TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA ADM

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

DÉBORAH DE PAULA MATOSO ARAÚJO SILVA















Reformulação empresarial

















Curvelo
2013


Déborah de paula matoso araújo silva

















reformulação empresarial









Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração II, Introdução à Contabilidade, Introdução à Economia e Matemática.

Prof. Ivan Campos, Vânia Silva, Helenara R. Sampaio e Regina Malassise








Curvelo

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Reestruturação e reorganização da empresa.
2.2 Elementos da Administração
Planejamento
Organização
Direção
Controle
2.3 Criação de áreas específicas e utilização dos elementos da administração
Recursos Humanos
Finanças e Contabilidade
Marketing
Produção
Economia e Sustentabilidade
2.4 Níveis hierárquicos
2.5 Linhas de crédito

4 CONCLUSÃO 14
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.15


INTRODUÇÃO


A Organização de uma empresa faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de qualquer projeto.
Os elementos da administração planejamento, organização, direção e controle são implantados para obtenção de parâmetros a serem seguidos, atingimento de metas estabelecidas e acompanhamento de resultados. Toda empresa precisa de um modelo estratégico que impulsione o
desenvolvimento, a competitividade e garanta a prosperidade da organização de uma forma sustentável e contínua.








DESENVOLVIMENTO





2.1 A empresa será reestruturada tendo as áreas específicas e necessárias para o bom funcionamento de uma organização.

2.2 Elementos da Administração:


Planejamento
Processo no qual se identifica aonde se quer chegar, para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível, é um processo interminável com um pensamento no futuro está diretamente ligado à tomada de decisões envolvendo riscos; ter uma organização das atividades necessárias para a execução dessas decisões e medição do resultado dessas decisões com as expectativas.

Com o planejamento vamos definir o negócio (Missão, Visão e Valores da empresa) e o que realmente é o foco de negócio dessa empresa. Precisamos fazer uma análise do mercado interno e externo, principalmente por que atualmente tudo está em constante mudança, e montar um plano de negócios, que seria criar uma estratégia para que façamos todo o planejamento funcionar perfeitamente.

Organização


Na organização deveremos determinar quais tarefas, métodos e recursos que utilizaremos e finalizar com a definição de cargos e funções. A organização fornecerá uma síntese da empresa em termos de responsabilidades com pessoal, custos e receita.

Direção

Acionamento e dinamização da empresa, fazendo a mesma funcionar. Atuação e ordenação dos trabalhos já definidos pela determinação de cargos e funções na organização, sempre tendo algo para motivar e orientar. Repassar as metas superiores e traçar planos seguindo as orientações, sempre verificando a possibilidade de execução e ouvindo os colaboradores com seus questionamentos. Estabelecer documentos normativos da empresa que possam servir de base para todos os trabalhos realizados dentro da instituição.


Controle

É o gerenciamento de todos os processos. Pode-se fazer um levantamento de dados estatísticos dos resultados obtidos, fazer uma pesquisa de clima

organizacional para verificação da satisfação dos clientes internos e comparar os resultados com os levantamentos do planejamento, organização e direção de modo a corrigir os erros ou de divulgar a participação especial de alguma área para o alcance de metas fazendo assim o reconhecimento do potencial humano existente nessa empresa e estimulando os demais funcionários a ser exemplo.




2.3 Áreas que serão criadas na Empresa do Sr Eustáquio:

Áreas de Recursos Humanos



Gestão de pessoas “é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Planejamento:
Analisar o ambiente interno e externo
Caracterizar os cargos e funções
Organização:
Fazer uma análise ambiental dos problemas externos para, por exemplo, da análise da concorrência e uma cuidadosa análise do ambiente organizacional interno que influenciam diretamente no atingimento dos objetivos empresariais.

Analisar as características dos cargos que terão seu perfil modificado em função do Plano Estratégico. É importante que a empresa defina seus cargos mais importantes, que deverão ser ocupados por profissionais com alto nível de qualificação.


