TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade, Diversidade, Trabalho Decente.

Por:   •  18/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As demandas das agendas globais - Sustentabilidade, Diversidade, Trabalho Decente.

Diante dos cenários mundiais, em 2015 os 193 países membros das Nações Unidas criaram uma nova política global, A agenda 2030 (ECAM) para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é a elevação do desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. A partir desta Agenda ficaram definidos os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local.

Dentre os 17 objetivos desta Agenda trataremos da sustentabilidade envolvida nos negócios, a diversidade de etnia, raça, gênero, orientação sexual ou deficiências e trabalho descente com equidade, segurança e condições de liberdade.

 Esses são os principais objetivos e metas da agenda 2030, atuando de forma significativa nos negócios para a sustentabilidade a longo prazo, priorizando as condições necessárias de equilíbrio. O compromisso do trabalho decente e a diversidade também serão um grande desafio no meio empresarial, a fim de nivelar as questões de raça, gênero, orientação sexual e proporcionais melhores condições de segurança e salariais.

O objetivo desta pesquisa busca compreender o conceito de sustentabilidade, diversidade e trabalho decente e mostrar o que está sendo feito no âmbito das organizações para alcançar essas transformações.

A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi através de pesquisas bibliográficas relacionadas na proposta pedagógica e mídias jornalísticas produzidas que abordam a temática de sustentabilidade, diversidade e trabalho decente, portanto, essa pesquisa é a base para o desenvolvimento e análise dos temas discutidos no grupo.

Desenvolvimento

O modelo de sustentabilidade ainda é aplicado para uma pequena parte dos segmentos de negócios, principalmente nas grandes corporações que mantem uma estrutura e o maior grau de maturidade, mesmo assim, estamos caminhando no sentido de aplicação prática dos conceitos, nos segmentos de menor porte ainda, existe uma resistência econômica na aplicação prática, imaginamos que todo esse processo gere um custo inicial e esses segmentos estariam em defasagem com os maiores empreendedores. Ainda cabe uma evolução no meio dos negócios com uma perspectiva a longo prazo em ganhos econômicos e sustentáveis.

A mudança já está acontecendo, mas alguns incentivos fazem necessários para gerar um equilíbrio econômico entre os grandes médios e pequenos negócios, desta forma teríamos uma evolução da sustentabilidade.

Assim como a sustentabilidade, a gestão da diversidade ainda esbarra em vários fatores determinantes para sua aplicação efetiva, principalmente pelos valores apresentado em nossa sociedade machista, preconceituosa e o racismo estrutural.

Esses fatores além de estruturantes impedem o equilíbrio e a diversidade nos meios dos negócios, além de não ser somente uma quebra de paradigma, os valores envolvidos tornam o difícil acesso a diversidade, estruturalmente as grandes corporações incentiva a prática desta disseminação e incorporação desses grupos em seus negócios fazendo políticas sociais e raciais através de cotas e metas estabelecidas para desenvolver as promoções de igualdade.

O trabalho decente enfrenta os mesmos obstáculos, além dos econômicos a fim de promover as equiparações salariais entre sexo, condições seguras e remunerações justas. Essas consequências de fato são os reflexos da nos condição sociais e econômicas e contribuem para aumentar o desequilíbrio nos meios empresariais.

Essa temática norteadora foi estruturada com base nas disciplinas, Sociologia das Organizações; Método para a Produção do Conhecimento; Inglês II; Gestão Ambiental; Estatística Aplicada a Gestão; Economia; Comportamento Organizacional.

A equipe através de leitura e a análise dos artigos e vídeos dessa temática observou os problemas e as mudanças que estão ocorrendo no mundo, como valorizar a diferença é condição básica para construir efetivamente um mundo sustentável, visto a vulnerabilidade de alguns países.

A experiência que esse trabalho nos passou foi perceber que os países mais pobres são os mais vulneráveis, um exemplo foi a pandemia do novo coronavírus (SARS - COV2) devido à falta de recursos tiveram dificuldades em seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), conseguir suprimentos e vacinas para controlar a pandemia, enquanto os países mais desenvolvidos se sobressaíram nessa questão.

Como resultado desse trabalho isso nos mostrou o quanto a Agenda 2030 precisa ser colocada em prática, para se alcançar um mundo sustentável com diversidade, trabalho decente e principalmente dignidade para todos.

Conclusão

Percebemos que em todos os aspectos relevantes apresentados para as motivações de sustentabilidade, diversidade e trabalho decente, a relação social é um dos fatores relevantes para proporcionar o desenvolvimento e o comprimento das metas estipuladas na Agenda 2030.

 A responsabilidade social para desenvolver essas políticas dependem dos meios empresariais e governos de forma conjunta, uma parte cedendo os estímulos e a parte corporativa aplicando políticas sociais. Somente desta forma poderemos proporcionar a justiça social, sustentabilidade e diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com