TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO BPM NA MELHORIA DO MODELO DE NEGÓCIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS ESCOLAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ

Por:   •  3/12/2018  •  Monografia  •  9.727 Palavras (39 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

FACULDADE LOURENÇO FILHO

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BRADLEY HICK ROCHA MARTINS

A UTILIZAÇÃO DO BPM NA MELHORIA DO MODELO DE NEGÓCIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS ESCOLAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ

Fortaleza

2016


[pic 2]

BRADLEY HICK ROCHA MARTINS

A UTILIZAÇÃO DO BPM NA MELHORIA DO MODELO DE NEGÓCIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS ESCOLAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ

Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação como requisito parcial necessário à obtenção do grau de bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: M.Sc. João Frederico Roldan Viana

Fortaleza

2016


BRADLEY HICK ROCHA MARTINS

A UTILIZAÇÃO DO BPM NA MELHORIA DO MODELO DE NEGÓCIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS ESCOLAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ

Monografia apresentada ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Lourenço Filho, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

Aprovada em: ____/____/________                                Conceito: _______________

Composição da Banca Examinadora:

_______________________________________

Prof. MSc. João Frederico Roldan Viana (FLF)

(Orientador)

_______________________________________

Prof. MSc. André Barros Pereira (FLF)

(Membro da Banca)

_______________________________________

Prof. MSc. Thiago Leite e Carvalho (FLF)

(Membro da Banca)

_______________________________________

Prof. DSc. Carlos Manso (FLF)

(Coordenador do curso)


        

Dedico esse trabalho ao meu avô, que sempre me criou como meu pai e nunca me deixou faltar nada, aos meus amigos que sempre me apoiaram nas minhas decisões, ao meu professor que me ajudou disponibilizando de forma fantástica seu tempo e a todos que acreditaram em mim e nas minhas ideias.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente aos meus amigos que me ajudaram e me encorajaram nessa jornada e ficaram do meu lado e apoiaram minhas convicções, em especial à duas pessoas:  José Iran da Silva e Mardeson Barroso dos Reis. Essas pessoas provam que para se ter uma família não é obrigatório ter laços sanguíneos.

Agradeço aos professores da faculdade que fizeram parte dessa trajetória e contribuíram com seu tempo, esforço e conhecimento, em especial para os professores Renato Padilha, André Barros, Rafael Guimarães, Alexsandro Araújo e Fred Viana.

Agradeço em especial ao professor Fred Viana por dedicar seu tempo e esforços pra me ajudar, sempre com atenção, disponibilidade e sua simpatia tão conhecida.

Agradeço ao meu avô que não está mais entre nós, mas sei que se estivesse ficaria orgulhoso e estaria me apoiando pelo meu progresso.


“Não há problema em não saber todas as respostas. É melhor admitir nossa ignorância do que acreditar em respostas que podem estar erradas. Fingir que sabe tudo fecha a porta para a descoberta do que realmente estava lá.”

Neil deGrasse Tyson


RESUMO

Essa monografia analisa os pontos positivos da utilização da metodologia da gestão do BPM, mostrando suas principais características e formas de aplicação, provando que a tecnologia da informação tornou-se um dos fatores mais importantes para as empresas, pois possibilita a gestão da informação organizacional, aumenta o controle e agiliza os processos. Agora a aplicação desse modelo vai ser usada em um contexto de empresa pública brasileira no estado do Ceará, nesse caso serão utilizados os procedimentos pra melhorar a dinâmica dos processos de aquisição das escolas e como o seu fluxo pode ser melhorado de forma a agilizar esses processos e mostrar melhorias às formas já existentes, buscando através das práticas da gestão por processos melhorar o modelo de negócio que as escolas do estado do Ceará e do serviço público estatal consequentemente.

Palavras-chave: BPM, Ceará, Processos de Escolas, Melhoria.


ABSTRACT

This  undergraduate thesis analyzes the strengths of using BPM management methodology, showing its main characteristics and application forms, proving that information technology has become one of the most important factors for companies, because it enables the management of organizational information, increases control and streamlines processes. Now the application of this model will be used in the context of Brazilian public company in the state of Ceará, in this case will be used procedures to improve the dynamics of the procurement processes of schools and how its flow can be improved in order to streamline the process and show improvements to existing forms. Searching through the practices of process management to improve the business model that schools in the state of Ceará and the state public service accordingly.

Keywords: BPM, Ceará, Schools Process, Improvement.


LISTA DE SIGLAS

ASJUR

Acessoria Jurídica

BAM

Business Activy Monitoring

BPM

Business Process Management

BPMI

Business Process Management Initiative

BPML

Business Process Model Lenguage

BPMN

Business Process Model Notation

COADM

Coordenadora Administrativa

COFIN

Coordenadoria Financeira

COPED

Coordenadoria de Planejamento e Políticas Educacionais

CREDE

Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação

OMG

Object Management Group

SEDUC

Secretaria de Educação do Estado do Ceará

SEFOR

Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza

XML

Extensible Markup Language


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Ciclo BPM        18

Figura 2 - Fluxo de processos na modalidade Cotação Eletrônico – 2015        35

Figura 3 - Fluxo de processos na modalidade Carta Convite – 2015        37

Figura 4 - Fluxo de processos na modalidade Cotação Eletrônico – 2016        41

Figura 5 - Fluxo de processos na modalidade Carta Convite – 2016        43


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Resumos dos principais símbolos do BPMN        22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (965.7 Kb)   docx (975.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com