TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ARQUITETUTA E URBANISMO

Título: La Defense, Paris, FRA

Componentes:

                

Arquitetura e Urbanismo – 1ºAU–20A  Manhã - Campus Norte

Disciplina: THAU – Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Prof. Dr. Mário Caldeira

São Paulo

2017

  1. Características da cidade:

        Para relatarmos o urbanismo do distrito La Defense, localizado na área suburbana de Paris, precisamos voltar na história, mais precisamente em 1853, quando se dá início a reestruturação urbanística em Paris, a pedido do imperador Napoleão III, para comandar esse enorme projeto urbano de modernização é indicado George Eugene Hassmann, é considerado um dos maiores prefeitos de todos os tempos, ele foi o responsável por transformar Paris em uma cidade referência para toda a Europa.

        Antes dessa reurbanização a cidade de Paris era precária, exposta a doenças e sem nenhuma higiene, a topografia de Paris da época, eram casas amontoadas, ruas estreitas e vielas perigosas, sistema de esgoto a céu aberto, ar puro inexistente e luz do sol insuficiente, todos estes fatos contribuíram para que o centro povoado da Vieux Paris ( Vila de Paris) fosse uma ameaça permanente à integridade de seus habitantes, onde sem sobra de dúvida só crescia as pragas, tifo e o tétano.

        Pouco havia mudado da Paris  medieval até a metade do século XIX. Desde o século XVIII, o Iluminismo provocaria uma significativa alteração nas mentalidades e conhecimentos, mas o que imperava no traçado urbano da capital era o antigo labirinto herdado dos tempos góticos. Diante de todos esses relatos negativos, foi assim a situação que o prefeito Hassmann recebeu autorização do imperador para travar sua guerra contra o passado e implantar a metrópole iluminista às margens do rio Sena.

        O destemido prefeito rasgou a antiga Paris em todas as direções, com disposição e coragem para fazer incontáveis desapropriações, tendo o poder do imperador como suporte às mudanças. A antiga Paris foi posta abaixo, em seu lugar, surgiram ruas largas com amplos bulevares, todos com construções padronizadas, inclusas nesta modificação serviço de esgoto, gás encanado, iluminação pública e abastecimento de água tratada fornecida por 600km de aquedutos. No lugar das 120 mil habitações demolidas por Hassmann surgiram 320 mil novas edificações modernas, em 300km de novas vias, nesse novo projeto urbanístico a altura padrão dos novos prédios não ultrapassava aos 6 andares, e os novos edifícios tinha padronização estabelecidas pela prefeitura, estavam inclusos espaços para parques públicos, estações ferroviárias para receber os trens vindos do interior e desembarcassem dentro da cidade.

        A partir daí, é produzido um urbanismo totalmente racionalista visando apenas à técnica e desconsiderando o aspecto histórico. O foco principal é a melhoria da circulação para as pessoas, o acesso rápido a toda a cidade com visão estratégica, estabelecendo uma imagem de modernidade. Essa mudança de conceito envolve também a questão de limpeza pública, insalubridade e benfeitorias públicas, são eliminados bairros considerados degradados, as novas avenidas são arborizadas e recebem sistema de iluminação e gás encanado, algo inédito para aquela época.

        Surge a figura do quarteirão que é determinado pelo novo sistema viário, neste caso é o quarteirão residual, ou seja, configurado a partir da “sobra” depois de definido o traçado viário. São definidas as leis de ocupação: cada lote é perpendicular à rua e tem a mesma medida padrão, os edifícios passam  a ter leis de padronização para as fachadas, a tipologia urbana segue um padrão pré-definido, passam a ter padronização arquitetônica, as galerias e passagens passam a ter função comercial, ou seja, multifuncionalidade do quarteirão e abrigam cafés e lojas. São definidas áreas especiais para estações ferroviárias, Paris foi dividida em 20 distritos.

Distrito de La Defense:

        A ideia de criar uma área dedicada aos negócios e ao trabalho, de aspecto prático e moderno, inicia-se após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1950. Os Estados Unidos serviu de inspiração, os projetos datados dessa época lembram muito as estruturas de algumas cidades americanas.

        O local escolhido faz parte dos municípios de Coubervoie, Puteaux e Nanterre, localizado a noroeste de Paris. É uma área de cerca de 160 hectares, que antigamente era uma região rural composta por moinhos. A construção do distrito de La Defense inicia-se nos anos 60, situado numa larga avenida que parte do Arco do Triunfo, a zona de La Defense é um dos distritos comerciais mais importante da Europa, um dos primeiros edifícios a serem construídos foi CNIT – Centre de Nouvelles Industries e Technologies de 1958, com seu telhado de 230m de comprimento, uma arquitetura revolucionária para a época.

[pic 2]

        O nome La Defense tem origem na importância do lugar: ali já havia uma estátua de bronze em homenagem aos soldados franceses que, mesmo perdendo a guerra, resistiram bravamente às tropas da Prússia, em meados do século XIX, durante o governo – que depôs Napoleão III – e assim o local foi chamado de Defesa Nacional, batizada de La Defense de Paris, a estátua foi incorporada pelo bairro e faz um bonito contraste com a modernidade que ali foi projetada.[pic 3]

[pic 4]

        Mas o bairro não tem muito sucesso, nem o cronograma das construções são obedecidos, das 24 torres previstas, só sete são construídas na primeira década. No começo dos anos 1970, mas com a crise do petróleo de 1974, alguns prédios são abandonados ou sublocados, é cada vez menos procurado pelas empresas. O plano de 1964 modifica-se para aumentar a superfície dos imóveis, os perímetros de 100mil m2 faz aparecer grandes edifícios.

        A partir da década de 80 as coisas começam a mudar e o bairro é reativado, inicia-se a construção do gigantesco shopping Quatre Temps, com isso torna a região mais viva e não só as empresas como as pessoas invadem o bairro. As dimensões dos edifícios tornam-se ainda maiores: uma selva de concreto, aço e vidro, cuja a vista se projeta ainda mais longe.

  1. Projeto de Intervenção Urbana:

        Analisando pelo lado do urbanismo, o planejamento urbano da periferia do bairro La Defense foi um grande sucesso. As torres foram projetadas para acolher as sedes das empresas e organismos administrativos que se instalaram no bairro. Segundo nossa pesquisa, na época da construção do La Defense, o projeto era visto como uma mini Brasília, uma Paris paralela, uma cidade nova onde seriam concentradas as funções administrativas. Hoje, o La Defense é também um bairro residencial, dotado de uma tendência Eco/Bairro, ou seja, os funcionários dos escritórios que trabalham nas torres convivem com os locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (833.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com