TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Contingencial

Por:   •  9/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

Teoria contingencial

Flavia Hosne de Freitas Galvão*

Alex Alves Souza**

 Daniel Gonçalves Santos da Cruz **

Èriston Jhonata de Araújo**

José Alves de Morais Filho**

Ricardo Alexandre Guerra**

Resumo

Este trabalho apresenta a teoria contingencial de forma a mostrar sua origem, ênfase, princípios e também a sua utilização na gestão atual.

A sua origem deu-se por meio de várias pesquisas sobre o ambiente, estrutura e tecnologia dentro das organizações. A teoria tem o objetivo de mostrar que não há um único modo de organizar uma empresa como era mostrado na teoria clássica, assim ela explica como o ambiente influência nas tomadas de decisões das empresas com relação a sua própria estrutura. Abordamos também as diferenças das organizações mecânicas e orgânicas e como os estudos delas contribuíram para a criação da teoria, além disso explicamos quais são os ambientes ao redor das organizações e o que cada ambiente influencia na sua estrutura.

            O trabalho também dá ênfase a aplicação dessa teoria na gestão atual, e demonstra que a tecnologia e outros fatores possuem grande influência na empresa.

Palavras-chave: Organizações. Ambiente. Tecnologia  

Abstract

This paper presents the contingency theory in order to show its origin, emphasis, principles and its use in current management. Its origin came about through several researches on the environment, structure and technology within the organizations. The theory aims to show that there is not a single way to organize a business as it was shown in classical theory, so it explains how the environment influences corporate decision-making with respect to its own structure. We also discuss the differences of mechanical and organic organizations and how their studies contributed to the creation of the theory. In addition, we explain the environments around organizations and what each environment influences in their structure. The work also emphasizes the application of this theory in current management, and demonstrates that technology and other factors have great influence on the company.

Palavras-chave:  Organizations. Environment. Technology.

[pic 1]


1 – INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar de uma maneira analítica à Teoria Contingencial da administração, ela surgiu por meio de vários estudos realizados na década de 1960, feitos para identificar qual o modelo ideal de estrutura organizacional para determinados tipos de empresas. A execução desse trabalho visa mostrar para o administrador, que não existe uma única maneira de organizar, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais, além disso, busca-se compreender a influência da Teoria Contingencial no modelo de gestão das organizações atuais.

  1. PROBLEMA.

Dois grandes problemas das organizações modernas são o ambiente e a tecnologia, sendo que o ambiente pode ou não mudar. Se por um lado o ambiente oferece recursos e oportunidades, por outro impõe ameaças e intimidação. Já a   tecnologia assumiu um importante papel na teoria administrativa e se renova a cada instante, se tornando uma variável importante para cada ambiente.

IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Chiavenato ( 2004) afirma que os efeitos da globalização e consequentemente a tecnologia resultam em mudanças costantes na estrutura organizacional das empresas, pois ela influencia a organização nos seguintes aspectos:

  1. Determina a forma de organização – Imperativo Tecnológico;
  2. É um dos principais fatores de vantagem comparativa ou competitiva das organizações;
  3. Interfere diretamente no ambiente, sendo um dos principais fatores que alteram sua dinâmica;
  4. Barateia custos de produção e aperfeiçoa a qualidade dos produtos;
  5. Requer perfil diferenciado dos trabalhadores, demandando maiores conhecimentos na proporção em que se torna mais avançada;
  6. Reduz a necessidade de mão-de-obra.

2 – TEORIA CONTINGENCIAL

2.1 – DEFINIÇÃO

Segundo Chiavenato ( 2004, p. 390) A palavra Contingencia significa algo incerto ou eventual, podendo suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Refere-se a uma proposta cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pela evidencia, e não pela razão.

       Ainda segundo o autor essa abordagem salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo apenas um único e exclusivo modelo de organização, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançarem os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos das organizações.

2.2 – ENFASE

                 Na teoria da Contingência a ênfase recai no ambiente e na tecnologia, sem desprezar as tarefas, as pessoas e a estrutura, sendo que esta última passa a ser um dos pilares dessa abordagem.

2.3 – PRINCIPIOS DA TEORIA

        A teoria da Contingencia apresenta os seguintes aspectos básicos:

  • A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
  • As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
  • As características ambientais funcionam como variais independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes.

 2.4 – ORIGEM DA TEORIA CONTINGENCIAL

CHIVEANATO, (2003). Afirma que a teoria da contingência surgiu por meio de várias pesquisas que tinham como objetivo verificar se a estrutura organizacional das empresas seguia o modelo clássico, ou seja, a divisão de tarefas, especialização dos funcionários etc. Os estudos buscaram compreender como as empresas tinham sua organização afetada pelo ambiente externo.

              O ambiente é aquilo que está ao redor da organização e por ser muito vasto está dividido em dois seguimentos:

             Ambiente geral: é constituido de todos os fatores sociais, econômicos, políticos, legais, culturais, demográficos que ocorem no mundo. Este é o ambiente que  influenciam todas as organizações, como suas estratégias e seu modo de agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com