TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Descobrindo seus significados

Por:   •  15/10/2021  •  Artigo  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Descobrindo seus significados

Alisson Duarte

 Universidade de Caxias do Sul – UCS / Leitura e Interpretação de Textos, Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil

Resumo

Os termos abordados são notáveis e oportuno em nível mundial. Pelo fato de serem desprovidos conceitos axiomáticos gerem críticas e dúvidas. O estudo objetiva analisar os atributos de sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável visando contribuir para seus conceitos. Os principais resultados revelam que “sustentável” tem a incumbência pelas soluções à deterioração do sistema ambiental humano com auxilio da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade mensura o nível da qualidade deste sistema com intuito de avaliar o seu grau de distância em relação ao sustentável. O desenvolvimento sustentável atua com estratégias para aproximar o nível de sustentabilidade ao sistema ambiental humano sustentável. Os atributos destes termos possuem significados distintos e relacionam-se a uma ação concreta especifica, entretanto, convergem a um único objetivo. Sendo assim, um conceito axiomático destes termos auxilia na ação para responsabilizar as áreas com funções distintas, mas com um único intenso final, o de alcançar a ideia de sistema ambiental humano sustentável.

Palavra Chave: Sustentável. Sistema ambiental Humano.

Sustainability and sustainable development: discovering their meanings

Abstract

The terms covered are remarkable and timely around the world. Because they are devoid of axiomatic concepts, they generate criticism and doubts. The study aims to analyze the attributes of sustainable, sustainability and sustainable development, in order to contribute with its concepts. The main results reveal that "sustainable" is responsible for solutions to the deterioration of the human environmental system with the help of sustainability and sustainable development. Sustainability measures the quality level of this system to assess its degree of distance from the sustainable. Sustainable development works with a strategy to bring the level of sustainability to the sustainable human environmental system. The attributes of these terms have different meanings and are related to a specific concrete action, however, they converge towards a single objective. Thus, an axiomatic concept of these terms helps to maintain areas with different functions, but with a single intense purpose, responsible for achieving the idea of ​​a sustainable human environmental system.

KeyWords: Sustainable, Human environmental system.

Introdução

Os termos sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, embora muito utilizados na literatura científica, no setor privado e nas políticas públicas, ainda não possuem um consenso em termos de conceitos. Na literatura existe uma grande variedade de conceitos, que predominam com o desenvolvimento sustentável (LINDSEY, 2011). Os seus significados variam na literatura em virtude de suas perspectiva e vinculações ao contexto e ao campo de atuação (STEPANYAN, LITTLE JOHN e MARGARYAN, 2013).

Estas variações de conceitos são explicadas pela falta de clareza dos termos, o que ocasiona um ponto de convergência das várias áreas epistemológicas (HARLOW, GOLUB e ALLENBY, 2013). Estes autores relatam que sua definição é difícil e, mais ainda, a aplicação de sua concreta ação, o que tem gerado discussões consistentes na literatura (CIEGIS et al., 2009). Bolis, Morioka e Sznelwar (2014) salientam que a inviabilidade de traduzir o discurso de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável se dá em razão da polissemia do termo, o que tem prejudicado a sua credibilidade. Assim, os estudos sobre esses termos devem conhecer a existência de varias formas de sua utilização, sendo esta dependente da orientação cognitiva (YOLLES e FINK, 2014).

 Este estudo se justifica na medida em que os termos sustentável sustentabilidade e desenvolvimento sustentável tem enfrentado na última década a necessidade de serem reexaminados, visto que a sociedade atual utiliza-os ambiguamente e os confunde, em muitos casos, com a ideia de crescimento, progresso, maturidade, evolução ou riqueza (RÍOS- OSÓRIO et al.,2013).

Além disso, em 1987 o conceito de desenvolvimento sustentável atraiu críticas significativas. Desse modo, é necessária uma compreensão coerente de seu significado – observando-se que alguns utilizam tais termos como sinônimos, e outros, como conceitos distintos (YOLLES 2014). Esses termos, em especial seus conceitos, necessitam de uma profunda discussão cientifica antes de serem utilizados com base para tomadas de decisão (BLIS, MORIKA e SZNELWAR, 2014).

Metodologia

O tipo de pesquisa deste estudo se utiliza da interpretação subjetiva de informações textuais elaboradas com teor científico. O procedimento utilizado com a pesquisa, se realiza com um levantamento de artigos e capítulos de livros científicos que continham grandes estudos a respeito dos termos abrangentes.

A literatura estudada abrange apenas publicações estrangeiras no idioma inglês, 85% das publicações cientificas globais são inglês (SCHÜTZ,2010), o que justifica alguns recortes. O recorte temporal tem inicio no ano de 1664, com a publicação de Sylva, por John Evelyn. Considera-se que com essa obra inicia-se a preocupação do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. O ano de 2014 é considerado como período final nessa pesquisa.

Sustentável

O termo sustentável é propenso a diversos significados em razão das diferentes perspectivas, motivações e aspirações dos pesquisadores ou grupos sociais sobre o tema (BLEWITT, 2008; BARBOSA, DRACH e CORBELLA, 2014; YOLLES e FINK, 2014).  Kidd (1992) e Adams (2006) defendem que o termo é sobrecarregado de ideias potencialmente conflitantes, tentando, assim, explicar os diversos significados.

Todas essas relações acarretam grandes críticas negativas ao termo: a) vago (MEBRATU, 1998;

FABER, JORNA e VAN ENGELEN, 2005; PAEHLKE, 2005; NEWTON e FREYFOGLE, 2005; MOLDAN et al., 2012; MORRIS, 2012; MORI e CHRISTODOULOU, 2012; SLIMANE, 2012); b) polissêmico (GAT TO, 1995; MEBRATU, 1998; PAEHLKE, 2005; MORI e CHRISTODOULOU, 2012; SLIMANE, 2012); c) pouco explicado (SARTORI et al., 2014); d) confuso e controverso (YOLLES e FINK, 2014); e) inútil (CIEGIS et al., 2009; MORRIS, 2012); f) polêmico e confuso quanto a meios e  fins (NEWTON e FREYFOGLE, 2005); g) incompreendido (EKINS et al., 2003); h) slogan popular (SLIMANE, 2012); entre outras críticas.  Porém, BAÑON GOMIS et al. (2011) destacam que a sustentabilidade não é apenas uma “moda ou tendência” valorizada por condições circunstanciais, mas sua importância vincula-se à ética que orienta a conduta humana; nesse sentido, reflete os valores de coragem, prudência e esperança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com