TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

2. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: BENEFICIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Segurança do trabalho pode ser definida como os conjuntos de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador (Portal Areaseg,2014).

Fazendo uma análise crítica da origem e evolução em relação a saúde e segurança, no trabalho no decorrer dos anos, podemos entender que um serviço de saúde ocupacional apresenta as seguintes finalidades abaixo:

Cuidar e proteger o colaborador contra qualquer risco à saúde que origina do trabalho ou das condições físicas e psicológicas em que o trabalho é executado.

Buscar o equilíbrio e o ajustamento mental e físico dos colaboradores, voltados para o trabalho e seu direcionamento para empregos por meio dos quais encontram adequação e sintonia.

Estabelecer e manter colaboradores. A definição dos objetivos e propósitos de um serviço de saúde um alto grau de bem-estar físico e mental dos ocupacional está formalizada na Recomendação 112 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), criada em 1959. A maioria dos serviços de saúde ocupacional foca três áreas principais que são elas: prevenção, ajustamento ao trabalho e tratamento.

A grande dificuldade que existe é que algumas organizações não conscientizam sus colaboradores da responsabilidade no campo preventivo, pois é dever de todos zelar por uma boa saúde, segurança no trabalho e, consequentemente, por uma boa qualidade de vida.

A maioria dos serviços de saúde ocupacional foca três áreas principais: prevenção, ajustamento ao trabalho e o tratamento.

A prevenção aos acidentes do trabalho é a única chance para evitar a incapacitação de milhares de colaboradores.

Segundo Waldron (2003, p. 173) “a prevenção de doenças ocupacionalmente induzidas é cardial para o trabalho de um serviço de saúde ocupacional e envolve não somente a proteção contra riscos bem conhecidos, mas também a identificação e avaliação de novos riscos para saúde”.

A prevenção aos acidentes do trabalho é uma forma de evitar a incapacitação dos colaboradores nas empresas, abordando as causas dos acidentes de trabalho e mostrando pesquisas e estudos recentes no nosso país. Infelizmente, enquanto essa postura equivocada não mudar, será difícil conseguir reduzir o número de acidentes de trabalho.

A saúde e segurança do empregado são ameaçadas a todo o momento pelas condições inadequadas de trabalho que geram um elevado número de acidentes, lesões, distúrbios e intoxicações, fazendo do nosso país campeão mundial de acidente de trabalho.

As causas dos acidentes de trabalho nas organizações estão diretamente relacionadas aos problemas pessoais e íntimos do colaborador, influenciando seu comportamento e trazendo como consequência: Problemas sociais e psicológicos, depressão, tensão, estresse; conflitos e brigas familiares; dificuldade de adaptação às transformações e mudanças; Utilização de substancias toxicas; Alcoolismo etc.

Podemos entender que as organizações precisam constantemente ofertar para seus colaboradores algumas atividades destinadas a qualidade de vida do mesmo, tais como academias, ginástica laboral, cinema nos horários de intervalo e palestras sobre temas diversos de qualidade de vida, que, com certeza, melhoram a sua vida profissional.

2.1 OS BENEFICIOS DA ERGONOMIA

De acordo com Pereira (2001, p.33) “a ergonomia deve ser considerada um investimento, já que ocorre a diminuição dos gastos e gastos, consequentemente, o aumento do lucro nas organizações”.

O Conceito de ergonomia tem origem nas palavras grega ergon (trabalho) e nomos (regras).

Os profissionais de ergonomia enfrentam algumas dificuldades em uma organização, que se refere ao fato da ergonimia ser considerada uma despesas, já que em muitos casos impresários desconhecem os beneficíos da mesma para os seus colaboradores e, consequentemente um maior retorno financeiro através do aumento dos resultados.

De acordo com pesquisas e estudos, a ergonomia taz inumeros beneficios, tais com: Diminuição das lesões, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de vida no trabalho; formalização e cumprimento da legislação em vigor, evitando despesas com multas.

2.2 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇAO DE ACIDENTE DE TRABALHO

O que quer dizer CIPA - É uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, formada por representantes empregador e do empregado que tem a missão de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a organização.

Portanto a CIPA tem com objetivo principal evitar a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como as doenças decorrentes do mesmo, de modo a garantir que trabalho, segurança e promoção da saúde estejam sempre em perfeita sintonia e complementação.

Estas são algumas das atribuições exercidas pela CIPA dentro da empresa, que é realizar periodicamente a verificação das condições de trabalho com o intuito de identificar possiveis riscos à saúde e à segurança dos empregados. E a divulgação de todas as informações relativas à segurança e a saúde no trabalho.

A importância da utilização do equipamento de proteção individual (EPI) em uma organização, e sua legalização e os tipos de equipamentos individuais referente à proteção do colaborador.

O equipamento individual (EPI) não pode ser considerado um instrummento preventivo contra os acidentes de trabalho, e sim algo que evita o diminui a gravidade das lesões desses acidentes.

A empresa fornece aos empregados um ambiente de trabalho propício e seguro, ou seja, faz com que ele se sinta bem saudavel.

Os equipamentos são fornecidos pela organização de forma gratuita aos empregados em perfeito estado de conservação.

Há também que se pensar nos benefícios advindos com o funcionamento de uma CIPA que vão além da prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com