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Brincadeiras na escola e não na escola

Seminário: Brincadeiras na escola e não na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Seminário  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EaD

Semestre: 3º

Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares NOTA: 0,0 a 2,5

Professora MSc.: Lucia Eugenia Pittas Martini

Acadêmico (a): Tânia Marchioretto Caceres da Rocha RGM: 053.8552

Atividades da Aula 01

1.1 Desenvolva um texto explicando com suas palavras qual o papel o professor durante as ações lúdicas não só na educação infantil, como também nos anos iniciais do ensino fundamental porque o brincar é necessário para o desenvolvimento integral das crianças Seu texto deve: • fazer referência ao conteúdo da Aula 1; • enfatizar a ação do professor na estimulação da criança; • ter entre 6 e 8 linhas. Valor: 0,0 a 0,5

1.2 No texto da Aula 1 você encontra conceitos importantes de autores. Copie abaixo o texto de Huizinga que explica a origem do termo jogo. Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa citar o nome do mesmo no final. Valor: 0,0 a 0,3

O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra:

ludus […]. Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as

competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos

de azar. […] Ludus foi suplantado por um derivado de jocus,

cujo sentido específi co (gracejar, troçar) foi ampliado para o de

jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco,

giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar

(HUIZINGA, 1993, p. 41).

1.3 No final da Aula 1 encontram-se os conceitos fundamentais que você precisa assimilar para continuar seus estudos sobre a ludicidade. Escolha três que você considera mais significativos e copie abaixo: Valor: 0,0 a 0,3

• jogo: refere-se à ação lúdica que obedece a regras ou desempenho

de habilidades com uma estrutura seqüencial numa situação lúdica. Exemplos:

amarelinha, jogo de memória, trilha, dominó, etc.;

• jogo pedagógico: atividades que favorecem a aprendizagem,

independentemente de estar relacionado a determinado conteúdo. Exemplo:

montar um quebra-cabeça desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio

lógico e a capacidade de análise e síntese.

• lúdico: toda ação voluntária que proporcione alegria, diversão,

prazer, satisfação, independentemente do resultado. Exemplos: brincar, caminhar,

cantar, cavalgar, correr, dançar, dramatizar, escalar, fazer-de-conta, imaginar,

jogar, ler, modelar, nadar, passear, pedalar, pintar, pular, rir, etc.

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar

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