TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE, TRABALHO DECENTE

Por:   •  23/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O cenário em que vivemos exige que as empresas pensem nas ações atuais e no futuro mediante ao ambiente, e em como tratam suas rotinas de trabalho e seus trabalhadores. Apesar de algumas empresas tradicionais ainda cumprirem apenas o que se designa nas leis, muitas outras já se sobressaem nessas questões por terem propostas mais humanas e sustentáveis, e para tal muitas se reinventaram e adaptaram para essa nova geração, isso mostra que é possível que qualquer empreendimento tenha a possibilidade de se adequar.

Para um bom entendimento da temática, uma breve descrição desses conceitos, sustentabilidade essa é uma válvula importantíssima para garantir a sobrevivência dos recursos naturais, e permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento. Na diversidade, significa atrair e reter as pessoas que são multidimensionais, incluindo diferentes raças, gênero, cultura, orientação sexual, e habilidades. E ao tratar de conceito de trabalho decente, é quando falamos das condições, da segurança, da liberdade, da remuneração e equidade.

Esse trabalho tem por objetivo principal definir sustentabilidade, diversidade e trabalho decente, mostrar sua importância e seus principais aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e que o refletiu.

A metodologia empregada foi à pesquisa bibliográfica e exploratória, aplicada na resolução de questões propostas para o engajamento do projeto.

DESENVOLVIMENTO

Conceitos

Sustentabilidade

É a capacidade de cumprir com as necessidades do presente sem comprometer as mesmas das gerações futura. A noção de sustentabilidade surgiu baseada no entendimento de que os recursos naturais são finitos. (GUIMARÃES, 2019)

No tocante à economia, ao longo do século XX, desenvolveu-se o entendimento de que o padrão de produção e consumo mundiais não teria condições de se manter. Logo, a sustentabilidade passou a ser utilizada como um adjetivo de desenvolvimento. A partir das conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo (1972) e no Rio (1992), introduziu-se a visão de que a sustentabilidade deve incluir a questão social, promovendo e garantido a qualidade de vida das gerações atual e futuras. Não por acaso, a sustentabilidade é uma preocupação amparada em eventos marcantes e de consequências trágicas para a humanidade e a natureza. (TEIXEIRA, 2018)

O conceito de sustentabilidade é composto por três pilares:

Social: trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos. (ATADEMO, MINGOTI 2014)

Econômico: para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir à custa de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor. (ATADEMO, MINGOTI 2014)

Ambiental: o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longos prazos. É comum vermos empresas adotando medidas mitigatórias, como, por exemplo, promover ações de plantio de árvores após a emissão de gases poluidores, como se uma coisa compensasse a outra. O desenvolvimento sustentável busca, em primeiro lugar, minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela produção industrial. (ATADEMO, MINGOTI 2014)

Gestão da diversidade

A administração das empresas está intrinsecamente ligada à gestão da diversidade, que pode referir-se a competências, habilidades, gênero, experiência, idade, origem social ou cultura. O desafio dos gestores é conseguir uma integração organizacional que não anule o potencial das diferenças, ou seja, garantir identidade e coesão, porém respeitando os diferentes grupos presentes na organização. (ÖZBILGIN, DAMERON, FREITA, DUPUIS, CHANLAT 2013).

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Glassdoor, 67% dos candidatos a emprego disseram que uma força de trabalho diversificada é importante quando se considera as ofertas de emprego e 57% dos funcionários acham que suas empresas deveriam ser mais diversificadas. Diante desse cenário, grande parte das organizações já identificou a necessidade de criar uma frente de gerenciamento para esse ativo estratégico, visto que traz benefícios internos e externos para todo o ecossistema envolvido.

Embora tenha ganhado mais espaço nos anos 1990 nos Estados Unidos, desde o final da Segunda Guerra Mundial o debate sobre diversidade já existia por causa de quatro grandes movimentos sociais: a mistura demográfica ocasionada pela globalização e pelos movimentos migratórios; a presença das mulheres no mercado de trabalho; várias gerações coexistindo por causa do aumento da expectativa de vida; e o surgimento de uma cultura mais liberal e tolerante. (FEITOSA 2020)

Trabalho decente

O trabalho decente é toda atividade produtiva das pessoas exercida em condições de segurança, liberdade e equidade. Na qual essas pessoas possam desenvolver suas competências e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para seu próprio crescimento. Esse conceito foi formalizado pela Organização Internacional do Trabalho em 1999, e apesar disso, ainda hoje existem diversos cenários contrários a isso, no Brasil e no mundo. Esse tipo de trabalho é um meio utilizado para padronizar no mundo todo, e assim, alcançar os quesitos necessários para atingir os objetivos constados na constituição, de forma a garantir justiça social. (OIT)

As quatro dimensões do trabalho decente – garantia dos direitos do trabalho, promoção de emprego produtivo e de qualidade, ampliação da proteção social e fortalecimento do diálogo social – o posicionam na atualidade das discussões sobre a constituição de um mundo mais sustentável. (ETHOS)

Valores de sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com