TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO POPULACIONAL FATOR DETERMINANTE PARA CONFLITOS DO USO DO SOLO

Por:   •  9/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONSIDERAÇÕES INICIAIS        

3.        CRESCIMENTO POPULACIONAL FATOR DETERMINANTE PARA CONFLITOS DO USO DO SOLO, ÁREAS DEGRADADAS E OS RISCOS DE EROSÃO.        

4.        EVOLUÇÃO POPULACIONAL        

5.        METODOLOGIA        

6.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Socorro está localizada junto a Serra da Mantiqueira numa extensão de 449,2 Km², com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, possui uma população estimada de 38.878, e limita-se ao Norte com Águas de Lindóia e Monte Sião – MG, ao Sul com Pinhalzinho, ao leste com Bueno Brandão – MG, e a Oeste com Monte Alegre do Sul e Serra Negra.

A cidade de Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, cuja nascente fica no município de Senador Amaral em Minas Gerais, atravessando os municípios paulistas de Socorro, Lindóia e Itapira. É o principal afluente do rio Mogi-Guaçu, onde deságua.

Sua extensão total chega a 130 km, é possível encontrar nele espécies como pacupiratiningaacarámandicascudo, entre outros.

No trecho socorrense, há diversas cachoeiras, como a do Monjolinho, Saltinho, Cachoeira dos Sonhos, Cachoeira do Rio do Peixe, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Rancho Alegre, Cachoeira Santos Dumont e Cachoeira do Pinhal. Pequenas quedas d'água estão em todo o percurso devido à topografia acidentada.

No município, alguns dos fatores que interferem na degradação dos recursos hídricos estão ligados ao alto potencial de erosão laminar do solo e à presença de voçorocas.

A erosão hídrica é evidente apenas nas áreas que são totalmente desprovidas de cobertura vegetal. Não existe grande diversidade de tipos de solos no município, ou pelo menos é o que se observa na escala de estudo aqui adotada.

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Tipo de solo da Cidade de Socorro - SP

Em conversa com professor Tercinaldo chegamos na conclusão que tal solo identificado na Cidade de Socorro – SP representado na figura abaixo é conhecido como LATOSSOLO: 

Os Latossolos são solos minerais, homogêneos (com pouca diferenciação entre horizontes e cor qual homogênea com a profundidade). Normalmente profundos e bem drenados, a acidez seria outra característica marcante dos Latossolos, requerendo manejo adequado na sua correção e adubação.

[pic 1]   [pic 2]

Segundo dados da Embrapa correspondem a 31,49% dos solos brasileiros, numa área de aproximadamente 2.681.588,69km2.

  • Latossolos Vermelhos Distroférricos: Derivados de rochas básicas, contém teores elevados de Fe2O3, MnO e TiO2, conhecidos anteriormente como Latossolos roxos por sua cor característica são muito profundos, argilosos ou muito argilosos e de boas condições físicas.
  • Latossolos Vermelhos Distróficos: São solos minerais com teores médios a altos de Fe2O3, conhecidos anteriormente como Latossolos vermelho-escuro. Possuem textura argilosa, muito argilosa ou média. Suas condições físicas aliadas ao relevo plano ou suavemente ondulado favorecem sua utilização para a agricultura. Os de textura média são mais pobres e podem ser degradados facilmente por compactação e erosão.
  • Latossolos Vermelho-Amarelos: Com teores medianos de Fe2O3 são solos ácidos e muito ácidos, com saturação de bases baixa e tero de alumínio trocável normalmente alto. Suas principais limitações são justamente a acidez elevada e a fertilidade química baixa.
  • Latossolos Amarelos: Com teores baixos de Fe2O3 apresentam baixa saturação e soma de bases e alta saturação por alumínio. Quando secos apresentam-se coesos, duros ou muito duros. Isso faz com que seja necessário investir em correção de acidez, neutralização do efeito tóxico do alumínio e adubação fertilizante.


  1. CRESCIMENTO POPULACIONAL FATOR DETERMINANTE PARA CONFLITOS DO USO DO SOLO, ÁREAS DEGRADADAS E OS RISCOS DE EROSÃO.

Com o crescimento populacional, as necessidades humanas crescem e, portanto, os impactos ambientais também.

A degradação do meio ambiente pode ser notada nas situações de extrema pobreza, em que o indivíduo marginalizado da sociedade e da economia nacional não tem nenhum compromisso para evitar a degradação ambiental. Porém a relação entre o aumento populacional e os recursos disponíveis é que deve ser considerada.

O crescimento desordenado e acelerado da população gera impactos ambientais, como, por exemplo, o esgotamento dos recursos naturais.

A interferência do ser humano nos processos naturais vem aumentando gradativamente através dos tempos, degradando e poluindo, modificando, desta maneira, as condições naturais do Meio Ambiente.

Com dados coletados por intermédio de estudos populacionais da região de Sorocaba em um determinado prazo, podemos perceber como realmente existe esse aumento.

[pic 3]

Erosão: Um grande problema para a região de Socorro desde 2013, com fortes chuvas.

Grande problema na região devido as fortes chuvas do verão de 2013 a Defesa Civil de Socorro atuou na queda de cinco pontes no bairro do Oratório, primeiro ajudando outras equipes da Prefeitura, no recolhimento do material e limpeza e, posteriormente após suas recuperações vistoriando. E por fim atuando nas ocorrências verificadas no Bairro da Lagoa com a queda de 3 pontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (718.3 Kb)   docx (569.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com