TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abordagem ADMINISTRAÇÃO clássica TEYLORSKAYA escola clássica Classical Escola Fayolle

Projeto de pesquisa: A abordagem ADMINISTRAÇÃO clássica TEYLORSKAYA escola clássica Classical Escola Fayolle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

AULA TEMA: A ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO, ESCOLA CLASSICA TAYLOR, ESCOLA CLASSICA FAYOL.

PASSO 2:

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração. O americano Frederick Winslow Taylor iniciou a escola da Administração Cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. O francês Henri Fayol desenvolveu a teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da administração. Embora não tenham se comunicado entre si e partissem de pontos de vista diferentes, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX.

Escola da Administração Cientifica, desenvolvida nos Estados Unidos a partir dos trabalhos de Taylor. A preocupação era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional – no nível dos operários. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, pois as tarefas do cargo e do ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Assim,a abordagem da Administração Cientifica é de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção no método de trabalho, nos movimentos necessários á execução de uma tarefa e no tempo padrão determinado para a sua execução, que constituem a Organização Racional do Trabalho (ORT). Foi uma corrente de ideias desenvolvida por engenheiros que queriam elaborar uma engenharia industrial dentro de uma concepção pragmática. A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Cientifica.

Teoria Clássica ou Teoria Anatomista e Fisiologista da organização, iniciada na França, com Fayol. A preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Assim, a abordagem inversa á da Administração Cientifica: de cima para baixo (da direção para execução) e do todo (organização) para as partes componentes (departamentos).

Predominava a atenção para a estrutura organizacional, elementos da Administração e Departamentalização. O cuidado com a síntese e a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente teórica e orientada administrativamente. A ênfase na estrutura é a sua principal característica.

Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânicoconsiderado “Pai da Administração” e Jules Henry Fayol, teórico clássico da ciência da administração foram autores no desenvolvimento das teorias a respeito das organizações, ambos de maneira diferente.

Atuando como consultor em uma fábrica de bombas hidráulicas, Taylor observou algumas alterações negativas nas quais prejudicou a produção e desenvolvimento da mesma. Após essas observações, Taylor propunha “sistematizar a Administração do chão-de-fábrica“ que tinha como elementos a padronização de máquinas, métodos para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivo a produtividade. Para Taylor, seu foco foi à eficiência e a eficácia operacional na administração industrial.

Henry Fayol dedicou-se a divulgação dos princípios da administração e fez relação com suas ideias e as de Taylor. Ambos tinham o mesmo objetivo de melhorar a eficiência no trabalho. Segundo Fayol, a Administração compreende cinco funções: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Em uma empresa é necessário que se tenha uma pessoa em que possa dirigir e conduzir no sentido de atingir os objetivos visados.

PASSO 3

A empresa JC Confecções vem apresentando dificuldades na organização, produção, vendas, qualidade, atendimento, hierarquia, desmotivação e comunicação interna.

A produtividade e qualidade da empresa estão cada vez mais baixas. Proprietários da malharia não possuem mais voz de comando, resultando na falta de organização e controle estratégico que acompanha e avalia o desempenho da organização na realização de suas tarefas. Para Fayol, a autoridade é o direito legal que os chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe.

A desmotivação dos colaboradores de sua empresa fez com que clientes reclamassem do mau atendimento e da falta de qualidade dos produtos.

A equipe de produção não possui uma função especifica e nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição de cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com