TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial (Germinal)

Por:   •  13/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO I

  1. QUAL O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DO FILME?

O filme é uma obra do escritor francês Émile Zola em que retrata o início do movimento grevista, o crescimento do capitalismo, a modernização das máquinas, como também a grande exploração da força de trabalho, onde as pessoas já viviam em péssimas condições de sobrevivências. Faltavam alimentos, remédios e moradia digna. A desigualdade social já era vista claramente na sociedade.

  1. COMO ERA O MODO DE PRODUÇÃO ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? E DEPOIS? COMPARE OS DOIS MODELOS.

Antes da Revolução Industrial os produtos como roupas, alimentos e outros eram feitos manualmente por artesões. No máximo com uso de máquinas simples. As oficinas funcionavam na casa do próprio artesão, que comandava todo processo, desde matéria prima até a comercialização do produto finalizado.

Já após a Revolução o trabalho artesanal foi substituído pelo assalariado com o uso de máquinas de produção em grande escala. Era o início do mundo capitalista, como também, da grande desigualdade social.

Antes da revolução o trabalhador era responsável por todo processo de produção, após a revolução, com o uso das máquinas ele ficou preso apenas a uma etapa e era obrigado a aceitar míseros salários que não era o suficiente para sua sobrevivência. Jornadas de trabalho de até 15 horas por dia, onde mulheres e crianças também eram forçados a trabalhar para complementar a renda da família. Não tinha como viver após a Revolução com o mesmo modo de produção, pois as fabricas produziam os produtos em maior quantidade e vendiam mais barato. As pessoas pobres eram obrigadas a trabalharem nessas condições desumanas.  

  1. APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, COMO ERA ORGANIZADO O TRABALHO NAS INDÚSTRIAS? HAVIA ALGUMA LEGISLAÇÃO QUE AMPARASSE O TRABALHADOR OU REGULAMENTASSE O TRABALHO?

Os funcionários eram responsáveis por apenas uma etapa no processo de produção, perdendo todo conhecimento da finalização do produto. Em muitas fabricas eram obrigados a trabalharem mais de 15 horas de jornada continua. Os descansos e férias não eram respeitados e mulheres e crianças não tinham tratamento diferenciado. Surgem assim os primeiros movimentos de operários, revoltados com as péssimas condições de trabalho. Os trabalhadores conquistam aos poucos o direito de associação e em 1824, na Inglaterra, são criados os primeiros centros de ajuda mútua e formação profissional. Em 1833 os trabalhadores ingleses organizam sindicatos (trade unions) como associações para terem melhores condições de trabalho e de vida. Os sindicatos conquistam o direito de funcionamento em 1864 na França,  em 1866 nos Estados Unidos , e em 1869 na Alemanha.

  1. EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE O MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

Sim. No modo de produção escravista, eles eram obrigados a trabalhares em péssimas condições apenas pelo seu alimento. Eram humilhados, com jornadas de trabalho sem nenhum descanso. Na Revolução Industrial, apesar de serem pessoas “livres”, os trabalhadores não tinham muita escolha e os baixos salários na maioria das vezes não era suficiente nem para a alimentação. Como exemplo do filme, eles não possuíam condições para ter uma moradia própria. A diferença de um escravo seria a escolha de decidir parar de trabalhar e morrer de fome.

  1. COMO A SOCIEDADE ESTAVA DIVIDIDA NA EUROPA NO PERIODO IMEDIATAMENTE POSTERIOR A REVOLUÇAO?

Estava dividida em duas classes sócias: os empresários (capitalistas), que são os proprietários de capitais, prédios, máquinas, matérias primas e bens produzidos pelo trabalho e os operários, proletários ou trabalhadores assalariados, que possuem apenas sua força de trabalho e a vendem aos empresários para produzir mercadorias em troca de trabalho.

  1. QUAIS AS PERSONAGENS PRINCIPAIS E O QUE ELES (AS) REPRESENTAVAM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HISTORICO?

Principais personagens: Gérard Depardieu(Toussaint Maheu) e Miou Miou (Maheude) Esse era o casal do filme que já trabalhava na Mina a muitos anos anos, exceto a esposa que ficava em casa cuidando das crianças, mas que através deles que incentivaram a greve, influenciou o movimento e aderência de outros trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com