Direção:
Fazer

levantamentos com os próprios consumidores e um levantamento da concorrência (mercado) e esses dados podem ser utilizados como subsídios para a empresa se situar em seu contexto de mercado de trabalho e as pressões ambientais que certamente deverá sofrer
Ter sempre atualizado as pastas pessoais dos funcionários para possível adequação de cargos e carreiras, fazer a pesquisa de clima organizacional .


Controle:
Planílhas para atualizações trimestrais.
Promoção de treinamentos internos; ajuda com bolsas de estudos

Área de Finanças e Contabilidade

Organiza o setor financeiro e patrimonial da empresa.
Planejamento:
Criar dentro da empresa um setor de contabilidade financeira
Selecionar uma pessoa para verificação constante de apuração de supostos prejuízos.
Organização:
Gerenciar a execução orçamentária, compatibilizando a receita e a despesa, liquidar despesas, realizar a conciliação dos saldos bancários relativos as contas sob seu controle; organizar, controlar e supervisionar a descentralização dos recursos orçamentários e financeiros, orientar, coordenar e instruir, sob o ponto de vista técnico, os órgãos operacionais da organização, controlar o desembolso, fornecer ao Presidente o relatório contábil.
Fornecer toda documentação que comprove os prejuízos à empresa informando toda a situação e os envolvidos
Direção:
Utilizar de tabelas e dados retirados de históricos da organização
Controle:
Atualização periódica das tabelas e verificação do aumento de produção e lucro.
Verificar o índice de prejuízos da empresa utilizando-se dos acompanhamentos de prejuízos a apurar.

[pic]


Área de Marketing

“Processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.” É utilizado para divulgação dos produtos da empresa e também da imagem da mesma.
Planejamento:
Análise do ambiente de negócios
Estudo de mercado e adequação dos funcionários a imagem da empresa
Organização:
Verificar as oportunidades e ameaças externas, as forças e as fraqueza da empresa
Confeccionar unifome e crachás para os funcionários.
Direção:
Sempre atualizar o meio de comunicaçao e perceber qual está dando mais resultados
Controle:
Criar uma base de dados e as fontes de consulta; indicando a freqüência de acompanhamento, se será diária, semanal, mensal ou semestral e assim poderá saber se está dando o retorno esperado. Deve ser fixada a data em que será feita a análise geral dos resultados em confronto com os dados iniciais do plano.


Área de Produção
A área de produção desenvolve produtos ou serviços a partir de materiais, informações ou necessidade dos consumidores. É a produção de bens e serviços de uma empresa
Planejamento:
O que produzir
Onde produzir
Organização:
Buscar informações que demonstrem a necessidade e quantidade da demanda do produto a ser produzido
Produzir no espaço da organização dentro dos limites da capacidade de produção ou buscar parcerias para ampliação da mesma
Direção:
Administrar materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança Controle:
Fiscalizar e acompanhar os processos produtivos pesquisando sobre o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano está sendo realizado.


Área de Economia e Sustentabilidade

A sustentabilidade desempenha funções econômicas, entendidas como qualquer serviço que contribua para a melhoria do bem-estar, do padrão de vida e para o desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento econômico-sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades, visando buscar lucros para empresa utilizando de recursos naturais.

Planejamento:
Fabricação do plástico biodegradável de cana de açucar
Receber dos clientes os plásticos que irão descartar, e fazer a reciclagem na própria empresa.


Organização:
Nas próprias embalagens colocar um endereço para entrega das embalagens que seriam descartadas.

Direção:
Fazer pesquisas e utilizar a cana de açucar para fabricação de produtos que aceitem a fórmula


Controle:
Disponibizar um número de telefone para clientes elogiarem, reclamarem e com isso fazer um acompanhamento de todos os processos relacionados a produção.


2.4 Toda organização possui três níveis hierárquicos:

O nível hierárquico estratégico baseia-se nos fundamentos estratégicos da organização: missão, visão, valores e crenças, onde também são criados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. As pessoas que estão neste nível têm funções de comandar todas as áreas da empresa com planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro. Esse nível prover o recurso necessário para que os níveis tático e operacional possam cumprir com eficiência e eficácia suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com