TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral De Sistema

Por:   •  30/8/2015  •  Monografia  •  6.564 Palavras (27 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 27

Teoria Geral De Sistema

Por: joji  •  31/5/2014  •  6.183 Palavras (25 Páginas)  •  25 Visualizações

1. RELATÓRIO 1 - CONCEITOS INICIAIS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um projeto de implantação de um Sistema de Informação para a descentralização e desburocratização dos processos da empresa do desafio proposto.

OBJETIVO DO RELATÓRIO 1

Compreender os conceitos primordiais da Teoria Geral de Sistemas, bem como identificar os componentes de um sistema e as relações existentes entre Sistemas de Informação e o Ambiente Organizacional.

1.1. DADOS

Descrição: Dado é um elemento ou valor na sua forma mais primitiva, sem nenhum tratamento ou modificação.

Conclusão: As pessoas confunde informação com dado e vice versa, pois aparente mente o conceito de ambos são os mesmos, pois a informação e o dado são apresentados, o que muda é a forma que são apresentados, com mais ou menos atributos.

 

1.2. INFORMAÇÃO

Descrição: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização dos dados, de tal forma que represente uma modificação quantitativa ou qualitativa no conhecimento do sistema pessoa ou máquina que a recebe.

Conclusão: As informações constituem elementos estratégicos para as organizações empresariais, pois servem de suporte ao processo decisório de seus administradores, além disso informações corretas facilitam a implementação de medidas organizacionais e propicia a melhoria no desempenho de setores ou departamentos.

1.3. SISTEMAS

Descrição: Sistema é um conjunto de componentes ou elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração.

Conclusão: Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. No nosso caso da informática o sistema trabalha com o fluxo de dados ou informações e os processa através da comunica entre os componentes ou elementos do sistema.

Um boa integração dos elementos ou componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras.

A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência ou eficácia. Por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento, vindo a causar inclusive falha completa, pane, queda do sistema etc. Exemplo clássico é a tela azul do Microsoft Windows.  

1.4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Descrição: Sistema de informação tem como objetivo a coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuição de informações.

Conclusão: Na maioria das vezes, os sistemas de informação são integrados e por isso operam de forma conjunta e um subsistema alimentando ou fornecendo informações para um sistema maior.

1.4.1. - QUAIS OS DADOS QUE DEVEM SER PROCESSADOS PARA A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA EMPRESA?

Resposta na tabela 1.1.

1.4.2. - QUAIS INFORMAÇÕES SÃO GERADAS DEPOIS DE PROCESSADOS OS DADOS?

Resposta na tabela 1.1

Tabela 1: Dados e Informações

Setores de uma Empresa Dados (Questão 1) Informação(Questão 2)

Vendas ● Preenchimento do formulário em papel do pedido. ● Quantidade de pedidos

● Quantidade de clientes

● Produtos do estoque ● Quantidade de produtos no estoque.

● Tipos de produtos

● Marcas de produtos

● Produtos mais vendidos

Gerencia ● valor a receber (venda) ● Volume financeiro.

● Fluxo de caixa

● Contas a receber.

● confirmação do pagamento do pedido. ● Quantidades de produtos vendidos.

● valor a ser pago a fornecedores. ● Contas a pagar.

● reposição do estoque ● Quantidade de produtos a ser comprado.

● Lista de fornecedores.

● fechamento ● Controle de horário dos funcionários.

● folha de pagamentos ● Controle de férias

Almoxarifado ● conferência do formulário do pedido entregue pelo cliente ● conferência do formulário do pedido entregue pelo cliente (verificar produto solicitado, verificar se possui o carimbo do gerente confirmando o pagamento)

● Baixa do produto no livro de estoque ● Quantidade de produtos no estoque.

Fonte: Elaborada pelos próprios autores

1.4.3. - COMO ESTAS INFORMAÇÕES DEVEM SER TRATADAS PARA QUE SIRVAM DE BASE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO NESTA EMPRESA ?

Essas informações devem ser tratadas utilizando recursos tecnológicos que transformam dados em informação.Os sistemas de informação apóiam as operações e a tomada de decisão.

Precisamos criar e implantar um Sistema de Informação para a descentralização das atribuições do gerente, que está sobre carregado, e desburocrátizar os processos dessa empresa, retirando os dados que estão em formulário em papel e livros.

Com base nas informações descritas acima podemos identificar os dados e as informações geradas e assim visualizar quais setores estão mais sobre carregados em comparação aos outros, assim podendo fazer uma melhor distribuição das funções, e melhorar a eficiência e eficácia da empresa.

Em paralelo as analises dos dados faremos uma pesquisa de satisfação dos clientes e funcionários na forma em que atualmente são realizados os processos de compra, coletando sugestões para implantar um Sistema de Informação melhor e menos burocrático.  

CONCLUSÃO

Neste começo da ATPS, observamos que iremos ter um grande desafio pela frente, para implantar um sistema do zero.

Levantar dados com o gerente que já está sobre carregado. E não irá ter tempo para nos atender como seria necessários e nos fornecerá informações truncadas e imprecisas, com certeza iremos precisar reparar muito detalhes, que o gerente não irá conseguir nos informar. Será como arrumar um avião em pleno voo.

Também iremos enfrentar muita resistência a mudança, pois o ser humano tem um comportamento paradoxal. Ao mesmo tempo em que almeja o progresso e a eficiência ou eficácia, tem receio de mudanças que representem alguma perda de controle ou a necessidade de aprender algo novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com