TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Por:   •  5/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM BUROCRÁTICA

CONTRIBUIÇÃO E DIFICULDADE PARA A ORGANIZAÇÃO

Cristina Caldas Borges

Matrícula: 04126409 

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira 

        A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, sua estrutura, desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações

                Chamamos de burocracia uma estrutura organizativa caracterizada por determinadas regras e procedimentos definidos e regularizados, divisão de responsabilidades, hierarquia, especialização do trabalho e relações impessoais. Está presente em qualquer tipo de organização, seja pública, privada, social, com ou sem fins lucrativos.

                Por outro lado uma das descrições da teoria da burocracia é a mentalidade e comportamentos presos a formalismos, o que dificulta, paralisa ou faz morosa a prestação dos serviços principalmente em órgão públicos. Quando falamos de burocracia no Brasil, pensamos algo ineficaz ou que demore, mas pode ser entendido como o excesso de processos que é necessário para algum fim. A burocracia é um modo de organizar as coisas para que as decisões finais sejam tomadas de maneira mais objetiva. No geral, a burocracia cria a organização das tarefas, padronização de processos e garantia final. Abaixo conforme pesquisa coloco alguns pontos positivos e negativos do conceito da burocracia nas organizações:

Aspectos positivos, podemos citar:

  • Meritocracia;
  • Especialização;
  • Impessoalidade
  • Maior controle dos processos, melhor coordenação das atividades, dentre outros.

Aspectos negativos:

  • Desperdício de tempo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária.
  • Prejuízo financeiro.
  • Aumento da desmotivação.
  • Falta de inovação e competitividade.
  • Abertura à corrupção.

        O Problema da burocracia segundo Weber, é político e não social. Entre resolver um problema e seguir uma norma, o burocrata comumente opta por seguir a norma. Tal comportamento faria desfuncionar à burocracia, tornando-a lenta em seus procedimentos, excessivamente formais, resistente às mudanças. O exagerado apego às normas distanciaria o comportamento burocrático dos fins organizacionais trazendo, por fim, a ineficiência.

        Hoje pleno seculo XXI, o desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas tenderem ao aperfeiçoamento, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter um controle e uma maior previsibilidade do seu funcionamento.

        

Referencias de links estudados

Disponivel em material didatico curso Teoria da administração Ser Educacional.

Disponivel em:  https://www.administradores.com 

Disponivel em https://www.gestaoeducacional.com.br/burocracia-o-que-e/

Disponivel em https://www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (196.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com