TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Alemã - Teoria e Historia do Urbanismo

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

THIAGO MOREIRA DA COSTA BASTOS

MR-04

A ESCOLA ALEMA – TEXTO 1

SALVADOR-BA

2015

THIAGO MOREIRA DA COSTA BASTOS

MR-04

A ESCOLA ALEMA – TEXTO 1

Trabalho apresentado pelo aluno Thiago Moreira da Costa Bastos, a professor Raphael Cloux, para obtenção de nota, em exigência da disciplina de Teoria e Historia do Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo.

SALVADOR-BA

2015

A ESCOLA ALEMA, SEGUNDO BARBARA FREITAG

Barbara Freitag faz uma seleção de autores, já que não tem como tratar de todos os pensadores alemães. São estes: George Simmel (1858-1918), Max Weber (1864-1920), Walter Bejamin (1892-1940) e Ronald Daus (1943-).

George Simmel nasceu m Berlim. Estudou filosofia e historia, doutorando-se com lima tese sobre Kant. Seus ensaios faziam grande sucesso na Franca e nos Estados Unidos, onde era conhecido mais que sua cidade natal.

As ideias de Simmel podem ser resumidas em sete teses:

- A cidade cria as tensões psicológicas para a intensificação e o aumento da vida nervosa e a vida mental dos que habitam a cidade.

- As cidades grandes foram, desde os seus primórdios, a sede da economia as coisas são monetária.

- Destaque ao ódio de pensadores como Nietzsche a cidade grande, que na opinião de Simmel remonta a exigência de que na cidade grande tem pontualidade, calculabilidade, exatidão, e anonimato.

-O fato de que as coisas são mesmo compráveis, mesmo o amor.

- Cidade como sede do cosmopolitismo.

- As grandes cidades como lugares de alta divisão econômica e social de trabalho.

- A cidade como novo valor histórico de espirtito graças as qualidades e características da metrópole.

Max Weber nasceu na Turingia. Seus esnasios eram baseados na sociologia da religião, da politica, do direito, entre outros temas. Weber discorre sobre os seus temas: Conceito e categoria da Cidade, Cidade do oriente, Cidade da Idade Media e na Antiguidade, Cidade Plebeia, Democracia na antiguidade e idade media. A noção elementar de cidade, para Weber, esta ligada a localidade , um assentamento fechado a casas, muitas vezes uma encostada na outra.  

Weber subordina sua sociologia da cidade a sociologia da dominação.  Sobre cidade oriental, resumindo, para Weber, era uma cidade que constituí a partir de uma cidade feudal.

Walter Bejamin nasceu em Berlim, filho de Judeus ricos. Segundo Barbara, ele pode não pode ser considerado um sociólogo urbano. Era um perambulador que circulava pelas ruas de Paris, consagrando assim o conceito de flaneur. Beijamin pertence a classe entre os teóricos do “antes” e “depois” da segunda guerra mundial.

Robert Daus bebeu da mesma fonte de Bejamin, enfatizando os ramnces nas metrópoles. Analisando cidades extraeuropeias e culturas de praia, com base na vida urbana. Daus mostra como o entorno das cidades serve de amortecedor para os centros culturais e suas áreas de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com