TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CAMINHOS PARA UM TRABALHO DECENTE E DA APLICAÇÃO DA GESTÃO DA DIVERSIDADE

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC

GRUPO

FATEC- -GRUPO3

Participantes:

Projeto Integrador 3º Semestre

OS CAMINHOS PARA UM TRABALHO DECENTE E DA APLICAÇÃO DA GESTÃO DA DIVERSIDADE

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof.

2018 

FATEC

Temática: A convivência entre velhos e novos modelos de negócios na

economia globalizada – obstáculos, desafios e perspectivas para os

processos de gestão da sustentabilidade

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof.

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Orientador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador do PI

2018 

Resumo

O resumo do texto parte de uma concisa recuperação do sentido histórico do conceito de “trabalho decente”, identificado na queda do modelo de produção fordista do pós-guerra e na perda de hegemonia das políticas keynesianas, e suas substituições, respectivamente, por um novo modelo de produção e pelas políticas neoliberais, das quais as formas de trabalho desprotegidas e apresentando precarização são parte constitutiva, um marco neste debate. Em uma segunda parte, o texto sugere linhas concretas de ações para o enfrentamento do desafio de implementar o trabalho decente no Brasil, conforme estabelecem as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A administração das organizações está intrinsecamente unida à gestão da diversidade, que pode referir-se a capacidades, habilidades, gênero, experiência, idade, origem social ou cultura. O foco do desafio dos gestores é conseguir uma integração organizacional que não anule o potencial das diferenças, ou seja, garantir identidade e coesão, porém respeitando os diferentes grupos presentes na organização.

Abstract

The summary of the text begins with a concise recovery of the historical meaning of the concept of "decent work", identifying in the fall of the model of Fordist postwar production and the loss of hegemony of Keynesian policies, and their replacement, respectively, by a new model of production and neoliberal policies, of which unprotected and precarious forms of work are a constituent part, a milestone in this debate. In a second part, the text suggests concrete lines of action to meet the challenge of implementing decent work in Brazil, as established by the International Labor Organization (ILO) standards. Management of organizations is intrinsically linked to the management of diversity, which may refer to abilities, skills, gender, experience, age, social origin or culture. The focus of the managers' challenge is to achieve an organizational integration that does not eliminate the potential of differences, that is, to guarantee identity and cohesion, while respecting the different groups present in the organization. 

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2. Desenvolvimento 6

3. Conclusão 9

Referências 10

1. Introdução

O Projeto Interdisciplinar do terceiro semestre trata do conceito e paradigmas de trabalho decente, sua referência histórica e possíveis caminhos para sua implementação no Brasil e também sobre a Gestão da Diversidade. A Agenda Nacional do Trabalho Decente, proposta em âmbito mundial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde 1999, a OIT propugna pela adoção do trabalho decente em escala mundial. Sucessivas conferências e fóruns internacionais passaram a se comprometer com Agendas pelo Trabalho Decente.

Sobre tudo, foram pesquisados os aspectos mencionados acima com um olhar da Economia, Administração, Gestão Ambiental, Sociologia das Organizações, Tecnologia e Inovação, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Sistemas e Métodos, Sistemas de Informação, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatísticas aplicada à Gestão, Métodos para a produção do conhecimento, Comunicação.

O principal intuito da OIT no desenvolvimento do conceito de trabalho decente foi promover maior acesso ao emprego produtivo, buscando a igualdade de oportunidade e os direitos ao trabalho. Presenciamos diversas desigualdades na sociedade, desigualdades estas que são também encontradas no meio corporativo. A gestão da diversidade traz uma política que busca diminuir essas diferenças.

Estaremos explanando no decorrer do trabalho com maior detalhamento o significado do trabalho decente e da gestão da diversidade, seus benefícios e os obstáculos para se implementarem nas gestões atuais.

2. Desenvolvimento

Os colaboradores, portanto, as pessoas, não são iguais às outras e diversas práticas empresariais de sucesso mostram que ter profissionais com pensamentos e ideologias variadas pode se tornar um diferencial competitivo muito bom, fora de série.

O desafio agora está em gerenciar toda essa diversidade. Na atmosfera atual das empresas, a diversidade não é só uma realidade diária para as organizações, é uma necessidade fundamental do negócio. Para competir em um mercado global altamente dinâmico, as empresas precisam atrair e reter talentos de um prisma bem amplo, tanto no nível nacional quanto internacional, de diversas idades e culturas.

Dessa maneira, o gerenciamento das diversidades tornou-se uma estratégia imprescindível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com