TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinfonia Empresarial

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

PEDRO AUGUSTO COSTA MARQUES

ra: 1734919

SINFONIA EMPRESARIAL

(tRABALHO EM gRUPO)

UNIP INTERATIVA

 (POLO SHOPPING BUTANTa)

SaO PAULO

2017

 

Projeto "sinfonia empresarial"

O projeto de capacitação profissional, criado por Waltel Lourenção "Sinfonia Empresarial", tem por base a crença de que uma sinfonia e uma orquestra possuem pontos em comum. A comparação, neste caso, acontece quando são pontuados tópicos de igual relevância entre os dois casos, produzindo conexões por meio de algumas semelhanças implícitas e, por mais que presentes em âmbitos completamente distintos, são aproximados por  possuírem  em comum: A Liderança, a organização e o trabalho em equipe.  

Liderança

     O funcionamento de uma empresa pode começar a ser associado ao de uma orquestra logo de início pela liderança e por todas as divisões em setores que ambas possuem. Assim como a orquestra precisa de um maestro para liderar o restante dos músicos, uma empresa possui o presidente para liderar seus funcionários. Como líderes, ambos precisam estar constantemente ajustando os músicos uns com os outros, garantindo a integração de todos no grupo.

     Para que haja um esclarecimento maior, é necessário haver uma breve diferenciação entre um chefe, que busca a imposição como o meio de comando e favorecendo estruturas verticais, com a de um líder, que busca diminuir as camadas de poder, fazendo com que a comunicação flua mais livremente. Dessa forma, um líder passa a ter, ao contrário do chefe, seguidores voluntários, motivando-os e garantindo o respeito as funções de todos.

     Como visto na Unidade II, a metáfora existente na Sinfonia Empresarial em relação a organização, se dá na comparação do regente da orquestra com o líder, o gerente e o diretor executivo. Podemos associar também o Spalla (Violinista Principal), considerado o braço direito do maestro, com o Vice-Presidente de uma empresa.

Responsabilidade do maestro-líder

     

     É necessário uma constante avaliação feita sobre cada setor da orquestra e da empresa, para que haja tanto resultados, como para que haja harmonia e sintonia entre líderes e funcionários, utilizando de suas especialidades para favorecer o convívio pessoal e o sucesso da empresa.

     Tanto uma orquestra, como uma empresa, devem ser vistas como um conjunto de pessoas que possuem um poder ativo e individual, respeitando os limites de cada indivíduo, mas garantindo que seja extraído ao máximo cada uma de suas especialidades.

     É necessário que exista um senso comum entre todos, para que saibam que estão trabalhando para o sucesso da empresa e que estão comprometidos com o mesmo objetivo, necessitando responsabilidade e excelência na sua função, garantindo resultados positivos. Dessa forma, Waltel Lourenção procura desmistificar a ideia de que uma empresa ou orquestra dependem exclusivamente de seus líderes ou maestro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com