TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  13/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 15

ESCOLA SENAI “MORVAN FIGUEIREDO" 

Curso técnico de Logística

BEATRIZ DIMITROV

DANIELLE FERNANDES EUZÉBIO

GABRIELE OLIVEIRA MELO

MARIA FERNANDA DE CARVALHO

MARIANE ASSIS SILVA

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

SÃO PAULO

2020

BEATRIZ DIMITROV

DANIELLE FERNANDES EUZÉBIO

GABRIELE OLIVEIRA MELO

MARIA FERNANDA DE CARVALHO

MARIANE ASSIS SILVA

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Logística à Escola SENAI Morvan Figueiredo, à disciplina de Comunicação Oral e Escrita, como requisito para obtenção de nota.

Professor orientador:

Adriana Moreira de Carvalho

SÃO PAULO

2020

RESUMO

        

Palavras-chave; Revolução industrial;

Sumário

1       INTRODUÇÃO        4

2       DESENVOLVIMENTO        6

2.1    Antecedentes e contexto histórico        6

2.2    História das Revoluções Industriais        6

2.2.1 1°Revolução industrial        6

2.2.2.1 Ludismo        7

2.2.2.2 Cartismo        7

2.2.2 2°Revolução industrial        8

2.2.3 3° Revolução Industrial        9

2.2.4 4°Revolução Industrial        10

2.3     Consequências        10

2.4    Curiosidades das revoluções        12

2.4.1 1° Revolução Industrial        12

2.4.2 2° Revolução Industrial        12

2.4.2 3° Revolução Industrial        12

2.4.4 4° Revolução Industrial        13

3      CONCLUSÃO        14

5     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

1 INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial designa um período de transformações profundas, radicais e revolucionárias no modo de produção, na economia e na sociedade. Se iniciou em meados do século XVIII, na Inglaterra, marcando a passagem da manufatura à indústria mecânica, que com o passar do tempo foi se tornando cada vez mais tecnológica e avançada, causando mudanças que designaram as 4 fases dessa grande revolução que influenciam há mais de duzentos anos a grande maioria dos países do mundo. Qual a história, importância e consequências de cada uma das 4 revoluções Industriais? A Revolução Industrial modificou profundamente o modo como produzimos e o modo como consumimos, tendo mudado as próprias bases econômicas das sociedades que adotaram ou que foram de algum modo afetada pelas consequências da Revolução Industrial. A proposta de estudar sobre a Revolução Industrial surgiu dentre vários assuntos que é possível relacionar a história e evolução da logística, que é estudado nas aulas de Logística. Os objetivos são: Aplicar os assuntos estudos e pesquisados em relação a Revolução Industrial e suas etapas, na história e nos fundamentos da Logística.

-Pesquisar fontes confiáveis acerca do assunto;

-Selecionar o material que atenda às necessidades;

-Relacionar as histórias da Revolução com a Logística

-Reconhecer as diferentes fases da Revolução Industrial, as suas características e consequências.

O levantamento das informações sobre os temas pesquisados contexto histórico, história de cada revolução, consequências e curiosidades teve a finalidade de buscar informações para aplicações e comparações na área da Logística. A pesquisa foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica em sites confiáveis. Foram selecionados 14 sites. E todos foram utilizados para a elaboração de uma pesquisa aplicada, já que a intenção é analisar as evoluções e descobertas de cada revolução, como a sua história, para aplicar e comparar com a história da Logística e as suas características.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Antecedentes e contexto histórico

Segundo Bezerra (2020) a revolução industrial teve seu início devido desenvolvimento da máquina a vapor, que começou a aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la, porém o que realmente marcou a revolução foi o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

Neves (2014) afirma que as primeiras máquinas que surgiram voltavam-se, para atender as necessidades do mercado têxtil. Sendo assim, a maior parte das máquinas criadas naquele tempo veio com o objetivo de facilitar o processo de produção de roupas. Essas máquinas teciam fios em uma velocidade muito maior que a do processo manual.

Existem várias causas para que a revolução industrial ocorresse, segundo Bezerra (2019) as principais e mais relevantes foram a hegemonia naval inglesa; exposição geográfica estratégica; ausência de barreiras alfandegárias (zona de livre comércio da Europa); crescimento demográfico na Europa; fortalecimento e investimento da burguesia; fim da monarquia e do absolutismo na Inglaterra; surgimento do parlamentarismo; grande disponibilidade de matéria-prima na Inglaterra; aperfeiçoamento e inovação das técnicas de produção; mecanização dos processos de produção; crescimento do mercado consumidor mundial; aumento do êxodo rural (mão-de-obra barata); progresso técnico e científico; influência do Iluminismo e revolução intelectual e introdução do liberalismo político e econômico, entre diversos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (560.4 Kb)   docx (402.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com