TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade

Por:   •  22/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CAROLINE PRADO DE MELO

DOUGLAS DE ANDRADE OLIVEIRA

GUILHERME TURRA

KLEBER PALAFOZ PEREIRA

Projeto Integrador III

Trabalho        apresentado        como        Projeto

Integrador do terceiro semestre do curso

de        Tecnologia        de        Gestão        EAD        sob

orientação da Prof. Jaime Cazuhiro Ossada

São Paulo

2018

QUADRO RESUMO

Tema geral

3º semestre: A convivência entre velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada – obstáculos, desafios e perspectivas para os processos de gestão da sustentabilidade.

Questão Específica de Pesquisa

No mercado de trabalho, como dar a devida importância à criação de oportunidades a pessoas mais necessitadas, incluir os idosos nos quadros de funcionários e garantir e valorizar a participação das mulheres. Os modelos tradicionais garantem a inclusão e valorização dessas pessoas? Quais empresas atuais investem em projetos ou implementam ações que desenvolvam a questão humana e social? O que dificulta a implementação dessas iniciativas?

Objetivos

Específicos

Entender  á relação dos modelos de negócios, velhos e modernos, com os conceitos de sustentabilidade.

Refletir sobre a aplicação dos conceitos  de sustentabilidade no contexto dos modelos de negócios.

Justificativa

A sustentabilidade não se caracteriza apenas por questões ambientais, mas também em preocupações com o lado social e humano. As empresas tradicionais, muitas vezes priorizam os lucros e alta produtividade e não investem no lado social, por meio de ações que valorizem e criem oportunidades às pessoas, dessa forma melhorando[pic 1]sua imagem e proporciona o bem-estar coletivo.

Textos que Embasam a Pesquisa

http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/banco-de-tecnologias-sociais/pesquisar-tecnologias/artisans-brasil-artesanato-de-seda-no-comercio-justo-e-solidario.htm

https://exame.abril.com.br/revista-exame/os-marmiteiros-de-harvard-m0166230/

http://consumocolaborativo.cc/entendendo-a-economia-colaborativa-e-economia-compartilhada/

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/09/economia/1483984486_528116.html

https://www.huffpostbrasil.com/2017/09/02/estas-velhinhas-trabalham-no-auge-da-terceira-idade_a_22055351/

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/12/mercado-de-trabalho-discrimina-mulheres-revela-pesquisa-do-ibge.html

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é buscar nas fontes atuais, entender a maneira como os principais modelos de negócios atuais, lidam com o tema sustentabilidade. Para isso, inicialmente faz-se uma discussão com relação a maneira de como o tema é trabalho pelas empresas de um modo geral e segue-se apresentando alguns exemplos de empresas que aplicam os conceitos sustentáveis em suas ações e demonstram como é possível serem implementadas que visem, não só às questões ambientais, mas principalmente às questões sociais para garantir e oferecer oportunidades às pessoas menos favorecidas, além de desenvolver a capacitação dessas pessoas e incentivar novas formas de economia como, por exemplo, a economia colaborativa.

Seguindo a proposta para a execução do projeto de pesquisa foram analisados filmes, artigos e citações de livros para fundamentação. Os filmes utilizados foram: Um Senhor Estagiário, que mostra um estagiário idoso trabalhando em uma empresa de moda com conceitos modernos, e o filme indiano: The Lunch Box, que apresenta o serviço de entregas de marmitas em uma grande cidade da Índia.

Todos os conceitos são trabalhados no sentido de, gerar uma reflexão com relação ao desenvolvimento dos modelos de negócios e como são trabalhadas as oportunidades advindas das ações sustentáveis em um sentido mais abrangente do que o foco ambiental, amplamente difundido e muitas vezes usado como pano de fundo, de propostas que se dizem sustentáveis. O objetivo do trabalho não é simplesmente expor definições, mas sim colaborar para o entendimento das propostas que empresariais que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas do mundo.

Segundo Eli da Veiga, sustentabilidade implica ter uma preocupação com as futuras gerações idêntica à que se tem com as atuais. “Essa é a ideia básica, que não pode faltar quando se tenta definir o que é sustentabilidade”.  Até então, não havia nenhum outro valor que se preocupasse com as futuras gerações.


2. MODELOS DE NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade é amplamente difundido atualmente, sendo que esse visa abordar o desenvolvimento sustentável, que é definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Ora uma cartilha de boas intenções por parte das organizações, porém em outros momentos como vantagem competitiva e estratégica.

Infelizmente, muitas empresas se interessam apenas pelos benefícios econômicos que as ações sustentáveis podem trazer e não adotam de fato ações que realmente vão ao encontro dos objetivos propostos para estas, sendo que os objetivos econômicos são postos como algo muito mais importante do que as questões sociais. Diante disso, o que se propõe é uma análise das relações do homem com o meio ambiente e o que de fato é feito, para que as metas responsáveis ganhem mais força e abrangência.

Os modelos de negócios atuais já são concebidos, tendo em seu escopo ideias e atitudes sustentáveis. Eles precisam ser sustentáveis. Se nos modelos antigos eram necessárias adaptações, readequações e mudanças em todos na organização da empresa. Atualmente elas já nascem com esse conceito. No entanto, em diversos casos os gestores se perdem não conseguindo equilibrar as boas intenções e os interesses econômicos e acabam apenas usando a imagem positiva da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com