDONI GABRIEL

 EMERSON BERGER

EVANDRO KLIPPEL PAULO
JOSÉMAERCIO DA SILVA ARAÚJO


A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

Trabalho em grupo apresentado às disciplinas: Responsabilidade Social, Direito Empresarial e do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Professoras: Fabiane Muzardo, Fernanda Mendes, Elisete Alice Zampronio de Oliveira e Janaína Vargas Testa. 4º Semestre.


Linhares - ES

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         05

2. DESENVOLVIMENTO         06

3. CONCLUSÃO         13

REFERÊNCIAS         14

        


A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO.

ARIDEA FLORENTINO SANTOS DOS SANTOS

CAMILA ALMEIDA DA COSTA
ELIZIANE CAMPOS SALLES
ELUANA DONDONI GABRIEL

 EMERSON BERGER

EVANDRO KLIPPEL PAULO
JOSÉMAERCIO DA SILVA ARAÚJO

RESUMO

O presente trabalho, elaborado por 07 alunos do 4º semestre do Sistema de Em sino Presencial Conectado – Curso de Administração apresenta o contexto da responsabilidade socioambiental e gestão de pessoas sob a ótica do direito empresarial e do trabalho. Apresentam-se, por meio de um estudo bibliográfico, os principais enfoques da responsabilidade social das empresas e suas ações de caráter socioambiental, bem como, a forma correta de gerenciar recursos humanos. A seleção de autores foi feita a partir de pesquisa em sites confiáveis da Internet como a Scielo, momento em que a equipe se reuniu para analisar quais textos seriam mais relevantes à pesquisa.  Conclui-se que a empresa deve promover ações que beneficiem o meio ambiente, bem como, saiba valorizar seus recursos humanos, oferecendo-lhes um contexto digno de trabalho e concedendo-lhes todos os direitos trabalhistas assegurados pelas legislações brasileiras.

Palavras chave: Responsabilidade social, responsabilidade socioambiental, gestão de pessoas.

ABSTRACT

This study, prepared by 07 students of the 4th semester of the System In bell Connected Classroom - Administration Course, presents the context of social and environmental responsibility, personnel management from the perspective of business and labor law. It is presented through a bibliographic study, the main approaches to corporate social responsibility and its social-environmental actions, as well as the correct way to manage human resources. The selection of authors was made from research on reliable Internet sites such as Scielo, at which time the team met to review texts which would be more relevant to the search. It is concluded that the company should promote actions that benefit the environment as well, knows how to appreciate its human resources by offering them a decent work environment and giving them all the labor rights guaranteed by Brazilian law.

Key words: social responsibility, environmental responsibility, people management

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, demandam-se ações estratégicas por parte dos segmentos empresarias, cujos gestores e empreendedores devem unir esforços, na tentativa de oferecer melhorias contínuas à sociedade e, de modo mais específico, aos seus funcionários, os quais devem ser vistos como cidadãos portadores de direitos trabalhistas.

A utilização da expressão Responsabilidade Social virou “moda” nos últimos tempos. Várias são as empresas que se dizem responsáveis sob o ângulo social ou num contexto mais amplo socioeconômico e ambiental. Nesta perspectiva, o comportamento socialmente responsável da empresa é relevante pela influência que exerce sobre os interesses da coletividade, ou seja, na medida em que as organizações criam mecanismos sustentáveis com relação à sociedade, passam a fomentar o equilíbrio social a partir de atitudes simples, mas que refletem os cuidados com toda a comunidade.

Para melhor entender o processo da gestão de pessoas, faz-se necessária a compreensão de suas funções clássicas na dinâmica organizacional e suas particularidades. As funções clássicas da gestão de pessoas englobam todas as atividades desenvolvidas pela administração de recursos humanos nas organizações, que se referem às práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho, especificamente à contratação, ao treinamento, à avaliação, à remuneração e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro aos funcionários da empresa (DESSLER, 2003). A função gestão de pessoas engloba diversas áreas, tais como: departamento de pessoal, recrutamento e seleção, desenvolvimento dos recursos humanos, avaliação de desempenho, cargos e salários, folha de pagamento, benefícios, orçamentos, relações sindicais, medicina do trabalho, planejamento de carreira, segurança do trabalho, treinamento operacional. Para melhor entender o processo da gestão de pessoas, faz-se necessária a compreensão de suas funções clássicas na dinâmica organizacional e suas particularidades. As funções clássicas da gestão de pessoas englobam todas as atividades desenvolvidas pela administração de recursos humanos nas organizações, que se referem às práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho, especificamente à contratação, ao treinamento, à avaliação, à remuneração e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro aos funcionários da empresa (DESSLER, 2003). A função gestão de pessoas engloba diversas áreas, tais como: departamento de pessoal, recrutamento e seleção, desenvolvimento dos recursos humanos, avaliação de desempenho, cargos e salários, folha de pagamento, benefícios, orçamentos, relações sindicais, medicina do trabalho, planejamento de carreira, segurança do trabalho, treinamento operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (374.3 Kb)   docx (348.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com