TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE SAD NAS EMPRESAS VISANDO VANTAGEM COMPETITIVA PERANTE O MERCADO

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 6

A UTILIZAÇÃO DE SAD NAS EMPRESAS VISANDO VANTAGEM COMPETITIVA PERANTE O MERCADO

Resumo: A tecnologia é utilizada nas empresas há muitas décadas, por isso, as empresas procuram manter-se atualizadas tecnologicamente para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Faz parte do cotidiano de todo negócio tomar decisões objetivando atingir as metas pré-estabelecidas pelos empresários. As decisões gerenciais afetam diretamente a sobrevivência das empresas e a vida daqueles que giram em torno dela. Para auxiliar na tomada de decisões, chegou ao mercado o Sistema de Apoio à Decisão, que tem como função auxiliar os gestores a tomarem decisões, através do tratamento de informações contidas em seu banco de dados. A utilização do SAD acaba se tornando uma vantagem competitiva perante o mercado para as empresas que o utilizam, pois além de fornecer informações que muitos gestores não têm acesso sem o sistema, encoraja o decisor na exploração e descobertas do mesmo.

Palavras-chave: Sistemas de Apoio à Decisão, Vantagem Competitiva, Sistemas de Informação.

Abstract: The technology is used in business for decades, so companies looking to stay up to date technology to monitor market development. Part of the whole business of everyday decisions aiming to reach the pre-established by business goals. Management decisions directly affect the survival of businesses and the lives of those that revolve around it. To assist in decision-making, hit the market the Decision Support System, whose function is to assist managers to make decisions, through the processing of information contained in its database. The use of the SAD eventually becomes a competitive advantage over the market for companies that use it, as well as providing information that many managers do not have access without the system, encourages the decision maker in the exploration and discovery of it.

Key-words: Decision Support Systems, Competitive Advantage, Information Systems.

INTRODUÇÃO

O processo de tomar decisões abrange um contexto muito mais amplo do que se imagina. Uma decisão tomada implica em saber lidar com as consequências que surgirão. A evolução dos sistemas de informações proporcionou o surgimento do Sistema de Apoio à Decisão – SAD. Desta forma, o SAD tem sido de fundamental importância no processo de tomada de decisão nas empresas, uma vez que oferece informações que auxiliam os gestores no processo decisório.

Esse artigo trata de como a utilização de SAD pelas empresas pode se tornar uma vantagem competitiva frente ao mercado, pois o sistema pode fornecer informações que permitam o melhor posicionamento da empresa em relação aos seus concorrentes.

A UTILIZAÇÃO DE SAD NAS EMPRESAS VISANDO VANTAGEM COMPETITIVA PERANTE O MERCADO

Como muitas outras tecnologias na indústria da computação, a origem da utilização de banco de dados pode ter se localizado nos bancos de dados relacionais na IBM entre os anos 1960 e 70. Nesse período, as empresas passaram a se preocupar mais com o armazenamento e a indexação de arquivos, levando-as a investir em soluções automatizadas. Em 1970, Ted Codd, pesquisador da IBM, publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados de relacionais. O usuário final poderia finalmente criar, armazenar e recuperar os dados facilmente. (QUINTELLA; SOARES JUNIOR, 2003)

Em meio a essas inovações, Quintella e Soares Junior (2003) afirmam que cresce a demanda por diferentes sistemas de informações para apoiar a tomada de decisões. Surgem, assim, os Sistemas de Suporte à Decisão – SSD, neste texto denominado como Sistemas de Apoio à Decisão – SAD.

Conforme Tavares (2008) atualmente, sabe-se que uma grande parte dos problemas enfrentados pelas organizações diz respeito ao comportamento humano. Mas ainda, muitos problemas comportamentais que são usados, programam e estruturam sistemas que não podem ser expressos por intermédio de normas rígidas dentro de uma visão estritamente técnica. Assim, o enfoque atual dos Sistemas de Informação é sócio técnico, considerando com igual tanto a parte técnica e matemática quanto a comportamental.

As decisões gerenciais afetam diretamente a sobrevivência das empresas e a vida daqueles que giram em torno dela, sejam eles empregados, acionistas, fornecedores, clientes ou a própria sociedade. Por isso, o processo decisório de uma empresa é algo importante não apenas para o seu ambiente interno. (TAVARES, 2008)

Na visão de O’Brien (2001 apud QUINTELLA; SOARES JUNIOR, 2003), sistemas de apoio à decisão podem ser definidos como sistemas de informação computadorizados que fornecem aos gerentes apoio interativo de informações durante o processo de tomada de decisão.

Já Roy (2002 apud QUINTELLA; SOARES JUNIOR, 2003), relata que “o sistema de apoio à decisão é definido como a atividade que permite através de modelos claramente explicitados, mas não necessariamente completamente formalizados, ajudar na obtenção de respostas às questões que são colocadas a um interventor num processo de decisão”.

O principal objetivo deste sistema é consolidar as informações da empresa como um todo dentro de um único sistema, eliminando assim a dificuldade de se obter informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. (FORTULAN & FILHO, 2005 apud TAVARES, 2008)

Barbosa et al (2008) destaca que o que diferencia o SAD dos demais sistemas de informação é que ele é direcionado ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros e auxiliando no gerenciamento dos dados específicos. Com o SAD é possível trabalhar com diversas fontes de dados e variedades de relatórios. Necessita que se tenham informações específicas sobre o problema para que o gerente possa ter uma decisão tomada em questão de minutos. O SAD, além de economizar tempo na decisão, dá ao administrador apenas as informações necessárias para a situação especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com