TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria das Relações Humanas

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSO - Universidade Salgado Oliveira

Resenha Teoria Geral da Administração

Teoria das Relações Humanas

. A Teoria das Relações Humanas surgiu por volta de 1927, com liderança de Elton Mayo, professor de Harvard e considerado o “pai da teoria”

Essa teoria surgiu a partir de experiências na fábrica de equipamentos eletrônicos Western Eletric Company, também conhecido como experimento de Hawthorne.

O objetivo do experimento de Hawthorne inicialmente era explicar como seu ambiente de trabalho interferia na produtividade. Os primeiros resultados apresentavam cansaço, os acidentes em serviço e condições físicas dos trabalhadores. Inicialmente foi descartada e deveras ignorada a hipótese de fatores psicológicos intervirem no potencial dos operários, fator que levou a experiência até os anos de 1932 devido a Grande Depressão dos EUA, em 1929, que obrigou a suspensão das experiências.

4 Fases da Experiência de Hawthorne

A experiência de Hawthorne, conduzida por Elton Mayo, dividiu-se em 4 fases:

A primeira fase pretendia-se verificar o efeito sobre o rendimento dos operários. Para isso, tomou-se dois grupos em salas diferentes, que faziam os mesmos trabalhos, em condições idênticas sendo um grupo experimental ou de referência, que trabalhava sob a luz variável e o outro grupo, o de controle que trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo.

Para a surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários), mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico. Baseados em suas suposições pessoais, os operários se julgaram na obrigação de produzir mais quando a iluminação aumentava, já que quando diminuía a iluminação o mesmo ocorria com a produção, veio quando os pesquisadores trocaram as lâmpadas por outras de mesma potência (fazendo os operários crerem que a intensidade variava) e o rendimento variava de acordo com a luminosidade que os operários supunham trabalhar.

A segunda fase, o primeiro grupo contava com seis moças, das quais cinco montavam o equipamento e a sexta era responsável por fornecer as peças necessárias ao trabalho. O segundo contava com um contador de peças que marcava a produção. A pesquisa com o primeiro grupo foi subdividida em doze fases e constatou-se que as moças não temiam a supervisão porque a consideram branda, ao contrário do grupo dois; o ambiente amistoso aumentava a satisfação no trabalho; tornaram-se amigas; desenvolveram objetivos comuns como aumentar a produtividade.

Na terceira fase os pesquisadores deixaram de analisar as condições físicas e priorizaram as relações humanas no trabalho. Em 1928, teve o início um programa que tinha como objetivo ouvir sugestões e conhecer melhor os sentimentos das funcionárias no trabalho. Em 1931, passou-se a adotar o sistema de entrevistas não diretiva, no qual os empregados podiam se expressar sem interferência do entrevistador.

Na quarta fase consistia na observação da organização informal das operarias e o sistema de pagamento foi organizado de acordo com a produção de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com