TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rotatividade e Absenteísmo

Por:   •  1/6/2019  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Rotatividade e Absenteísmo 

Rotatividade ou turnover refere se ao índice de saídas e entradas de funcionários dentro da organização. A rotatividade de pessoal é o resultado da saída de alguns e a entrada de outros para substitui los. As organizações sofrem um processo contínuo e dinâmico de negentropia, ou seja, de entropia negativa para manter a sua integridade e sobrevivência. Na busca do equilíbrio a gestão de recursos humanos considera que toda saída (demissão), inicialmente, pressupõe uma entrada (admissão).

Rotatividade define e relaciona mercados de trabalho e mercado de recursos humanos. Aborda se a rotatividade de pessoa como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão de obra.

A alta rotatividade reflete na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal. Alerta se que para combater a rotatividade é preciso detectar as causas determinantes (entrevista de desligamento, espontâneas ou programadas, registradas de modo confidencial, ou por dados coletados pela própria empresa).

O custo da rotatividade de pessoal: 

 primário (despesas p/ desligamento e substituições)

 secundárias (custos intangíveis, perda na produção e clima ambienta

 terciárias ( perdas de negócios e investimentos extras)

A médio e longo prazo, o prejuízo se reflete na organização, no mercado, na economia, na sociedade e no indivíduo.

Absenteísmo significa ausência. No ligar do trabalho. O Absenteísmo, abtismo ou ausentismo também é um fator que faz parte do planejamento do RH e refere se a frequência ou duração do tempo de trabalho perdido que os empregados de iam organização compareceram ao trabalho.

Constitui se pela soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por falta, atraso ou algum motivo intervirniente. Existe ainda o índice de absenteísmo relativo de pessoal afastado por período prolongado como férias, afastamento por doença ou ausência justificada.

Suas causas nem sempre são atribuídas ao empregado (doenças, faltas, problemas com locomoção, razões familiares, desmotivação, políticas inadequadas, supervisão precária e acidente de trabalho).

O Absenteísmo repercute na produtividade, devendo diagnosticar as causas para controle político da organização. O índice de absenteísmo deve abordar todo tipo de ausência e inclusive as justificadas. 

Observação;

“Existe também um conceito oposto ao ausentismo”: "presentesismo". Este difere do absenteísmo porque o empregado que sofre desse mal não falta ao trabalho em ipotece alguma mas, ao final de todos os dias sofre dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação é acometido com quadros de alergias e com isso, sua produtividade reduz bem como sua motivação é afetada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com