TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução dos Bichos

Por:   •  15/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

C1. Caracterização dos Personagens

Sr. Jones – É o dono da Granja do Solar, era cruel com os animais e os deixavam com fome. Sr. Jones representava o regime imperialista. Pode ser comparado com Czar Nicolau II, que tinha aversão ao povo e era um beberão.

Major - Era um velho porco da fazenda e respeitado por todos os animais. Ele inicia uma revolta ao contar sobre seus desejos de dias melhores para os bichos. Então realiza um discurso baseado em Karl Marx e o Socialismo, e lembra Lênin, que era um idealista da Revolução Russa. O Major morre logo depois disso, sem colocar em prática seus planos.

Bola de Neve - É um dos porcos que tomam frente e lideram a revolução na fazenda, junto com Napoleão. Ele como Major se baseava no Socialismo, era comparado a Trotski, um dos líderes da Revolução de Outubro, que segui os ensinamentos de Marx.

Napoleão – Com caráter agressivo e egoísta, não era tão inteligente, com desejo de onipotência do poder absoluto e para conseguir seus objetivos todos os meios eram válidos: mentiras, traições, mudanças de regras e sua ambição por poder tornou-o corrupto. Comparado a Stalin, não seguia as ideias Socialistas e fazia de tudo para manter o povo sob controle.

Garganta – Bochechas gordas, olhos piscantes e voz aguda, tinha o dom de manejar as palavras com brilho para iludir os outros animais. Subordinado de Napoleão que assim com Stalin utilizava de sua personalidade e de mentiras para se firmar no poder.

Moises – Era um corvo domesticado, um espião hábil na conversa. Ele falava sobre uma montanha de açúcar para onde os bichos que trabalhassem quando morressem iriam descansar, e com sua lábia persuadia todos os outros animais que acabavam

acreditando nele. Moises representava a religião que era uma forma de controle dos animais para que trabalhassem na esperança de dias melhores.

Cachorros – Eram responsáveis pela segurança de Napoleão contra os animais que se rebelavam contra ele. Utilizavam da força bruta para controlar o povo e eram totalmente leais a Napoleão. Os cachorros eram comparados a KGB, que era a policia secreta de Stalin.

Esses animais são mais representativos, pois simbolizavam o povo, a classe operaria, que apenas obedeciam ordens, sem questionar suas condições de trabalho.

Benjamin – O burro sábio que suspeitava da Revolução e mesmo com tudo isso garantia que nada ia mudar ou seja que tudo iria continuar do mesmo jeito.

Sansão - Um cavalo forte que tinha certo ar de estupidez. Trabalhador fiel a Napoleão, e no final se vê traído por ele.

Ovelhas – Elas repetiam as canções e seguiam fielmente os lemas de Napoleão, mesmo sem entenderem nada.

Galinhas – Representavam o povo que não se concentravam em nada.

C2. História do livro

A Revolução dos Bichos vem com intuito de retratar e relembrar à humanidade a importância histórica da Revolução Russa, com uma interpretação mastigada por meio de uma fábula genial, mostrando o funcionamento de uma sociedade em transição, a beira de um colapso. Como em toda sociedade, aqui há diversos papeis, cada um com determinado perfil e “missão” perante a necessidade de mudar o modo de viver.

Toda o desenvolver da historia se passa em uma fazenda chamada Granja do Solar, onde o proprietário era Senhor Jones. Ele explorava o trabalho animal em beneficio próprio para acumular capitais, em troca dos serviços prestados os animais recebiam comida, que não era suficiente para eles se alimentarem. Retratando assim o Capitalismo onde quem mais trabalha é quem menos ganha.

A Revolução dos Bichos começou quando Major juntou os bichos no seleiro e lhes contou sobre um sonho que havia tido sobre uma vida melhor para os animais.

Napoleão iniciou os mandamentos em seu próprio beneficio, fazendo com que os outros animais que representam a classe operaria da Rússia, e se submetem ao poder de um líder. Aos poucos ele começa a mudar os mandamentos e o lema “Todos iguais, mas uns mais que outros”.

O que define a desigualdade é a realidade, pois nunca existe e nem vai existir igualdade entre os homens e os animais.

Aos poucos eles começam a agirem como humanos, andando em duas patas, vestindo-se com roupas, negociando com humanos de outras fazendas e andando na casa que pertencia ao Sr. Jones.

Ao final de uma reunião onde porcos e humanos, sentados a mesa negociando os outros animais foram espiar. E o texto finaliza com a seguinte expressão “Mas já se tornaria impossível distinguir quem era homem que era porco”

C3. Produção da Fazenda sobre o ponto de vista administrativo

A produção da fazenda e a administração são divididas em três períodos, quando Sr. Jones ainda era dono da fazenda, depois quando a revolução acontece e Napoleão e Bola de Neve se põem a frente na liderança dos bichos, e quando Napoleão expulsa Bola de Neve da fazenda tomando o poder e a liderança da Granja dos Bichos.

Quando a fazenda era do Sr. Jones, ele e seus homens trabalhavam na fazenda fazendo a colheita do feno e das plantações, ordenhavam as vacas e colhiam os ovos das galinhas. Eles eram cruéis com os animais fazendo-os trabalhar para eles em troca de comida, muitas vezes chicoteava-os e deixava os bichos sem comida.

Nesse período temos a papel do Capitalismo, ou seja, quem mais trabalha e quem menos ganha.

A revolução começa em um dia em que Sr. Jones se esquece de alimenta-los e os animais famintos invadem o deposito de comida, e quando os homens aparecem com seus chicotes elem revidam e expulsando-os da fazenda.

Então a fazenda que agora vira “ganja dos bichos” começa a ser administrada por Napoleão e Bola de Neve. Eles sentem a necessidade de se organizar, pois antes trabalhavam para comer, agora deveram trabalhar pra produzir o seu próprio alimento.

Então criaram os sete mandamentos onde os animais seguiriam, pois não queriam ser iguais aos homens.

“1.Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo 2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo 3. Nenhum animal usará roupas 4. Nenhum animal dormirá em cama 5. Nenhum animal beberá álcool 6. Nenhum animal matará outro animal 7. Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com