TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos – Uma vantagem competitiva para Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Taubaté

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do(s) AUTOR (es) em ordem alfabética

Gestão de Recursos Humanos – Uma vantagem competitiva para Micro e Pequenas Empresas

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera de Taubaté, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Administração.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof. (ª). Titulação Nome do Professor (a)

Prof. (ª). Titulação Nome do Professor (a)

Prof. (ª). Titulação Nome do Professor (a)

                          Uma empresa é uma entidade do meio social. É constituída de pessoas. O resultado de uma empresa depende muito mais do desempenho das pessoas do que da excelência de seus manuais ou estruturas de organização.

Helio Beltrão.

RESUMO

As micro e pequenas empresas buscando um bom lugar dentro de um mercado competitivo devem passar por mudanças significativas para o seu desenvolvimento. A implantação de um setor de Recursos Humanos dentro de uma pequena empresa faz a o uso da utilização de estratégias para motivar e promover um bom desempenho e o comprometimento de seus colaboradores. A partir de um estudo realizado, pesquisas destacaram o grande aumento das micro e pequenas empresas, principalmente as pequenas empresas que são consideradas “empresas familiares”, na qual, desconfiados, inaptos e com poucas informações, sobre todo esse processo de mudança, os administradores dessas pequenas empresas, criam barreiras sobre essa implantação, prejudicando o crescimento da empresa. As informações desta monografia visam à importância de uma gestão de Recursos Humanos dentro de uma organização, para que haja um equilíbrio competitivo diante de recursos utilizados pelas grandes organizações. Utilizando a gestão de Recursos Humanos estrategicamente, a pequena empresa obtém uma vantagem competitiva sobre a sua concorrente, não somente para se tornar uma grande organização, mais uma organização mais humana, mais preocupada com os seus colaboradores, que são o alicerce para o sucesso e crescimento da empresa.

Palavras-chave: Recursos Humanos; Micro e Pequenas Empresas; Implantação;


ABSTRACT

Small businesses looking for a good place in a competitive market must undergo significant changes to the organization's development. The implementation of a human resources department within a small business, make use of the use of strategies to motivate and promote good performance of its employees. From the detailed study, research highlighted the large increase in small businesses, especially small businesses considered "family business", which, mistrustful, unfit and with little information on this process of change, the managers of these small businesses create barriers on this deployment, hampering the growth of the company. The information in this theoretical nature of work, seeks the importance of this implementation, so there is a competitive balance on resources used by large organizations. Using the hr management strategically makes the small business to remain competitive in the market segment, and become not only a great organization, more a more human organization, more concerned with its employees, which are the foundation for success and company growth.

Keywords: Human Resources; Micro and Small Enterprises; Implantation;



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        7

1.2        OBJETIVOS DO TRABALHO        7

2.  A Gestão de Recursos Humanos        9

2.1 OS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS        11

2.2  O DEPARTAMENTO RECURSOS HUMANOS NAS PEQUENAS EMPRESAS        11

2.3 O RECURSOS HUMANOS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS        11

3 CARACTERÍSTICAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        12

3.1 A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        12

3.2DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        12

REFERÊNCIAS        14



1 INTRODUÇÃO

A maioria das empresas consideradas como micro e pequenas empresas, não possui um setor especifico para realizar uma gestão competente de Recursos Humanos ou algum profissional capacitado dentro da empresa para desempenhar essa função. Devido ao avanço dos processos e tecnologias, as empresas vão se tornando ineficientes para garantir um espaço de sucesso dentro de um mercado tão competitivo.

Uma pesquisa destacou que a maior parte das empresas consideradas como micro e pequenas empresas, são consideradas “empresas familiares”, na qual não estão preparadas a tal mudanças e acabam criando barreiras para este processo de implantação, e podem interferir no crescimento da organização. Os administradores dessas empresas, já acostumados com uma cultura diferente da qual está relacionando, não aceitam outros meios administrativos do que estão acostumados. A ausência de um setor de Recursos Humanos dentro dessas pequenas empresas gera a falta de mecanismos para a capacitação e a valorização da evolução pessoal, tornando a limitada, fazendo com que os colaboradores não alcancem resultados satisfatórios.

A partir de uma análise feita sobre o tema – Gestão de Recursos Humanos, sendo uma vantagem competitiva para as pequenas empresas, foi destacada a importância e as oportunidades para que as iniciativas individuais e a capacidade de empreender se desenvolva, e a grande colaboração para o aumento de novos empregos e para a absorção de mão-de-obra qualificada. O bom desenvolvimento dessas empresas traz expectativas de melhora para a capacitação das pessoas.

Esse processo de implantação não é um processo simples, são utilizados técnicas e conhecimentos específicos para todo processo ser realizado de forma concreta, no entanto, quando a empresa se adapta, ela só terá benefícios, crescerá de forma estruturada e sustentável, obtendo resultados positivos de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (286.8 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com