TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DEMANDAS DAS AGENDAS GLOBAIS - SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE, TRABALHO DECENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS

Por:   •  21/10/2022  •  Bibliografia  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 3

AS DEMANDAS DAS AGENDAS GLOBAIS - SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE, TRABALHO DECENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS

DESENVOLVIMENTO

Com objetivo de buscar uma maior compreensão das dificuldades relacionadas as diversidades no contexto interno das organizações, é necessário conseguir visualizar o que de fato insinua na sociedade, tendo em vista as ocorrências de preconceitos e o racismo que é possível evidenciar frequentemente.

O preconceito são opiniões diversas sem a devida reflexão ou análise crítica por parte dos preconceituosos, opiniões desprovidas de fundamentos. Sua raiz está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um certo grupo social, segundo Carlos Neto, Cientista Social.

Por outro lado, o racismo inicia a partir de uma ideologia de que a humanidade é separada em raças, sendo algumas dessas raças vista com superioridade sobre as demais, esclarece Juliana Bezerra, professora de história.

É recorrente visualizar pessoas que exercem atividades idênticas, onde se esperam que possuam salários iguais, mas na realidade não está sendo executado exatamente dessa forma em algumas empresas. Por exemplo, mulheres exercendo a mesma função do que os homens com salários inferiores e, além da diferença, enfrentam dificuldades para alcançar cargos de gestão. Além da discriminação de gênero a discriminação racial andam lado a lado, negros e pardos se deparam com as dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. (Feldmann Advocacia,2019).

Decorrente a esses fatos, grandes empresas buscaram iniciativas na adoção de alguns procedimentos com objetivo de recriar a cultura e orientar seus colaboradores, porem essa iniciativa não está sendo adotadas de forma generalizada entre todas as empresas. Uma atmosfera de respeito e inclusivo é necessário para alcançar o sucesso e os objetivos de uma organização de sucesso.

Norteados à essa mudança de cultura de mercado, outro ponto que se destaca e vem ocupando espaço entre os objetivos das empresas é a sustentabilidade. Somente no atual século o assunto se tornou mais frequentes e cobranças se fortificaram sobre o tema, pois foi necessário o planeta apresentar sintomas para que as pessoas e organizações percebessem que o assunto é relevante e necessário. O termo Sustentabilidade ganhou forças no âmbito organizacional, como também na vida das pessoas, pois chegamos à um ponto que é necessário implantar ações entre todos para garantir a sobrevivência das gerações futuras.

Segundo Kraemer (2005), a destreza relacionada a responsabilidade social corporativa está relacionada ao conhecimento de sustentabilidade, que busca harmonizar as esferas econômica, ambiental e social na criação de um ambiente ajustado à continuidade e à expansão das operações das empresas no presente e no futuro. As responsabilidades sociais das organizações passam à serem vistas como um fator de importância para o desenvolvimento dos negócios e para estreitar as relações positivas das empresas com seus stakeholdwers, ou seja, seus clientes, fornecedores, trabalhadores, acionistas, comunidade, etc.

CONCLUSÃO

É evidente com os atuais cenários organizacionais que muitas empresas estão trabalhando diariamente para alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com