TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão dos empreendedores

Por:   •  10/11/2017  •  Artigo  •  4.294 Palavras (18 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Avaliação do cooperativismo alternativo na 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul em Santa Maria, na visão dos empreendedores

DENARDIN, Elio (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA) eliodenardin@hotmail.com

 MURINI, Lisandra Taschetto (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA) lisandra@unifra.br

RIBAS, Alessandra (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA) alessandra.limaribas@yahoo.com.br

DILL, Lurdes (Projeto Esperança/Cooesperança) projeto@esperancacooesperanca.org.br

BALBINOT, Edemar L (Projeto Esperança/Cooesperança) edemarlb@terra.com.br

Resumo

Neste trabalho serão apresentados os resultados da pesquisa aplicada aos empreendimentos presentes na Feira Internacional de Economia Solidária, que aconteceu em Santa Maria, no ano de  2008, tendo como objetivo geral realizar a avaliação da mesma. O estudo mostra-se importante pelo fato de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo através da avaliação e divulgação dos resultados da pesquisa e incentivar novos empreendimentos no campo da economia solidária em outras localidades. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva em um estudo de caso, com 454 empreendedores participantes da Feira. Os resultados da pesquisa revelaram-se positivos, podendo-se identificar e caracterizar os empreendimentos econômicos solidários, conhecer o processo de comercialização, efetivando-se a avaliação a divulgação da feira e da contribuição cultural e formativa para essa nova forma de economia.

Palavras chave: Feira, Cooperativismo, Organização.

Evaluation of alternative cooperativism the 4th Fair of Solidarity Economy of Mercosur in Santa Maria, the vision of entrepreneurs

Abstract

In this work will be presented the results of the applied research to ventures in the Economy Solidary International Fair, held in Santa Maria, in the year 2008, with the aim of achieving the evaluation of the same. The study shows it is important because it contributes to the development and improvement of cooperative through the evaluation and dissemination of the results of research and encourage new ventures in the field of social economy in other locations. It was performed a search on an exploratory and descriptive case study, with 454 entrepreneurs attending the Fair. The results of the research have proved positive, allowing the identification and characterization of the economic ventures supportive, knowing the process of marketing, making effective if the evaluation and advertriment of the fair in cultural and educational contribution to this new form of economy.

Key-words: Fair, Cooperatives, Organization.

1 Introdução

A grande Feira da Economia Solidária de Santa Maria é hoje conhecida como a Feira do Cooperativismo Alternativo que vem divulgando a experiência do Projeto Esperança/ Cooesperança no Brasil e na América Latina. Este projeto conforme Sarria Icaza e Freitas está alicerçado num clima de confiança mútua, reforçado pelos valores da economia solidária: solidariedade, autogestão, cooperação e reciprocidade (SARRIA ICAZA e FREITAS, 2006).

O processo de avaliação constitui-se de pesquisa aplicada aos empreendimentos. Para que a avaliação seja feita corretamente com base na metodologia científica, os responsáveis pela Feira e pela avaliação solicitaram a colaboração do Centro Universitário Franciscano. Para atender essa demanda é que foi elaborado o presente artigo, constando aqui a análise dos resultados da pesquisa junto aos empreendimentos, sob a responsabilidade da Área de Ciências Sociais, mas conta com a participação de professores e alunos de cursos de outras Áreas da Instituição. O tema da pesquisa consiste na caracterização dos participantes e na avaliação da Feira do Cooperativismo Alternativo de Santa Maria a ser realizada em 2008.

Neste trabalho serão apresentados os resultados da pesquisa aplicada aos empreendimentos presentes nessa feira, tendo como objetivo geral realizar a avaliação da Feira de Economia Solidária, em 2008, na cidade de Santa Maria. Os objetivos específicos são: identificar e caracterizar o empreendimento econômico solidário presente na feira; conhecer o processo de comercialização do empreendimento solidário; avaliar a divulgação da feira, as dimensões culturais e formativas nessa feira de economia solidária de Santa Maria; promover a integração entre a Instituição de Ensino Centro Universitário Franciscano – Unifra e o Projeto Esperança/Cooesperança da Cáritas Diocesana de Santa Maria –RS.

O projeto Esperança, com uma história de mais de vinte anos, tornou-se uma fonte de aprendizado e de experiência coletiva de pessoas que sonharam e acreditaram em um futuro promissor de melhores condições de vida e uniram seus esforços e competências para viabilizar um empreendimento, solidário e sustentável, gerador de trabalho e renda.

Entre as múltiplas atividades do Projeto Esperança/Cooesperança destaca-se a Feira do Cooperativismo de âmbito nacional e internacional, abrangendo a América Latina. Nesse contexto situa-se o problema da presente pesquisa assim formulado: quais as características dos empreendimentos econômicos solidários presentes no evento e quais os resultados da feira de comercialização e das atividades formativas e culturais realizadas em Santa Maria?

O desenvolvimento tecnológico possibilitou novas alternativas de produção, lazer e consumo, criou novos mercados, mas também ocasionou problemas como o desemprego, a pobreza e a fome. Contribuíram para aumentar a força de trabalho ociosa nas cidades os fatores econômicos e sociais, o êxodo rural, a evolução da tecnologia e o advento da era da informática. No início do século XXI verifica-se um fraco desempenho da economia mundial, fazendo com que as perspectivas de mudanças no mercado de trabalho não sejam otimistas. O empobrecimento generalizado tende a multiplicar as crises sociais, cuja solução exige uma mudança radical nas maneiras de ver o mundo e  de nele atuar (AKTOUF, 2004).

Diante dessa realidade as cooperativas de trabalho tornam-se importantes alternativas para amenizar a escassez de trabalho e desemprego. Pode-se dizer que são animadoras as perspectivas de crescimento destas cooperativas para a criação de trabalho e renda.

Frente ao problema da pobreza no Brasil torna-se urgente um desenvolvimento sustentável para assegurar trabalho e renda à crescente população excluída do mercado de trabalho. O cooperativismo solidário está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social absorvendo a força de trabalho dos setores informais, sendo incentivado pelo atual governo federal para eliminar o desemprego, a exclusão e a fome (PINHO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (129.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com