TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 7

FATEC ITU - DOM AMAURY CASTANHO

TECNÓLOGO EM GESTÃO EMPRESARIAL

Projeto Integrador 3º Semestre

ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS AO PARADIGMA DO TRABALHO DECENTE E DA GESTÃO DA DIVERSIDADE

Trabalho apresentado como Projeto Interdisciplinar do 3º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profº. Cristóvam Emílio Herculiani.

Itu/SP

2018

Quadro Resumo

Tema geral Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade.

Questão específica de pesquisa Como são tratadas as pessoas com deficiência, as mulheres, negos e LGBTs na empresa IBM.

Justificativa A IBM tem uma das maiores forças de trabalho do mundo, e os funcionários da Big Blue são chamados de "IBMers" nos Estados Unidos ou de IBMistas, no Brasil. A empresa foi pioneira em conceder benefícios aos funcionários nos Estados Unidos como seguro de vida em grupo (1934), treinamento para mulheres (1935), férias remuneradas (1937), e treinamento para pessoas com deficiências (1942).

Textos que embasam a pesquisa Partindo dos conhecimentos adquiridos durante o estudo das matérias de Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Matemática Financeira, Organização, Sistemas e Métodos, Sistemas de Informação e Comunicação (em português e em língua estrangeira). Este projeto visa analisar o conceito de adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade. Serão abordados a postura e aplicabilidade da empresa International Business Machines (IBM) acerca desta temática.

Sumário

1. Introdução 4

2. Diversidade na empresa 5

2.1 Diversidade e Inclusão 6

2.2 Preconceitos 6

2.3 Tratamento justo 6

3. Conclusão 9

4. Referências 10

.

1. Introdução

Infelizmente é possível notar, em certas ocasiões, que no mundo corporativo homens e mulheres, brancos e negros vivenciam o trabalho de forma diferenciada. As discriminações de gênero e raça são fatores que determinam fortemente as possibilidades de acesso e permanência no emprego, bem como as condições de trabalho, incluindo os níveis de remuneração, os direitos e a proteção social a ele associados.

No Brasil, além de 61% dos profissionais LGBT não assumirem sua orientação sexual ou a identidade de gênero, 49% disseram que não a escondem , mas não falam abertamente sobre o assunto no ambiente de trabalho e alteram o próprio comportamento para se integrar entre os colegas. Ao se analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho percebe-se que público feminino atingiu 43% de participação, enquanto 57% ficaram com os homens , contudo, apesar do crescimento, a diferença salarial ainda é grande. E a descriminação continua com a população negra, a taxa de desemprego entre os jovens negros chega a 25%, uma entre quatro jovens está desempregada e estão em maior número nos empregos considerados mais precários e informais, cerca de 71% contra 54% das mulheres brancas e 48% dos homens brancos .

Contudo, algumas empresas não estão incluídas nestas estatísticas, pois buscam as necessárias adequações dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente e da gestão da diversidade como é o exemplo da empresa International Business Machines (IBM), que o presente trabalho tem por finalidade analisar. A IBM tem uma das maiores forças de trabalho do mundo, foi pioneira em conceder benefícios aos funcionários nos Estados Unidos como seguro de vida em grupo (1934), treinamento para mulheres (1935), férias remuneradas (1937), e treinamento para pessoas com deficiências (1942). A política de diversidade da IBM inclui todos e não exclui ninguém.

2. Diversidade na empresa

Com mais de 398.455 colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI no mundo . A IBM detém mais patentes do que qualquer outra empresa americana baseada em tecnologia e tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. A empresa possui cientistas, engenheiros, consultores e profissionais de vendas em mais de 150 países. Funcionários da IBM já ganharam cinco prêmios Nobel, quatro Prêmios Turing (conhecido como o Nobel da computação), dentre vários outros prêmios. Todas essas conquistas não surgiriam à toa, IBMistaa do todo o mundo, trabalham em um ambiente onde a diversidade - incluindo a diversidade do pensamento - é a norma da casa. A diversidade, além de enriquecer a capacidade de inovação da empresa, contribui para que ela se sobressaísse para seus clientes e concorrentes. Diversidade vai muito além de práticas de contratação justa e proteção para todos os funcionários. A IBM se esforça para a inclusão, reunindo todos para criar uma empresa mais forte e inovadora.

“[...] Eu redefiniria a diversidade de forma diferente agora... É realmente sobre o engajamento... Engajamento significa dar às pessoas a liberdade de contribuir de alguma forma que eles se sintam confortáveis, e quando fazemos isso, desbloqueamos segmentos inteiros da população” (GINNI ROMETTY, Presidente e CEO da IBM)

Virginia Marie "Ginni" Rometty (Chicago, 2 de julho de 1957) é uma executiva de negócios estadunidense. É a atual CEO da IBM, e a primeira mulher a ser líder da companhia. Antes de se tornar presidente e CEO, em janeiro de 2012, esteve nas posições de Vice-Presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia na IBM. Não é segredo nenhum que, nos dias atuais, pessoas fazem as empresas. Quanto mais felizes os colaboradores estiverem, mais próspero será seu negócio.

2.1 Diversidade e Inclusão

Como um bom gestor, é sua responsabilidade promover um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com