TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reconversão Industrial

Por:   •  1/12/2020  •  Seminário  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade – Reconversão industrial

1. O que significa reconversão industrial? Como se originou?

O termo em questão é um mecanismo onde acontece a mudança de objetivo de produção com a intenção de atender uma necessidade da sociedade durante um tempo específico. Desse modo, as indústrias fazem essa reconversão para produzir os insumos necessários para determinado momento, o objetivo é diminuir a necessidade de importação por determinado produto. Esse processo pode ser percebido muito bem durante a Segunda Guerra Mundial, nesse momento as indústrias foram conduzidas a produzir itens de primeira necessidade e outros itens que foram importantes para manutenção durante esse período, vemos uma política centralizadora nesse processo.

2. Como ocorre a execução de uma reconversão industrial?

Para que ocorra o processo de reconversão industrial é fundamental que haja uma necessidade social, como por exemplo, com o início da pandemia, nos deparamos com uma carência de alguns produtos para combater a doença e essa necessidade gerou oportunidade para as empresas realizarem a reconversão. Para que a reconversão industrial ocorra a empresa precisa analisar quais os recursos que ela possui que irão ser direcionados para a atender a nova demanda, pois tem que haver uma mudança na linha de produção, isso se dá através de uma adequação do maquinário, do pessoal envolvido no processo produtivo e/ou complementando os insumos.

3. Quais são os pontos fortes, recursos e competências que uma empresa deve ter para executar a reconversão industrial?

Os pontos fortes para executar a reconversão industrial é já existir uma demanda social, reduzindo o risco de produzir e ficar com estoque parado. Como ponto forte também se dá que a empresa pode usar seu tempo ocioso para produzir essa nova demanda, não precisa parar a sua linha de produção de origem. Mantém a saúde financeira da empresa, podendo ser um meio de aumentar o capital, evitar falência e manter os colaboradores empregados, pois os recursos que a empresa possui são reaproveitados, como maquinário, colaboradores e insumos.

4. Quais os benefícios e obstáculos da estratégia de reconversão industrial?

Um dos benefícios da reconversão industrial é a continuidade do negócio em um momento de crise, podemos citar como exemplo a crise atual do covid-19, no momento em que o isolamento acontecia algumas empresas não ficaram paradas por que ressignificam algumas atividades dentro dos seus processos internos. e passaram a atender uma necessidade no momento em que o restante da economia estava parada, outro ponto a ser destacado é a exploração de novos mercados que posteriormente podem se tornar parte dos clientes da empresa. O ponto negativo da reconversão é a mudança pela qual organização passa, não é uma tarefa fácil mudar as linhas de produção, adequação das máquinas, alteração no layout das instalações e também adaptação dos colaboradores.

5. Comente exemplos de reconversões industriais no contexto de pandemia da covid-19.

A Ambev, indústria de bebidas, passou a fabricar álcool em gel 70% em suas unidades, assim como o grupo Alpargatas começou a fabricar máscaras. As fábricas da GM, em São Paulo, tiveram a iniciativa de consertar respiradores que não estavam funcionando.

6. Considerando os cincos P’s da estratégia, como você classifica a estratégia de reconversão industrial? Justifique.

A reconversão industrial se classifica na estratégia com uma visão de posição, direcionando os recursos para uma posição em que a organização consiga vencer o período de crise, causado pela pandemia, alocando sua produção para suprir tanto as necessidades da sociedade, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com