TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral de Seguros

Por:   •  8/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

O fundo de reserva é criado pelo mercado segurador com os recursos advindos dos pagamentos de prêmios feitos pelos segurados. A finalidade primordial desse fundo é garantir o pagamento de quaisquer reivindicações (indenizações de sinistros) presentes ou futuras do segurado, na possibilidade de ocorrer um evento/acidente que tenha a cobertura das apólices vigentes.

Isso, por si só, já é uma contribuição à economia, pois fornece estabilidade econômica, reduzindo significativamente os riscos de perdas financeiras inesperadas seja para indivíduos, seja para as empresas.

Esse fundo de reserva criado se constitui, portanto, na acumulação de recursos e é uma modalidade de poupança interna, pois o capital permanece disponível para o mercado consumidor/produtivo/governamental interno, possibilitando que investimentos em projetos de longo prazo sejam efetuados.

Uma parcela significativa, se não a maior parte, desses recursos originários das provisões técnicas das seguradoras é investida em fundos de investimento de perfil conservador e com alcance de longo prazo. Dessa forma financia ao mesmo tempo os setores público e privado que, porventura, tenham emitidos os títulos que compõe as carteiras desses fundos.

Além disso, investem também diretamente em títulos do governo, compram ações na bolsa de valores e adquirem/investem em outros instrumentos financeiros, com isso ajudando a financiar a economia, aumentando a disponibilidade de capital para investimentos produtivos, sejam públicos ou privados.

O mercado segurador (com uma tendência de alta para 2023) possibilita a criação de liquidez para investimentos em projetos de longo prazo e em infraestrutura fabril, logística e produtiva, que são normalmente escassos ou pouco eficientes em países com status de em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Isso contribui na expansão da economia nacional e na melhoria da eficiência das empresas na produção e na oferta de bens e serviços.

Na ausência desses fundos de reserva, os indivíduos, organizações empresariais e governos teriam menos acesso a crédito e, logo, consumiriam menos e teriam a obrigação de poupar mais, em tese, para a acumulação de fundos que os permitissem novos investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com