TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração financeira nada mais é do que um conjunto de práticas administrativas

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

I.INTRODUÇÃO...................................................................................................3
1 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
1.1 ETAPA ..........................................................................................................4
1.1.2  Passo 2......................................................................................................4
1.1.3  Passo 3......................................................................................................5
1.1.4 Passo 4.......................................................................................................7
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................8
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................9
 

3

INTRODUÇÃO

A administração financeira nada mais é do que um conjunto de práticas administrativas que visa desenvolver a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e obter lucros. Diante destes planejamentos e práticas, é possível estudar e entender a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.

 A área da administração financeira e orçamentária está diretamente ligada ao processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos e posse de recursos.

 O profissional que é responsabilizado pela área, ou seja, o gestor financeiro, precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa a nível suficiente para se mantenham sempre como investidores fiéis, além de se preocupar com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores.

4

1 DESENVOLVIMENTO

  1. ETAPA 1

1.1.2   Passo 2

A administração financeira está presente em todos os setores funcionais de uma empresa.  Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Através dela é possivel constatar e diminuir severamente gastos desnecessários em cada setor, analisando e planejando o controle financeiro e tomando as decisões certas sobre investimentos e financiamentos, visando sempre o melhor para a mesma.

Para uma administração perfeita, há vários fatores que podemos considerar: Além do planejamento, direção, controle e organização, existem práticas para que processo e o sistema funcionem adequadamente. São elas:

 • Demonstração do Resultado do Exercício

Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado, de mãos dadas, com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado momento.
Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através dos números mostrados em relação as receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomada de decisão.

 • Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras. Ele mostra as entradas e saídas diárias que o setor ou a empresa em um todo, está gerando.

5

 A competitividade e os contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas uma eficiência enxuta na gestão financeira de seus recursos. Assim, uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras. Sendo assim, e é essa a finalidade do fluxo de caixa.

• Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é a principal demonstração financeira existente, demonstrando de maneira organizada, quais são (aspecto qualitativo) e quanto valem (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações. É um relatório contábil obrigatório por Lei, onde mostra como está de fato o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado período (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada).

No Balanço, o patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O balanço mostra o patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente (apresentando cada item que faz parte do patrimônio e quanto se possui de cada um deles).

O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiverem iguais, significa que há erros na contabilidade da organização).

1.1.3  Passo 3

É imprescindível para todo administrador ter noções financeiras, independente da área que ele pretende dar ênfase. Para que uma empresa possa ser administrada, deve se ter o cuidado de ter um controle de suas finanças, para que não haja prejuízo ou perda para esta empresa. Porém, não é todo empresário que pensa desta forma e infelizmente várias micro e pequenas empresas acabam fechando as portas por falta de estrutura para

6

gerenciar e administrar seu negócio. Para aquele administrador que pretende se estabilizar na área de finanças, deve buscar um pleno conhecimento da Administração de caixa e está veiculada ao ciclo financeiro da empresa.


        Administração de caixa nada mais é do que usar métodos e pessoas competentes para controlar tudo aquilo que diz respeito à parte financeira da empresa, ou seja, supervisionar a evolução do equilíbrio e/ou desequilíbrio de entrada e saída de recursos financeiros em certo período estipulado, formando assim o Fluxo de caixa. Esse recurso é imprescindível para que a empresa tenha o controle de seus gastos e lucros, compreenda tudo aquilo que foi investido, os pagamentos e obrigações parciais ou totais dentro de certo período, assim como também novas obrigações a contratar, prevendo as entradas e saídas de recursos, os períodos em que há ênfase de déficit ou superávit de sua produção e por fim, gerar todos os seus resultados, sejam eles positivos ou negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com