TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terceirização de Serviços

Por:   •  26/9/2019  •  Monografia  •  15.245 Palavras (61 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 61

INTRODUÇÃO

A terceirização é uma técnica moderna de administração que as empresas atuais estão, cada vez mais, adotando em suas formas de planejamento estratégico visando reduções de custo e melhoria de processos.

Em resumo, terceirizar é transferir para terceiros determinadas atividades e processos da rede de operações que eram executadas pela própria empresa com os seus recursos internos. Em uma definição mais simplista, podemos dizer que a terceirização é transferência de responsabilidade do serviço, ou parte desse serviço, de uma empresa para outra.

Como toda técnica, está também possui vantagens e desvantagens em sua implementação que devem ser considerados pela empresa que pretende adota-la, é possível observar economia de escala e estruturação mais definida e simplista em um processo de terceirização, fatos que levam as empresas trabalharem casa vez mais, esta técnica para alcançar modelos de estruturas mais flexíveis, ágeis e comprometidas com seu escopo principal, sua vocação e com maior valor agregado ao negócio.

Neste contexto, podemos observar que a terceirização de serviços também ocorre no mundo empresarial com a mesma freqüência e Constancia dos demais itens terceirizados. Com isso, é verificado no mercado que a terceirização de serviços também levou ás empresas a uma redução dos seus custos através da racionalização de suas ações e como tática estratégica de redução de custo, sendo considerada, por muitos, uma tendência de mercado que se verifica em empresas de vários segmentos.

Este trabalho irá focar a terceirização de serviços em transportes de cargas aérea, sendo analisada a empresa aérea TAM, mas precisamente a TAM EXPRESS que surgiu com o intuito de satisfazer as necessidades de expedição e logística dos clientes.

Para isso, o trabalho foi formulado através de pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa, abrangendo pesquisar bibliografias sobre o tema de terceirização e terceirização de serviços, bem como entrevistas e contatos abertos com funcionários da empresa, independentemente de idade e tempo de serviços (através de e-mail que podem ser verificados nos anexo) para complementação dos dados referentes ao estudo de caso apresentado.

A metodologia utilizada neste trabalho tem por objetivo dar embasamento para realização de pesquisas (bibliográficas e em campo) para que dessa forma, seja possível avaliar a problemática sugerida que se refere à ampliação da cobertura geográfica do atendimento ao cliente beneficiada pelo processo de terceirização de serviços elaborado pela empresa em estudo.

Na primeira parte do trabalho é possível verificar todo o referencial teórico efetuado através de intensa pesquisa bibliográfica do tema buscando sanar dúvidas e clarificar as informações sobre a terceirização de serviços.

Na segunda parte, verifica-se o estudo de caso da empresa TAM (neste caso, com foco na TAM EXPRESS) repleto de dados e informações colhidas na própria empresa que pretendem demonstrar os serviços executados, os processos de terceirização que a empresa realiza e a verificação da amplitude de sua clientela com a adoção desse processo.

Por fim, vemos a conclusão do tema com vista e direcionar o estudo para os objetivos específicos nele composto.

REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico deste trabalho foi estruturado de forma a introduzir os conceitos básicos de terceirização e terceirização de serviços, de modo a fundamentar a pesquisa de campo sobre o tema.

1. Delimitação do tema:

          Terceirização de Serviços em transporte de cargas via aérea.

2. Problemática:

A Terceirização de Serviços pode ampliar a cobertura geográfica do atendimento ao cliente?

 3. Hipóteses / Objetivos

O trabalho tem como objetivo a análise do processo de terceirização através de levantamento bibliográfico. Buscará o estudo de fatores relacionados a ele como surgimento histórico, sua evolução no mundo e no Brasil, suas vantagens, desvantagens, suas armadilhas, os diferentes modelos existentes e demais aspectos envolvidos com o tema.

Em resposta a problemática apresentada, apresentamos no estudo de caso a empresa TAM, às soluções que seus executivos encontraram para ampliar a cobertura geográfica ao atendimento a região em transporte de carga via aérea.

 4. Objetivos específicos

Um dos objetivos desse TC é mostrar que a terceirização de serviços certamente amplia a cobertura de atendimento que uma empresa pode oferecer, é certo que na contratação de uma empresa terceirizada, a empresa contratante irá ampliar muito a cobertura de atendimento que ela pode oferecer a seus clientes além de poder aumentar a qualidade e a quantidade dos seus serviços, reduzindo custos, podendo assim ganhar mais mercado diante dos seus concorrentes.

 5.  Justificativa – delimitação de tema.

Terceirização de Serviços de transportes de cargas via aérea.

A Terceirização é um assunto abrangente e apresenta-se como uma tendência crescente na cadeia produtiva das organizações.

A saturação do mercado fez com que as vendas não acompanhassem a produção, e a mudança do comportamento do cliente que passou a ser mais exigente na compra dos produtos criou um mercado mais competitivo e mais exigente com relação a preços, qualidades e prazos.

Com a queda da barreira comercial e a conseqüente globalização da economia, a competitividade ficou mais acirrada, levando as empresas a buscarem alternativas organizacionais para poderem sobreviver.

Apenas a melhoria da qualidade e a redução de preços não são suficientes para as empresas se manterem vivas nesse mercado. Há necessidade de ofertas de produtos diversificados para atendimento da grande maioria dos clientes. Essa oferta exige que a empresa tenha uma grande flexibilidade na produção, o que sistema de produção em massa em geral não permite, devido a sua estrutura verticalizada.

Das várias alternativas organizacionais que se estuda, em quase todas se encontra a terceirização como uma alternativa para obter a competitividade por meio da flexibilização da administração e produção, da automatização dos processos produtivos pelo terceiro, pela melhoria da qualidade pelo terceiro, refletindo-se numa produção enxuta, com redução de custos e, principalmente, pelo desenvolvimento de novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (110.4 Kb)   pdf (665.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com