TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas visando eficiência e agilidade para aumentar a capacidade competitiva

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

BUSCA POR COMPETITIVIDADE DEVE CRESCER E AMPLIAR O DESEMPREGO

A matéria aponta o motivo do maior patamar de desemprego alcançado desde junho de 2013.

EMPRESAS BUSCAM MAIOR EFICIÊNCIA E COMPETITIVIDADE

As empresas visando eficiência e agilidade para aumentar a capacidade competitiva, estão fazendo reestruturação.

Em momentos recessivos iguais os atuais, essas tendências pode contribuir para aumentar o desemprego.

Por conta da retração da economia acontecerá uma um aumento do nível de desemprego.

Algumas empresas como o setor de telecomunicações, já estava no processo de reestruturação por conta de uma demanda mais fraca, porém os cortes estão sendo mais severos pelo atual momento da economia.

A crise esta atingindo todos os setores da economia, prevendo uma queda do PIB de 2% neste ano.

O enxugamento provocado por mudanças tecnológicas e reorganização sem setores específicos ocorre com a economia em crise, a tendência é de forte aumento do desemprego.

DESEMPREGO

A tendência de queda da taxa de desemprego, esta sendo revertida, e hoje alcança um patamar de 5,9 % nas principais regiões metropolitanas e trata-se do nível mais alto desde junho de 2013, apesar de ainda ser baixo em termos históricos.

[pic 1]

O economista Naercio Menezes Filho explica a queda dos últimos anos do desemprego, pelo motivo de escolha dos jovens de deixar o mercado de trabalho para se dedicar aos estudos em decorrência do aumento de salários dos chefes de família.

 O problema é que a crise esta revertendo essa situação e essas pessoas estão voltando á procurar trabalho e pressionado a taxa de desemprego.

Ele explica também, que essa crise ocorreu por motivo da operação lava jato, a redução de investimentos na Petrobrás e cortes de mão de obra nas empreiteiras devidos o cancelamento de linhas de financiamentos pelos bancos.

[pic 2]

TERCEIRIZAÇÃO

Outra preocupação é a questão da terceirização, que poderá ocorrer em grande parte essencial das empresas, conforme projeto que está em andamento na Câmara.

A terceirização paga salários menores e tem jornada de trabalho excessiva.

Magnus Apostólico (Diretor da FEBRABAN, federação dos bancos) defende a terceirização, alegando que serão criadas regras claras que exigirá que as empresa que contratem terceiros arquem com os direitos, caso a terceiras não cumpram o acordo.

Paulo Funchal (Consultoria Grant Thornton) também defende a terceirização, alegando que é uma forma das empresas buscarem eficiência, centralizando o foco da empresa no seu core bussines e as áreas de apoio para os terceiros.

PEDIDOS DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Houve um aumento nos pedidos de recuperação Judicial no primeiro trimestre desse ano, sendo utilizado como indicador do processo de reestruturação das empresas.

Chama a atenção que um terço desses pedidos foi feitos por empresas de grande porte.

A tendência é que aumento o número de pedidos, devido ao atual cenário econômico, com isso a empresa ganhará folego para reestruturar suas dividas com credores e honrar seus compromissos.

Com a desaceleração da economia, houve um aumento de 10% sobre informações referentes ao pedido de recuperação judicial, sendo essas empresas do setor de máquinas e equipamentos, que fornecem para outras indústrias que sofrem com a queda de demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (161.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com