TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sucessão Familiar

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 9

APLICABILIDADE DOS 5R’s

RESUMO

Buscando atingir a sustentabilidade, a política dos 5R’s surge como uma importante ferramenta. A mesma busca reduzir a quantia de resíduos gerados e proporciona impactos significativos. Assim, buscou-se verificar os impactos causados pela aplicação dos 5R’s em uma indústria. Para isso, realizou-se uma entrevista com o gestor da indústria responsável pela produção e venda de forros PVC. Verificou-se que a empresa se preocupa com a questão ambiental e já utiliza medidas voltadas a sua preservação. Conclui-se também, que a política dos 5R’s causa impactos importantes e positivos nas três esferas da sustentabilidade.

Palavras-chave: Impactos. Política dos 5R’s. Resíduos. Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

A redução da geração de resíduos é um dos grandes desafios enfrentados atualmente. Segundo dados do IBGE, no ano de 2000 foram coletados por dia no Brasil, 228.413,0 toneladas de resíduos, sendo que deste valor, 7.468,3 toneladas foram recolhidas somente no estado do Rio Grande do Sul. Com isso, torna-se muito importante buscar medidas para reverter esse quadro. Assim, a política dos 5R’s surge como uma ótima opção. A mesma é voltada para a sustentabilidade e traz inúmeros benefícios a toda sociedade, inclusive ganhos individuais para as empresas que adotam essa política.

Dessa forma, observando-se a atualidade do tema, a praticidade de sua adoção e as diversas vantagens, torna-se muito relevante o estudo e a aplicação dos 5R’s. A pesquisa foi desenvolvida na indústria Megaplasti Forro PVC, localizada em Boa Vista do Buricá / RS e teve como objetivo apresentar os impactos gerados pela utilização dos 5R’s em uma indústria.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica é constituída dos seguintes tópicos: Desenvolvimento Sustentável; Impactos causados pelos resíduos e os 5R’s.

2.1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A ideia de desenvolvimento sustentável se tornou popular a partir da publicação de um relatório preparado por uma comissão presidida pela então Primeira Ministra da Noruega, Gro Brundtland. Este relatório apresentou uma definição mais elaborada do conceito (DIAS, 2007). O desenvolvimento sustentável busca estabelecer uma relação harmônica, ou seja, um equilíbrio do homem com o meio ambiente e apresenta três dimensões: econômica, ambiental e social.

Em função das normas legais que foram implantadas nos últimos anos e as críticas da sociedade em consequência do impacto negativo que suas atividades resultam, buscam soluções para os problemas conforme eles vão surgindo. Para isso, surgiram os métodos corretivos para solucionar os diversos problemas ambientais causados pelas atividades das empresas, buscando pela eliminação ou a máxima redução dos impactos gerados (DIAS, 2007).

Entretanto, para conseguir chegar no desenvolvimento sustentável, é necessário que as medidas corretivas sejam substituídas por políticas de prevenção que focarão na real origem do problema. As empresas que realmente buscam adotar este tipo de política, só tendem a gerarem os mais diversos benefícios, pois as mais diversas entidades se interessam em se vincularem a organizações que tenham um pensamento voltado ao meio ambiente (DIAS, 2007).

2.2 IMPACTOS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS E OS 5R’s

Segundo Dias (2007, p. 1), “nos últimos 300 anos, o desenvolvimento tecnológico foi inigualável”. Dessa forma, um dos problemas mais visíveis causado justamente por este desenvolvimento está relacionado à destinação dos resíduos gerados. Ao longo do século XX foram os grandes acidentes industriais e as contaminações por resíduos que chamaram a atenção para a seriedade do problema (DIAS, 2007).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (p. 114) quando os resíduos são depositados de forma incorreta há a: “•contaminação do solo, ar e água; • proliferação de vetores transmissores de doenças; • entupimento de redes de drenagem urbana; • enchentes; • degradação do ambiente e depreciação imobiliária; doenças”. Assim, buscando evitar estas consequências, a política dos 5R’s surge como uma importante ferramenta. Dessa forma, cabe questionar, o que são os 5R’s?

Os 5R’s são 5 ações que se iniciam pela letra R, são elas: Reduzir, Repensar, Reciclar, Reutilizar e Recusar utilizar produtos que tragam consequências socioambientais. O objetivo dos 5R’s é conscientizar a população e desta maneira fazer com que todos ajudem a reduzir os problemas ocasionados pela grande quantia de resíduos gerados. Fazendo, desse modo, parte de um processo educativo que tem como questão-chave levar o cidadão a repensar seus valores e práticas (SILVA, 2016).

3 METODOLOGIA

Os métodos de abordagem utilizados para a realização da pesquisa foram os métodos dedutivo e qualitativo. No estudo a abordagem dedutiva foi utilizada para uma busca e análise de informações existentes, procurando aprofundar o conhecimento sobre a política dos 5R’s. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, pois a mesma não se preocupou com números, mas, com a compreensão da realidade da indústria.

Quanto aos métodos de procedimento, a pesquisa foi bibliográfica, realizada através de livros, artigos científicos e sites. Além disso, utilizou-se a pesquisa descritiva, buscando retratar apenas as características da empresa. A pesquisa também foi um estudo de caso, conhecendo assim, em profundidade a realidade da empresa e o seu processo produtivo. Já em relação as técnicas, realizou-se uma entrevista com o atual dono da empresa e utilizou-se a técnica de observação.

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A seguir estão contidos os resultados obtidos, sendo as informações divididas em três tópicos: Histórico da empresa e processo produtivo, a empresa e o meio ambiente e política dos 5R’s.

4.1 HISTÓRICO DA EMPRESA E PROCESSO PRODUTIVO

A empresa foi criada na data de 04 de fevereiro de 2014 e é responsável pela produção de forro PVC, mangueiras de irrigação e roda forro, sendo o processo produtivo realizado do seguinte modo: O material é formado de composto de PVC, adquirido em outros Estados. O composto é enviado ensacado, em forma de bolinhas minúsculas. Este composto assim que chega é enviado para o processo de produção, que se inicia por uma entrada de material chamada de funil de alimentação. O forro de PVC é fabricado a partir do processo de extrusão. A extrusora é a máquina mais importante para produção, pois ela transforma o material sólido em massa podendo chegar a 200 Graus Celsius. A extrusão pode ser dita como o processo de moldar um material, forçando-o a passar através de uma matriz que dá o formato ao produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com