TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO:TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEDORAS:

GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO;

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL;

E METODOLOGIA CIENTÍFICA.

Trabalho desenvolvido para o curso de

Gestão em Recursos Humanos. Norteadores

Planejamento Estratégico, Responsabilidade Ambiental e Social, e Metodologia Científica.

Apresentado à Anhanguera Educacional  como  requisito  para  a  avaliação  na

Atividade  Desafio  Profissional  do   2º  semestre  2018.

Sumário

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento

 

INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo a elaborar um plano estratégico de melhorias para uma fábrica de pipocas, chamada Croc, com um plano de ação estratégias foi contratado um profissional de administração para profissionalizar a gestão, sanar as dificuldades encontradas.  Rafael Takamori foi promovido a gerente e visando a melhoria   dos serviços prestados a empresa familiar.

Seguindo os passos indicados no desafio utilizarei ferramentas nas áreas de Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, e Metodologia Científica.

O ambiente de atuação das empresas está cada dia mais competitivo e complexo, fazendo com que os gestores atuem de forma cada vez mais eficiente, em decorrência disso vemos os projetos como importante instrumento para o desenvolvimento e  

mudança nas organizações bem como a posição de destaque que requer o seu gerenciamento, uma vez que a condução eficiente

de produtos pode ser o caminho para que elas alcancem seus objetivos estratégicos obtendo uma melhor eficiência e eficácia na sua gestão.

Este desafio nos ajudará na compreensão dos aspectos acima auxiliando-nos a encontrar as ferramentas necessárias para tornar as estratégias organizacionais mais eficazes.

SOBRE A EMPRESA

A Indústria de Pipocas Croc, fundada 25 de março de1985, pelos Senhores José Paulo Moraes, Francisca Lopes e Pedro Antunes na rua: Mario Vicente Coelho, 233 na cidade de Votorantim (interior de São Paulo), de médio porte do ramo alimentício. Incialmente produziam apenas pipocas doces e com o passar dos anos e grande demanda no ano de 1995, adquiriram outra unidade fabril, a Leme & Leme Fábrica de Pipocas Ltda. E passaram a produzir salgadinhos de milho. Dois anos mais tarde, deu início à produção de biscoitos de polvilho e, em 2007, a de biscoitos de champagne.
A linha de pipocas e biscoitos foi registrada com a marca Croc e a linha de salgadinhos com a marca Crokito.

A empresa possui hoje 48 funcionários e tem seus produtos distribuídos em 15 estados no Brasil.

A indústria de alimentos é muito competitiva, porém ainda assim é um ramo muito promissor visto que comer é uma necessidade básica para sobrevivência.

Porém antes de decidir entrar neste mercado é preciso desenvolver

um plano de negócio bem estruturado para analisar não só os concorrentes, mas também o mercado e o produto para garantir que suas chances de crescimento são altas antes mesmo de entrar e se empolgar com as oportunidades apresentado por esse mercado.

Disciplina 1: Gestão de pessoas

Sobre a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos globais e específicos, independentemente da sua área de atuação ou da sua estrutura organizacional. Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.

Gestão na empresa entrevistada

Na empresa Croc, todas as funções estão bem definidas pois trata-se de uma empresa com linha de produção onde cada um deve saber exatamente sua função.

O recrutamento e seleção dos colaboradores é feita segundo padrões definidos e considera requisitos da função. Cada candidato a vaga passa por entrevistas levando em consideração suas aptidões ao cargo pretendido.

Para os cargos diretos na linha de produção não são exigidos nível superior, exceto no cargo de gerente de produção. Nos demais cargos são exigidos cursos conforme a função. Eventualmente são promovidos cursos de capacitação para cada área.

Dentro da empresa são adotadas ações para promover o bem-estar e a satisfação dos colaboradores apenas quando problemas são detectados. Porém existem áreas de lazer para os funcionários, benefícios de cartão alimentação, convênio médico e odontológico, cartão para compras em mercados e padarias para desconto em folha e vale-transporte.

Para um maior comprometimento e engajamento da equipe com a empresa, ter um diferencial é importante. O uso de instrumentos como questionários que possam medir a satisfação dos colaboradores, pode auxiliar na melhoria e rendimento trazendo assim melhores resultados para a empresa. A partir das informações pode-se descobrir o que os funcionários estão querendo em termos de bem-estar e tentar implanta-los. Algumas sugestões são programações regulares onde os funcionários possam interagir de uma forma divertida com brincadeiras, ginástica laboral antes do expediente num determinado dia da semana, meia folga no dia do aniversário, sala de descanso para ser utilizada no horário da refeição.

 

Disciplina 2 – Responsabilidade Social e Ambiental

Importância da sustentabilidade empresarial

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com