TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade de Apoio Presencial

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Santo André - SP

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial

SIMONE AUGUSTA DA SILVA - RA: 2950200501

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar em grupo – PTG

SANTO ANDRÉ

2021


SIMONE AUGUSTA DA SILVA - RA: 2950200501

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar em grupo – PTG

Produção Textual apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Comercial Universidade Anhanguera como requisito à obtenção de nota para aprovação nas disciplinas de Composto Mercadológico; Estratégia Econômica e Empresarial; Gestão de Serviços e Varejo; Negociação e Gestão de Conflitos; Sistema de Informações Gerenciais.

Tutora a Distância: Deborah Cristina da Silva

Santo André

2021

RESUMO

O foco desse trabalho é analisar o caso hipotético pet shop ¨Casa Pet Show”, onde Marta e Magnólia são sócias e administradoras, desde 2019. As principais ações estratégicas deverão considerar os clientes/ consumidores, distribuição logística, estratégia de vendas e marketing e custos operacionais, dentro dos desdobramentos do desenvolvimento de uma estratégia competitiva, de metas e politicas para o crescimento da empresa em época de crise causada pela pandemia do Covid 19. A produção Textual é norteada pelas disciplinas Composto Mercadológico; Estratégia Econômica e Empresarial; Gestão de Serviços e Varejo; Negociação e Gestão de Conflitos; Sistema de Informações Gerenciais. O estudo tem o objetivo de compreender e aplicar o desenvolvimento das competências curriculares do semestre, resolvendo a situação problema, através da aprendizagem teórica e  pratica.

SUMÁRIO

1-

INTRODUÇÃO        Erro! Indicador não definido.

2-DESENVOLVIMENTO        Erro! Indicador não definido.

3- COMPOSTO MERCADOLOGICO        5

4-ESTRATEGIA ECONOMICA E EMPRESARIAL        8

5-GESTAO DE SERVICOS E VAREJO        Erro! Indicador não definido.

6-NEGOCIAÇAO E GESTAO DE CONFLITOS        Erro! Indicador não definido.

7-SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS        Erro! Indicador não definido.

8-CONCLUSÃO        Erro! Indicador não definido.

REFERÊNCIAS        Erro! Indicador não definido.

  1. INTRODUÇÃO

Em 2020, com o inicio da pandemia do Covid-19, a economia registrou  perdas acentuados, as pesquisas  mostram que em decorrência da quarentena e do loock down, houve um aumento significativo de vendas on-line onde o consumidor impõe novas relações de consumo e novas concepções ao mercado. Como os pets precisam ser atendidos nas suas necessidades esse mercado foi menos afetado.

Para evitar perdas no seu negócio as sócias Marta e Magnólia buscaram o serviço de assessoria em gestão e processos comerciais a GCOM Projetos Corporativos. O plano de ação proposto foi baseado por três etapas:

- Análise mercadológica e macroambiental do mercado Pet.

- Avaliação dos processos internos – comerciais e administrativos

- Inovação, tecnologia e tendências digitais.

O objetivo é propor estratégias para encontrar soluções e enfrentar a atual crise, utilizando os conceitos de estratégias comerciais, processos de comunicação, inovações tecnológicas e às tendências digitais.

As principais ações estratégicas deverão considerar os clientes/ consumidores, distribuição logística, estratégia de vendas e marketing e custos operacionais.


2.        DESENVOLVIMENTO

.

Sabemos que no Brasil de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB) é o terceiro maior mercado de pets de todo o mundo. Esse mercado tem crescido anualmente, com projeção de faturamento de cerca de R$ 40 bilhões para 2021, levando em consideração que atualmente já são mais de 132 milhões de pets no Brasil, conclui - se que é um mercado promissor.

Marta e Magnólia as sócias/proprietárias são responsáveis por toda a administração do negocio, elas possuem a loja física e utilizam meios digitais (facebook, instagram, WhatsApp) onde oferecem serviços de pet shop , hospedagem, transporte e venda de diversos  produtos pets, no entanto, estão sobrecarregadas, trabalhando em tempo integral onde gerenciam cinco colaboradores que ajudam nas áreas de vendas, processos administrativos, nos serviços de banho/tosa e hospedagem, deixando de investir nos procedimentos de gestão e de estratégias comerciais, focando apenas no publico local, não tendo uma visão ampla de mercado.

3        COMPOSTO MERCADOLOGICO

Etapa 1: Análise mercadológica e macroambiental do mercado Pet

A primeira ação a ser realizada foi à revisão do portfolio da empresa. Com a utilização da Matriz Boston Consulting Group (BCG) onde mostra o ciclo de vida dos produtos, e o que deve ser melhorado, mostrando cenários futuros esperados de crescimento do mercado e sua participação nesse mercado (Market share).

[pic 3]

Posicionando os produtos oferecidos pela Casa Pet Show na Matriz BCG podemos concluir:

        PARTICIPACAO RELATIVA DE MERCADO

C        M

R        E

E        R

S         C

C        A

I        D

M         O

E

N

T

O

A

l

t

o

B

a

i

x

o

Alta

Baixa

-Banho e tosa

-Participação nas redes sociais

-Pouco retorno das redes sociais

-over delivery

.

-Ração e medicamentos

-Produtos para aves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (525.3 Kb)   docx (423.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com