TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO BIBLIOGRAFICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

3: REVISÃO BIBLIOGRAFICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

3.1: REVISÃO CONCEITUAL

*TI significa “Tecnologia da informação” em inglês ele é conhecido como “Information Technology”, ele forma um conjunto entre soluções e atividades, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial), ele utiliza essas ferramentas para facilitar o acesso, fazer análises e gerenciamento de informações, ou seja, ele facilita o nosso modo de lidar com informações na área de informática no nosso dia a dia.

Esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas. (Glossário de Gardner)

A grande verdade é que sem um investimento mínimo em tecnologia, em muitos segmentos hoje é quase impossível progredir.

*Vantagens e benefícios:

1. Redução de custos

2. Maior eficiência nos processos

3. Menos falhas de comunicação

4. Mais profissionalismo no trato com os clientes

5. Mais segurança para as suas informações

A TI provocou uma transformação na natureza do trabalho, que passou de manual para eletrônico, alterando o conteúdo das tarefas, sendo o impacto mais forte percebido nesta geração. Diminuindo o tempo de realização de uma tarefa, cada funcionário passou a ser mais cobrado sobre a qualidade de seus serviços e quantidade de procedimentos, práticas e relatórios, que foram possíveis graças à TI, aumentando assim o ritmo de trabalho e suas exigências. ( Artigo de Joel Junior, 2013).

 *O impacto decorrente da implantação da TI na estrutura física das empresas, devido a evolução dos equipamentos, aumento do número de máquinas e mudanças na estrutura organizacional que ocasionam mudanças em diversas variáveis como:

- Conteúdo e natureza das tarefas;

- Pressões e ritmo de trabalho;

- Interação entre os operários;

- Quantidade de operários;

- Distribuição e localização dos operários; Horários e duração das jornadas;

- Alteração na estrutura organizacional, eliminando postos de supervisão e criando postos de nível de gerência;

- Mudança no perfil da mão-de-obra, exigência de novas especializações, habilidades e qualificação.

3.2: QUAIS AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE TI

“As atuais ferramentas de TI estão ajudando gestores a encontrar formas simples e práticas de otimizar inúmeros procedimentos”.( Marcos Leite – escritor 2020).

1. Sistemas de gestão integradas (ERPs):

Também chamados de ERPs, os sistemas de gestão integrada são indispensáveis para o sucesso das políticas administrativas de negócios que estão em expansão ou lidam com um grande número de informações diariamente. Eles podem ser executados localmente ou na nuvem. Em ambos os casos, tais ferramentas promovem uma maior integração entre setores, tornando toda a cadeia operacional mais eficaz.

2. Ferramentas de sincronização de arquivos na nuvem:

Tais ferramentas fazem a sincronização automática de um arquivo e de todas suas eventuais alterações, que podem ser feitas e acessadas simultaneamente por diferentes aparelhos, já que o documento fica salvo na rede.

3. Soluções de backup remoto:

Uma política de backup eficaz deve incluir o uso de várias ferramentas. Isso garante a alta confiabilidade das cópias criadas e meios para a recuperação de um registro que tenha sido alterado indevidamente. Nesse cenário, o cloud backup está se destacando como uma forma eficaz e barata de manter arquivos protegidos.

4. Softwares de monitoramento

O monitoramento de recursos de TI é uma das formas mais eficazes de garantir a otimização contínua da infraestrutura de serviços digitais de uma empresa. Por meio de soluções que avaliam automaticamente a disponibilidade e segurança de sistemas e equipamentos de rede, gestores podem identificar falhas, verificar o impacto de medidas de otimização e tornar as suas práticas de gestão mais eficazes.

3.3 COMO E FEITO UM PLANEJAMENTO DE TI

O planejamento estratégico de TI é um desdobramento do planejamento estratégico corporativo. Portanto, deve estar alinhado com os valores e objetivos estratégicos da organização. Logo, para fazer um planejamento estratégico de TI é necessário ter definido antes qual a estratégia da empresa. Isso significa ELABORAR UMA VISÃO DE FUTURO e as principais metas a serem perseguidas pela organização durante um período específico.

“Assumir uma atitude responsável perante o futuro sem uma compreensão do passado é ter um objetivo sem conhecimento. Compreender o passado sem um comprometimento com o futuro é ter conhecimento sem objetivo”
(Ronald T. Laconte  2018).

Na hora de formular uma estratégia para a TI, é preciso prestar atenção…

  • …naquilo que a organização espera da área de tecnologia da informação;
  • …em quais benefícios a TI está apta para oferecer ao negócio;
  • …quais ações são necessárias para melhorar as condições da TI.

É importante ter em mente que sem tecnologia da informação não existe empresa. A TI apoia os processos de negocio que compõem a organização e facilita a tomada de decisão. Nesse sentido, o planejamento estratégico visa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com