TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teorico-Metodologicos Do Serviço Social Lll

Ensaios: Trabalho Teorico-Metodologicos Do Serviço Social Lll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-________________________________________________________________________________

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Alexsandra Suzana Soares de Brito(RA 396533)

Anne Jadielle Felix Ribeiro Pereira (RA 397652)

Gracielma Rozário Furtado (RA 396073)

Luma Cordeiro Sales (RA 391270)

Tutora: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

São Luís - Ma.

2013

INTRODUÇÃO:

O campo de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Para atuar de forma eficaz, o Assistente Social precisa ter um grande conhecimento principalmente no que se refere à origem do Serviço Social. A Filantropia, o assistencialismo, faz parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas áreas e também relacioná-las ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas. O Serviço Social tem tido um reconhecimento muito grande, já que tem se percebido a importância do trabalho desse profissional. Veremos, inclusive no decorrer desse trabalho, que a cada dia o campo de abrangência desse profissional tem se ampliado, mostrando como é imprescindível o trabalho do Assistente Social na orientação das pessoas em busca de seus devidos direitos.

A importância do Serviço Social, os aspectos fundamentais relacionados a este e os desafios encontrados na profissão de Assistente Social.

O trabalho do Assistente Social tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social enfatizando a visão do profissional e sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão, identifica ainda, o contexto geral das práticas assistenciais tendo como base principal o perfil pedagógico da ajuda ligado às ações e a pedagogia da participação e a prática do profissional como um projeto emancipatório.

Na nossa atual realidade evidenciamos alterações profundas à sociedade, em decorrência do fenômeno da globalização dos mercados e do avanço do projeto neoliberal que preconiza mudanças estruturais profundas ao mundo do trabalho, nas funções do Estado e a descentralização das políticas sociais. O impacto trazido por todo esse processo acarretou o redimensionamento das profissões afetando as condições e as relações do trabalho profissional.

Neste contexto, insere-se o Serviço Social como profissão que tem a questão social e suas múltiplas expressões como objeto de trabalho, fundamentando-se na contradição da sociedade capitalista, na qual a produção e reprodução das desigualdades sociais criam tensões, vivenciadas por sujeitos que a elas resistem e se opõem. Essa realidade também é marcada pela reestruturação produtiva, que precariza as condições de trabalho por contra reformas que empreendem a redução dos direitos sociais, por uma política econômica de juros altos, que favorece o capital financeiro em detrimento do capital produtivo. A lógica destrutiva do capital aprofunda a concentração de renda, com isso acirram as desigualdades, aguça a pobreza e o desemprego e precariza as condições de vida e de trabalho. Assim as políticas sociais se reconfiguram com tendências focalizadoras, compensatórias e regressivas. Institucionalizando a precarização da formação profissional e das relações de trabalho, assim sendo frequentes os ataques aos direitos da pessoa idosa, da infância, da adolescência e da juventude, das pessoas com deficiência, dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, além da reprodução cotidiana da violência contra a mulher, lésbicas, gays, travestis e transexuais. E perante todos esses problema é exigido do assistente social a competência de acompanhar a dinamicidade da realidade em que atua, buscando dar as respostas às contradições desta sociedade, sempre desvelando o que está posto no real aparente, levando em consideração processo histórico e contextual, de superação do imediatismo.

O desafio fundamental do Serviço Social é a possibilidade de mudanças inerentes à categoria e ainda a possível transformação do real por meio da instrumentalidade. Não obstante, enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os Assistentes Sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os Assistentes Sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando à construção de vias de igualdade, sendo claro que no modo de produção capitalista, a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora. Haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito.

Atuamos predominantemente, na formulação, planejamento e execução de políticas públicas como educação, saúde, previdência, assistência social, habitação, transporte, entre outras, movidos pela perspectiva de defesa e ampliação dos direitos da população brasileira. Trabalhamos também na esfera privada, principalmente, no âmbito do repasse de serviços, benefícios e na organização de atividades vinculadas à produção material, e atuamos em processos de organização e formação política de segmentos da classe trabalhadora. Buscamos, na verdade, a construção de uma cultura pública democrática, com uma sociedade capaz de propor e questionar. Também devemos salientar que na relação entre o público e o privado, o profissional deve estar preocupado com a qualidade dos serviços prestados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com