TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Apoio Presencial Ulianópolis-PA

Por:   •  25/5/2015  •  Tese  •  4.569 Palavras (19 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Unidade de Apoio Presencial Ulianópolis-PA

Administração

Thamara da Paz Linhares RA 374055

Bruno Lima Brito RA 192688

Warlen Costa dos Santos RA: 370366

Pamela Gabriel Gomes 385493

Samuel José da Costa RA: 385884

Planejamento e Controle de Produção

Professor Marcelo Carvalho

Ulianópolis-PA

03 de Novembro de 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

ETAPA 01 ...................................................................................................04 à 06

 ETAPA 02...................................................................................................06 à 08

ETAPA 03....................................................................................................08 à 10

RELATORIO FINAL..................................................................................10 à 12

CONCLUSÃO ....................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A aplicação do PPCP em uma empresa deve ser pensado bem antes de se iniciar o processo de produção, como iremos demonstrar através do trabalho realizado a seguir. Em alguns momentos demonstrando o que vem a ser o este processo dede recursos utilizados pelo mesmo para obtenção de resultados expressivos dentro da organização.

Seguindo e cumprindo todas as etapas e passos propostos na ATPS, colocando em evidencia todo o processo que antecede o processo de produção de uma empresa quando se utiliza de métodos como o Just In Time, por exemplo, para controlar sua produção objetivando um custo menor de produção.

Etapa 01 passo 01

Planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível.

Planejamento esta voltado para a continuidade da instituição com visão no futuro, sua importância é fixar objetivos a serem alcançados, sendo determinado a priori o que se deve, quando, onde e por que fazer determinada atividade na produção.

O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A responsabilidade do controle é verificar se tudo esta sendo executado conforme o planejamento.

O planejamento e controle da produção planejam e controlam as atividades produtivas da empresa, quantificando e determinando as necessidades desde a matéria-prima até a mão-de-obra que vai ser utilizada na produção de determinado produto, tirando melhor proveito do processo para alcançar o objetivo final da empresa.

Etapa 01 passo 02

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

 “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.

(MOREIRA, 1999, p. 7)

Projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, “gerenciar as aditividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (SLACK et al., 1997,

p. 318)

“é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”.

Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente.

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo demandam planejamento e controle.

Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

“O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de volume e tempo similares a esses, mas numa escola e grau de complexidade maior”.

Durante os anos 80 e 90 houve uma expansão do conceito do planejamento das necessidades de materiais e surgiu o MRP II ou Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacuring Resouce Planning) que por ser um programa computadorizado, como afirmam Slack et al. (1997) “permite que as empresas avaliem as implicações quanto à necessidade de materiais”.

O Just in Time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar as produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. (VOSS, apud SLACK et al., 1997, p. 474)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com