TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado Ao Curso Superior Em Gestão Financeira III

Artigo: Projeto Interdisciplinar Aplicado Ao Curso Superior Em Gestão Financeira III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Para toda e qualquer abertura de uma empresa é necessário preocupar-se com ações tais como, ter conhecimento do processo empreendedor, capacitação profissional adequada, elaborar um plano de negócios, ter visão mercadológica, conceito administrativo, marketing e capital financeiro disponível. Após o conhecimento destas ações e as suas respectivas aplicações o empreendedor obterá o sucesso com esse novo empreendimento.

Para a construção do novo empreendimento em primeiro lugar é necessário a elaboração de um Plano de Negócios e suas Projeções Financeiras.

Como fazer a projeção financeira de uma nova filial – de um Supermercado – na cidade de Campinas

Uma projeção financeira pode ser usada para as seguintes finalidades:

• Concessão de credito: para verificar a capacidade do tomador do recurso pagar o serviço da divida (juros e amortização) nas condições acertadas;

• Valorização de participações acionaria minoritária ou majoritária: para determinar o fluxo de caixa projetado ou o fluxo dividendos;

• Analise de projetos de investimento: para estimar o fluxo de caixa que respaldara o calculo da Taxa Interna de retorno (TIR) e do Valor Presente Liquido (VPL);

• Analises econômicas e financeiras prospectivas de caráter geral: impactos das politicas de credito e de estocagem, definição da estrutura de capital, impactos de uma redução de preços de vendas ou elevação de custos, e outras analisem de praxe.

Dificilmente uma análise econômica e financeira com base em relatórios passados levara a alguma conclusão definitiva.

A análise econômico-financeira tem como principal missão fornecer subsídios para a elaboração de projeções financeiras através da identificação de tendências.

No Brasil, em vista do cenário econômico conturbado dos últimos anos a identificação de tendências através de analises de demonstrações financeiras passadas fica comprometida.

Filial do Projeto:

Supermercado 4 Estações

Avenida Campos Machado, 111, Vila Industrial – Campinas – SP

(19) 3344 -7819

www.supermercado4estacoes.com.br

super4estacoes@super4estacoes.com.br

Clóvis Felipe Andrade - Proprietário Diretor

Rua João Freire, 17 - Campinas – SP

Juliana de Moraes - Gerente Administrativa

Rua João Freire, 71 - Campinas – SP

Descrição da empresa

O Supermercado 4 Estações será uma empresa que irá comercializar produtos alimentícios, de higiene e limpeza, hortifrutigranjeiros, açougue, bebidas (entre outros) para a região de Campinas - SP.

A empresa terá como foco o atacarejo, ou seja, Cash & Carry, formato que une o varejo e o atacado em um único ambiente. Os produtos serão vendidos para o consumidor final e para comércios, como mini-mercados, mercearias, padarias, restaurantes, pet shops, lanchonetes e demais estabelecimentos afins.

O Supermercado 4 estações contará ainda com amplo estacionamento para os clientes e será construído em ponto privilegiado na principal avenida do bairro.

Para realização do investimento citado neste plano de negócios serão necessários R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), sendo que o capital juntado aos sócios é de 50% deste valor, o restante pleiteado como empréstimos ás instituições financeiro. O empréstimo será pago em forma de prestações mensais após do período de carência estipulado no contrato.

Equipe Gerencial

Clóvis Felipe Andrade, Proprietário - Diretor

Juliana de Moraes - Gerente Administrativa

Jorge Pompeu – Gerente de Marketing

André Santos - Administrador e Comprador

Erick Estada – Gestor de Estoque

Equipe Funcional

05 - Repositores

02 - Faxineiros

03 - Seguranças

06 - Caixas

02 - Gerente de caixa

04 - Padeiros

05 - Açougueiros

10 - Atendentes

Produtos e serviços

Os produtos comercializados no mercado dentre eles são: alimentos perecíveis e não perecíveis, eletrodomésticos, cosméticos e hortifrutigranjeiros que têm origem de grandes e conceituados fabricantes, adquiridos por vias diretas sem intermediários evitando assim maiores custos gerados pelos atravessadores.

Mercado e competidores

Após o estudo da viabilidade da implementação do investimento é necessário fazer considerações e ter conhecimento sobre os serviços oferecidos pela concorrência, para que se possam iniciar os serviços com o padrão exigido pelosclientes. Tornando viável a competição com a concorrência.

Em sua maioria os supermercados não têm apresentado significativas modificações em seu modo de atuação junto aos clientes, por outro lado esta pode ser uma oportunidade de entrar com um novo modelo de atendimento que possa fazer diferença a ser notada como um novo valor agregado nos produtos e serviços oferecido ao cliente. Todos atendem de forma tradicional, com caixas a disposição do cliente no fim das compras, com filas para o atendimento.

Os supermercados devem inovar no atendimento caso venham a se manter no ramo, as velhas fórmulas de exposição de mercadorias não mais atraem os consumidores, que desejam produtos selecionados, com bom aspecto e limpos, não desejando ver produtos em deterioração junto com os que se deseja levar, as variações de ofertas de produtos caros e alternativas mais baratas, elevando as vendas com uma estratégia de dar opções, se o cliente não levar um produto de preço mais agregado, levará um similar de menor preço. Portanto inovar na forma de oferecer os produtos simples e os selecionados, limpos e de bom aspecto será valores que se percebidos pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com