TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinfonia Empresarial

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO EM GRUPO – TG

ESTUDOS DISCIPLINARES III – SINFONIA EMPRESARIAL

Walter Lourenção, filósofo e ex-regente da orquestra do Teatro Municipal, criou o projeto “Sinfonia Empresarial”, onde aponta diversas similaridades entre o cotidiano e o desempenho de uma orquestra e as estruturas organizacionais.

Uma empresa deve funcionar como uma orquestra, segundo o maestro. Ambas exigem liderança, flexibilidade, trabalho em conjunto, sem anular o valor de cada integrante, e uma estrutura sólida, mas que seja aberta a inovações.

Deve-se iniciar com a afinação do grupo, com o incentivo à cooperação e união dos sons, passar para análise dos talentos individuais, finalizando com o reconhecimento do trabalho executado.

A música representa a harmonia empresarial, e a música erudita, a especialização. Sua prática favorece a concentração e o foco, e existe a necessidade de aperfeiçoamento.

A orquestra é uma metáfora a empresa, pois reúne até 200 músicos, que precisam estar afinados, integrados a todos os membros e comprometidos com um objetivo em comum.

A orquestra de câmara faz referência aos departamentos, sendo composta por um reduzido número de instrumentos musicais e músicos.

A figura do maestro faz uma analogia aos diretores, líderes, gerentes, já que é aquela figura que rege, conduz um grupo de músicos.

O spalla ou vice-concertino, é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra, responsável por afinar a orquestra e também atua como regente substituto, assim como o vice-presidente de uma empresa, que é o braço direito do gestor-maestro.

A sinfonia poderia atuar como a harmonia de toda a empresa.

O gestor-maestro é o símbolo de poder, mas desenvolve uma liderança democrática, consentida e não autoritária. O regente e o líder devem incentivar a inovação, facilitando o potencial dos liderados, mas respeitando as limitações de cada um. Ele possui a responsabilidade de coordenar e garantir que cada colaborador desempenhe sua atividade com excelência. Sozinho, não se pode realizar nada, pois só a orquestra é capaz de fazer música.

O papel do líder é motivar os funcionários, já que um bom clima dentro de uma orquestra favorece seu desempenho, assim como o clima organizacional influencia no resultado da empresa.

Peter Drucker, grande pensador do universo corporativo, em 1988, já havia publicado um artigo, estabelecendo a ligação das orquestras com as empresas. Já dizia a respeito e também imaginou um novo conceito, o do “trabalhador do conhecimento”.

Descreveu o uso produtivo do conhecimento (solistas de uma orquestra), como o principal gerador de riquezas e acreditava na organização fundamentada no conhecimento, formada basicamente por especialistas (os músicos, virtuoses) que dirigem e disciplinam o seu próprio desempenho mediante um feedback organizado de seus colegas e clientes.

Vivemos a era do conhecimento, e sua troca é essencial para o crescimento individual e organizacional.  A hierarquia ainda vigora, mas as estruturas são mais horizontais, com menos camadas de comando.

Tanto em orquestra, quanto dentro de uma empresa, é necessário estabelecer relações, entre técnica, disciplina, ética, ousadia, liderança e equipe em aperfeiçoamento.

Nenhum conhecimento se classifica acima de outro, sendo que a posição de cada um é determinada por sua contribuição para a tarefa comum e não por alguma superioridade inerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com