TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administrador e seu papel na organização

Abstract: A administrador e seu papel na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Abstract  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

MÓDULO 1

A ADMINISTRADOR E SEU PAPEL NA ORGANIZAÇÃO

Índice

1. Introdução 3

2. O Administrador 4

1. Introdução

Neste módulo definiremos o que é Administração e quais são as atividades do administrador e as habilidades necessárias para este profissional ter um bom desempenho.

A capacidade administrativa do homem é muito antiga. Há 3.000 anos, na construção das pirâmides do Egito, certamente trabalharam eficientes gerentes e supervisores, que foram capazes de organizar o trabalho de milhares de pessoas. E exemplos como este são fartos na história. Entretanto, apenas recentemente, houve preocupação de analisar a administração de modo sistemático e coerente.

Os primeiros textos sobre administração são do século XVIII, no início da Revolução Industrial. Um dos primeiros teóricos da administração, Charles Babbage (1792-1871), predisse que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações de trabalho.

Antes do século XX, a maior parte dos textos sobre administração abordava a prática e não a teoria da administração. Em decorrência da expansão industrial, da mudança da natureza da força de trabalho e da passagem para a produção de massa surgiu a necessidade de mais gerentes e de uma compreensão dos fundamentos teóricos da administração.

São várias as definições de administração. Há quem a julgue uma ciência e quem a defina como arte. De modo geral, todas giram em torno do mesmo tema. Para não haver confusão sobre o sentido das palavras, faremos a nossa própria definição do que entendemos por administração e administrador. Iniciaremos comparando duas definições.

A primeira é de 1980 e foi feita pelo presidente da American Management Association - AMA - Associação Americana de Administração, que definiu:

“administração é realizar coisas por intermédio de outras pessoas”

Outra, mais atual, define administração como sendo!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com