TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração – Abordagem Estruturalista da Administração

Por:   •  27/4/2015  •  Ensaio  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4] [pic 5]

INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Certificado Profissional em Administração Pública do tipo 2

34º CPSAP 2

Módulo III – Gestão Organizacional

Tema 2: Teoria Geral da Administração – Abordagem Estruturalista da Administração

  • Modelo Burocrático da Administração
  • Teoria das Relações Humanas

           

Formandos:

David

                                  Maputo, 20 de Junho de 2013

CAPÍTULO I: Introdução

O presente tema faz uma abordagem da Burocracia, como modelo de organização social que dominou o mundo a partir do século XIX, tendo sido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração, na forma de um modelo de gestão largamente adoptado pelas organizações.

As organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional, as decisões são tomadas de maneira impessoal. A Burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, cada tarefa deve constituir rotina de modo a ser executada sempre de maneira padronizada, e o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa e promoção.

Todavia, apesar de pretender dotar as organizações de confiabilidade e segurança administrativa, o modelo burocrático costuma ocasionar uma série de disfunções resultantes do excesso de normas e de padronização de rotina, aliado a rigidez hierárquica que dificulta a adaptação das decisões quando as circunstâncias específicas assim o recomender.

Neste trabalho, aborda-se ainda a Teoria das Relações Humanas, um movimento de reacção e oposição à Teoria Clássica da Administração que surgiu nos Estados Unidos da América como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne.

Esta experiência inclui a integração social e o comportamento social dos empregados, necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensas e sansações não materiais, o estudo dos grupos e organizações informais, o despertar para as relações humanas dentro das organizações, a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas e a importância do conteúdo do cargo para as pessoas que os realizam.

Por último, apresenta um estudo de caso, fazendo análise visando a Direcção Nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde e, conclusões em volta do tema.

  1. Objectivos

 Objectivo geral:

  • Compreender o Modelo da Burocracia e da Teoria das Relações Humanas

Objectivos específicos:

  • Identificar e definir os modelos da burucracia;
  • Descrever a teoria da burocracia e das relações humanas e
  • Mostrar a preocupação psicológica e sociológica quanto á influência massificante da civilização industrial sobre o ser humano e o novo papel da Administração.

  1. Metodologia

O presente trabalho foi realizado com base em consultas Bibliográficas, pesquisa documental (legislação específica) e para o seu enriquecimento fez análise do estudo de caso.

CAPÍTULO II: REVISÃO DA LITERATURA

2.1. Conceitos Básicos

Para melhor compreensão deste trabalho, torna-se necessário, inicialmente, considerar alguns conceitos, nomeadamente: Burocracia, relações humanas, autoridade e poder.

  • Organizações são formações sociais articuladas, em sua totalidade com um número necessário de membros. Tem funções internas diferenciadas, possuem de maneira consciente, fins e objectivos específicos e estão ordenados de forma racional, pelo menos intencionalmente, tendo em vista o cumprimento desses fins e objectivos”. (Mayntz citado por Lakatos, 2007:23)
  • Administração: é o processo de planear, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objectivos organizacionais.” (Chiavenato, 2003:11)
  • Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade e na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, afim de garantir a maxima eficiencia possivel no alcance desses objectivos” (Chiavenato, 2003:258).
  • Segundo o conceito popular, a Burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregue com sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. (Chiavenato, 2003:262).
  • Burocracia é a organização por excelência. (Max Weber citado por Chiavenato, 2003:262).
  • “Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecida. A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado”. (Chiavenato, 2003:259)
  • Poder implica potencial para exercer influência sobre outras pessoas”. Chiavenato, 2003:259)
  • “O Poder significa a probabilidade de impor a propria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra qualquer forma de resistencia e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade”. (Weber citado por Chiavenato, 2003:259)
  • Relações humanas, significa a interação social existente entre pessoas e grupos através de acções e atitudes. (Chiavenato, 2003:113)

2.2.Teoria da Burocracia

De acordo com Chiavenato (2003), a teoria da burocracia desenvolveu-se na administração por volta da década de 1940, teve como precursor Max Weber (1864-1920) formado em Engenharia de Minas, trabalhou toda a vida, de 1860 a 1918, na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Em 1888, passou a gerente geral, transformando a empresa muito deficitária em um grande sucesso e,  teve como ênfase: Estrutura. E, neste caso a Teoria Burocrática tem como origens:

  • Fragilidade e parcialidade da teoria clássica e da teoria das relações humanas, que não possibilitariam uma abordagem global e intergrada dos problemas organizacionais. Revelavam pontos de vistas estremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo;

  • A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como comportamento dos membros dela participantes, e aplícavel nâo somente às fábricas, mas a todas as forma da organizaçâo humana e principalmente às empresas;

  • O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos e;

 

  • O ressurgimento da sociologia da burocracia a partir da descoberta dos trabalho de Max Weber, que propõe um modelo da organizaçâo ao qual as organizações passaram a aderir.

2.1.1 Tipos da Sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com